Bodas de casamento, celebre sim!

Bodas de casamento, celebre sim! – Aniversários de casamento pedem uma grande festa para amigos e familiares.

Publicado em 26/04/2012

Avalie este Artigo
5

Celebrar o aniversário de casamento é uma comemoração legítima e muito apreciada.  No Brasil, a comemoração das bodas de casamento mais comuns são as de prata, 25 anos de casamento e as de ouro, 50 anos.

A palavra boda vem do latim vota (promessa) que se referia ao fato de fazer os votos matrimoniais. Uma lenda atribui uma falsa etimologia na antiga Judéia... Tinha-se, então, o costume de matar um cabrito para o churrasco nas comemorações de casamento ou aniversário de casamento. Com o passar do tempo, o cabrito foi substituído pela fêmea do bode, a "boda", cuja carne era muito mais macia. Assim, matar a "boda" era sinal de que haveria festa. Devido a isto o nome "boda" passou a ser sinônimo de festa, hoje em dia mais falada para casamentos.

Todas as datas e aniversários são importantes para os felizes casais. Mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários passam-se na intimidade, em geral as bodas maiores assumem um caráter muito mais social. É quando a comemoração exige maior brilho e maior destaque. Em geral, não só a família, mas todos os amigos e parentes são convocados a participar do acontecimento.

No que tange o significado religioso, sem dúvida, o casamento é uma é promessa por excelência, quando um homem e uma mulher se comprometem diante de Deus - uma promessa para toda a vida. Por isso esse momento tão especial deverá ser comemorado em toda sua magnitude, unido a cada um dos elementos que contribuem para que essa promessa tenha a força simbólica que merece.

 

Tradicionalmente, na cultura ocidental, comemoram-se com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social. Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Para cada ano, existe um material que representa uma nova etapa, como por exemplo, o ouro, que  fascina a humanidade desde a sua descoberta. De todos os metais, apenas ele reúne beleza, brilho, indestrutibilidade e maleabilidade. Já o diamante, palavra grega que significa força, remete a eternidade do amor.

Esta é uma tradição vem da Alemanha, onde era costume que um povoado oferecesse uma coroa de prata aos casais que fizessem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50.

bodas.jpgFoto:Raulsouza

 

Com o passar do tempo, o número de símbolos tem vindo a aumentar e a tradição de oferecer presentes específicos relaciona-se diretamente com as etapas da vida, logo a tradição expandiu-se pelo resto do mundo.

Para cada aniversário, as relíquias eram de materiais diferentes, que iam dos mais frágeis aos mais fortes, conforme a progressão do número de anos, o que simbolizava o aumento da resistência da relação.

Hoje, nas joalherias, tradicionalmente são produzidas as alianças de bodas de prata e as de bodas de ouro. Para as demais datas, geralmente são confeccionados anéis utilizando-se os materiais ou a pedra correspondente.

Decorando

Claro que a decoração para bodas de casamento não poderá faltar. É importante contratar bons profissionais, pois certamente eles garantirão sucesso e requinte para a celebração. Reservar uma quantia para ser gasta com este item é de grande valia, até porque em muitas comemorações a ambientação do local será considerada primordial.

É aconselhável conversar com toda a família para colher opiniões a respeito. Não existe um segredo específico para a ambientação. Porém, é interessante que haja uma harmonia entre todos os objetos escolhidos e suas tonalidades.

Na decoração para bodas de casamento optar pela cor correta é fundamental, ainda mais porque o aniversário sempre será uma comemoração especial. No entanto, é possível utilizar algumas cores que compõem o significado das bodas, ou seja, para bodas de prata dê preferência à tonalidade prata, para bodas de ouro prefira a cor dourada e assim sucessivamente. Lembre-se de mesclar cores que realmente combinam. Ao contratar um assessor de eventos, com certeza ele saberá dar sugestões criativas.

É preciso que tudo seja planejado com bastante antecedência. Seis meses antes da celebração é um bom prazo para contratar um decorador para personalizar o evento. Quanto ao assessor de festas, é interessante que os aniversariantes se programem para que o profissional comece a cuidar dos detalhes uns sete ou oito meses antes da comemoração. 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39979 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...