10 Cuidados para realização de eventos ao ar livre

Ao pensarmos em eventos, é importante verificarmos todos os detalhes, desde o que será servido a um plano B para caso chova.

Publicado em 06/04/2018

Avalie este Artigo

Quando fazemos eventos temos mil e uma preocupações, desde o local ao cardápio que será oferecido aos convidados. Porém, quando optamos por fazer uma festa não tão convencional ou fora de salões, temos que prestar atenção aos cuidados para realização de eventos ao ar livre. Algumas medidas são muito necessárias para garantir o conforto aos convidados. É importante que os organizadores pensem com cuidado em detalhes para que nada dê errado. Fazer uma festa ao ar livre é charmoso e está muito na moda atualmente, porém, para que ela não dê errado, os cuidados são sempre mais que necessários. O organizador, seja cerimonialista ou anfitrião, deve ter uma segunda opção como uma cobertura ou um ambiente fechado.

Quanto a decoração, é preciso definir o horário e tema e depois pensar em itens que ornem com o local, com sua beleza e que sejam práticos para o ambiente externo ou interno. Os convidados devem se sentir bem confortáveis, ou seja, o local precisa ser aconchegante e prevenir alguns incômodos. Quanto a alimentação, ela deve depender do horário da festa. Caso seja uma festa infantil, um dos cuidados para realização de eventos ao ar livre que deve ser destacado é que o anfitrião opte por comidas de fácil manipulação, como as finger foods, que dispensam o uso complicado de talheres na hora de comer.

Caso seu evento seja em um local público, como um clube ou praça, tenha cuidado para que seus convidados tenham privacidade. No caso das praças, investigue com antecedência se é necessário pedir autorização para que não ocorram constrangimentos. Em um local com piscina, deixe claro no convite que seus convidados devem levar trajes de banho, além de deixar claro as devidas precauções.

Abaixo listamos 10 cuidados para realização de eventos ao ar livre, confira!

1. Plano B

É sempre muito importante ter um plano B. Se prepare para algum imprevisto, já que o evento será ao ar livre. Entre os possíveis imprevistos, se preocupe com o principal: chuva. Tenha em mente que pode ser necessário levar os convidados para um local fechado, afinal, não é possível prever de forma exata quando vai chover, mas saiba que é importantíssimo ter seu plano B em mente. Ele pode salvar sua festa de um possível fracasso graças a chuva.

 

2. Comida

 

Outro item que precisa de cuidados para realização de eventos ao ar livre é a comida. Visite o local com antecedência e converse com o buffet que vai fornecer a comida. Opte por itens que não precisem de refrigeração ou de que sejam esquentados em fogão e forno. Mais uma vez as finger foods são importantes, pois além de práticas, elas não dão trabalho com refrigeração ou aquecimento.

 

3. Segurança

Um local ao ar livre exige cuidados redobrados, inclusive com a segurança. Por exemplo, em praças, por não ser em um local privativo, tome cuidado e reforce a segurança. Faça uma visita no local com antecedência para minimizar possíveis riscos. Observe até o espaço para ver se eles não têm partes que ofereçam riscos.

4. Mesa

 Resultado de imagem para bolo para festa ao ar livre

 

A mesa do bolo ficará ao ar livre? Um dos cuidados para realização de eventos ao ar livre pode ser com insetos, coisa que muitas vezes passa despercebido. Coloque folhas de louro, manjericão, eucalipto e velas de citronela, além de cravos espetados em um limão, para que espante insetos.

 

5. Iluminação

Que tal investir em uma iluminação rústica? Coloque pontos de luz por todo o espaço! Caso seja um casamento, você pode investir nas madrinhas usando lanternas em direção ao altar, ou velas por todo lugar, sempre com muito cuidado. Além de iluminarem o local, darão um tom mais charmoso ao seu evento!

6. Bebidas

 Resultado de imagem para sucos para festa

 

Como a festa é ao ar livre, dependendo do clima, que tal deixar as bebidas em cooler? Será superbacana para seus convidados estarem livres para se servir! Coloque sucos, energéticos e bebidas alcoólicas a posto. Caso esteja calor, coloque bastante gelo. No tempo frio, substitua o cooler por jarras com chás, leite e outras bebidas mais quentes.

7. Banheiros

Resultado de imagem para banheiros quimicos para festa ao ar livre

 

Uma parte que em muitos casos é esquecida, mas de suma importância, são os sanitários. Eles merecem uma atenção nos cuidados para realização de eventos ao ar livre. O que fazer? Já pensou que ele pode estar incluso no espaço fechado que você tem no seu plano B? Ou pensou em alugar aqueles banheiros químicos que conhecemos de grandes eventos? Seja qual for a sua ideia, ponha em prática com cuidado. Veja o perfil dos seus convidados. É importante deixá-los bem confortáveis e os sanitários são parte essencial disso, seja para um retoque de roupa ou maquiagem.

 

8. Acessibilidade

Busque um local acessível para seus convidados. Não adianta encontrar o lugar dos sonhos e ele ser de difícil acesso. No dia aparecerão poucas pessoas e poderá ser algo frustrante, por esse motivo a importância de visitar o local com antecedência e verificar todos os possíveis problemas como a locomoção das pessoas até o espaço. Pense: “meus convidados terão dificuldade em chegar de carro, táxi ou de ônibus?” se a resposta for sim, procure por outro local mais acessível, pois no dia, isso pode dificultar até para os seus fornecedores dependendo de onde eles são.

 

9. Acústica

 

A sua festa é de grande porte? Um dos cuidados para realização de eventos ao ar livre é com a acústica. Tome cuidado com a acústica do lugar escolhido, principalmente se for em uma área residencial. Não deixe que a falta de cuidado acabe cedo com sua festa, por isso, preste atenção em todos os detalhes. A acústica pode parecer um problema de quem vai fazer um show, mas não, é preciso ter precaução para evitar possíveis problemas.

 

10. Horário

 

Tome cuidado com o horário! Você deve prestar atenção por causa dos picos de sol que podem estragar inclusive suas fotos, e principalmente, para que você e seus convidados não fiquem expostos ao sol. Pesquise também os horários em que costuma chover mais e fuja deles. O horário influencia, inclusive, no buffet escolhido. Caso seja de manhã, faça um brunch ou estenda até um almoço. Se for a tarde, você pode investir nas finger foods ou um chá. A noite, escolha um jantar e assim por diante.

 

Que tal, gostou do nosso artigo sobre 10 cuidados para realização de eventos ao ar livre? No nosso site você encontra os melhores locais e fornecedores do Brasil para a realização do seu evento. Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para nós.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39279 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...