12 dicas para realizar evento mais sustentável

Se você sempre deseja ter mais informações sobre modelos e tipos de eventos, assim como todos os cuidados a serem adotados na organização deles, certamente vai gostar desse conteúdo. Aqui, apresentaremos dicas de como realizar eventos mais sustentáveis. Boa leitura!

Publicado em 18/04/2022

Avalie este Artigo

A sustentabilidade se tornou uma necessidade em todos os aspectos da vida moderna.

Ações sustentáveis estão presentes ou são observadas em empresas e cidadãos, trazendo benefícios para todos, sendo, portanto, um importante diferencial que deve ser incluído quando se organiza e se realiza eventos.

Nesse tipo de setor, as possibilidades de cuidar da sustentabilidade envolvem vários aspectos e devem ser adequadamente planejadas e executadas para que os eventos tenham o reconhecimento e a avaliação mais adequada, garantindo a imagem das empresas que os patrocinam.

Com isso, a grande possibilidade de aumentar o interesse de patrocínios e de crescimento de participação nos eventos gera maior necessidade de investir em processos sustentáveis na realização de eventos de qualquer tipo.

Agora, vamos apresentar 12 dicas para realizar evento mais sustentável.

1.      Estabeleça o formato e o tamanho do evento

Destacamos como primeira das dicas para realizar evento mais sustentável a avaliação do formato e do tamanho do evento a ser realizado, pois, assim, será possível identificar todos os detalhes que devem ser contemplados para a sustentabilidade de sua realização.

Dependendo do tamanho e do tipo, há determinado impacto que afeta a sustentabilidade do evento. Com isso, é necessário que medidas que minimizem ou eliminem tais riscos sejam tomadas.

2.      Defina as metas de sustentabilidade

12 dicas para realizar evento mais sustentável

Trabalhar com metas é a maneira mais segura de conseguir alcançar os resultados desejados. Nesse caso, é possível ajustar as ações de sustentabilidade a serem aplicadas de acordo com as principais metas a serem alcançadas.

É possível, assim, direcionar esforços para conseguir os resultados projetados, sendo uma das principais dicas para realizar evento mais sustentável.

3.      Trabalhe com fornecedores que busquem a sustentabilidade em seus negócios

Contar com fornecedores e parceiros comprometidos com a sustentabilidade são dicas para realizar evento mais sustentável com mais garantia de sucesso.

Tais aspectos permitem que os trabalhos executados sejam mais bem administrados e gerem os retornos esperados, sendo diretamente relacionados como fatores de ampliação das ações adotadas.

Selecione prestadores de serviços, como Buffet e pessoal de segurança, que sejam qualificados nessa visão.

4.      Avalie o impacto ambiental e social do evento

Entre os destaques das dicas para realizar evento mais sustentável relacionamos aquela que trata dos cuidados com os impactos que o evento causará e dos estudos de ações que os diminuam ou os eliminem por completo.

Investir na parceria com a coletividade local representa maior engajamento social, e isso traz ganhos de imagem para a empresa.

Tentar a contratação de profissionais residentes próximos ao evento, que possam obter renda com aspectos que o evento gere ou que trabalhem com diversidade são boas iniciativas para o evento se tornar sustentável, contemplando aspectos econômicos e sociais.

5.      Escolha um local sustentável

 

A escolha de um local com investimentos em sustentabilidade é fundamental para o sucesso de um evento que se proponha a ter resultados mais efetivos nessa área.

Essa é uma das principais dicas para realizar evento mais sustentável, e envolve a localização onde se realizará o evento, os horários e os dias de suas realizações, os impactos que o evento causará no local, as formas de acesso, bem como a estrutura do espaço, que seja capaz de permitir um tratamento ambiental de qualidade, antes, durante e após o evento.

6.      Invista na decoração sustentável

Uma das dicas para realizar evento mais sustentável está relacionada à escolha da decoração mais adequada a esse tipo de evento.

Cuidar dos materiais usados, dos temas escolhidos e dos cuidados quanto a usar produtos recicláveis ou que possam ser usados em outras ocasiões são detalhes importantes que estarão diretamente relacionados a um evento sustentável.

7.      Escolha com cuidado os materiais a serem usados

12 dicas para realizar evento mais sustentável

Recorrer a materiais recicláveis e que não contribuam para a poluição do ar e do solo são aspectos perceptíveis que se tornam o legado de um evento sustentável.

O ideal é que ocorra uma conscientização do uso dos recursos e dos cuidados a serem tomados quanto à responsabilidade ambiental e social por parte de todos. Porém escolher materiais que não causem danos durante e após o evento são recomendados como boas práticas.

8.      Facilite o acesso ao evento de forma sustentável

Direcione todos os convites  por meios digitais e evite que sejam emitidas propagandas que poluam o ambiente, tanto em nível visual quanto em descarte de materiais. Crie dispositivos e recursos que facilitem as inscrições on-line e que tenham baixa pegada de carbono.

Aproveite e encaminhe as regras e os aspectos que se relacionem a atitudes sustentáveis a serem adotadas no evento, inclusive quanto aos aspectos de deslocamento das pessoas até o local onde será realizado o evento, caso sejam presenciais.

9.      Divulgue as suas ações relacionadas ao evento

Importante divulgar com transparência os dados que foram adotados para que o evento seja efetivamente sustentável.

Essa é uma estratégia que permite o conhecimento sobre a confiabilidade da empresa e a ampliação do conhecimento sobre os resultados alcançados em relação aos aspectos sustentáveis do evento.

Tal conduta permite contribuir e ampliar a educação de sustentabilidade por parte de todos os envolvidos direta e indiretamente no evento, aumentando a visibilidade da marca e destacando suas ações e compromissos com a sustentabilidade.

10. Escolha os brindes do evento de forma adequada

Um evento sustentável depende de diversos aspectos que se relacionam à percepção do público ou ao compromisso socioambiental que os organizadores realizarão.

A escolha de lembranças e brindes para a divulgação do evento, a propaganda de como os produtos foram produzidas, bem como as empresas que estão vinculadas a eles são excelentes oportunidades para contribuir com a sustentabilidade de seu evento.

11. Cuidar das emissões de impactos ambientais

12 dicas para realizar evento mais sustentável

Neutralizar as emissões de CO2 na atmosfera contribui para que o evento seja ambientalmente sustentável.

Uma medida que pode ser exemplificada é relacionar seu evento ao compromisso de plantio de árvores no entorno do local onde o evento está sendo realizado. Além disso, é importante mapear as emissões de carbono que o evento efetuará e traçar ações para reduzir seus impactos.

Tratar o evento com condições acústicas adequadas é outro importante aspecto para garantir que o evento seja considerado sustentável.

12. Escolha processos que destaquem a visão sustentável do evento

Elaborar um roteiro que possa usar recursos ambientais e sociais sustentáveis é uma ótima forma de obter um diferencial importante para que o evento possa ser considerado adequado.

Dentro desses objetivos, é importante trabalhar com o emprego de energia limpa e renovável, usando a iluminação natural e ecologicamente adequada, assim como todo o uso de estruturas que permitam a separação de resíduos e o tratamento do descarte desses componentes.

Agora você sabe dicas para realizar evento mais sustentável

Manter um evento sustentável é uma necessidade que as empresas e as pessoas têm buscado cada vez mais.

Neste artigo, apresentamos algumas dicas para realizar evento mais sustentável, efetuando, assim, uma proposta de enquadramento de ações para que os objetivos de eventos sustentáveis sejam atendidos plenamente.

Manter ações desse tipo é uma excelente maneira de destacar um evento e o manter sempre com as melhores avaliações possíveis, garantindo seu sucesso.

Deixe um comentário com sua opinião sobre dicas para realizar evento mais sustentável


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39784 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...