9 dicas para gestão financeira de empresa de eventos

Você, que se interessa por gestão financeira e que deseja aplicar sempre as melhores práticas de gerenciamento do seu negócio, vai gostar deste artigo com 9 dicas para gestão financeira de empresa de eventos. Boa leitura!

Publicado em 13/01/2020

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O segredo para qualquer negócio ser bem-sucedido em relação à sua saúde financeira está relacionado a uma gestão adequada e que possa melhorar a condução das operações de maneira segura.

Uma empresa de eventos possui diversas peculiaridades quanto a contratações de fornecedores e necessidades de estabelecer parcerias e investimentos.

Essa característica exige muita atenção e controle para que a empresa não sofra prejuízos. Por isso, é importante contar om assessoria de negócio e contábil visando auxiliar na busca das melhores opções e controles.

Neste artigo vamos demonstrar nove dicas para uma adequada gestão financeira de empresa de eventos e poder superar crises e momentos de redução de interesse de contratações pelos clientes.

1. Ter um acompanhamento do fluxo de caixa

Manter um fluxo de caixa é um excelente recurso para acompanhar sem sustos os valores que circulam pela empresa e poder realizar uma adequada gestão financeira de empresa de eventos.

Porém, somente manter um controle, sem, entretanto, utilizá-lo como ferramenta de trabalho diariamente, não atende aos objetivos desse tipo de controle.

O fluxo de caixa deve ser mantido para conhecer e controlar as operações diárias e aquelas que serão realizadas em datas futuras, permitindo que sejam traçadas estratégias adequadas para que sejam devidamente realizadas, sem quaisquer problemas.

Esse controle permite identificar o presente e controlar o futuro da empresa.

2. Manter uma contabilidade consultiva

9 dicas para gestão financeira de empresa de eventos

Importante que a área financeira seja fortalecida com profissionais qualificados, mas que a contabilidade deixe de ser meramente um local de registros para assumir um protagonismo como uma assessoria ampla de riscos e orientações contábeis e fiscais.

Esse tipo de atuação propicia ganhos para a empresa e a possibilidade de planejamentos estratégicos e financeiros para que se possa fortalecer a gestão financeira de empresa de eventos.

3. Acompanhar os saldos bancários habitualmente

Uma gestão financeira de empresa de eventos realizada com qualidade deve manter um controle sobre os saldos bancários diários.

Importante manter um controle gerencial dos saldos para que seja comparado com os saldos e a movimentação bancária, visando evitar cobranças de taxas ou mesmo valores indevidos.

Esse é um controle que serve para alimentar ainda o fluxo de caixa da empresa, porém deve ser mais bem analisado em relação aos detalhes de lançamentos ou até mesmo a falta deles, visando garantir que os dados estejam corretos.

4. Controlar eficientemente os custos

9 dicas para gestão financeira de empresa de eventos

Não pode ocorrer uma gestão financeira de empresa de eventos adequada, se os custos estão descontrolados.

Uma empresa tem sob seu controle apenas alguns aspectos que integram a gestão do negócio.

Entre esses, os custos exercem um papel de destaque, por serem aqueles responsáveis por nortear os resultados esperados.

Ao manter um controle sobre os custos é possível definir preços de serviços mais competitivos, considerando os dados reais da empresa.

O controle sobre custos permite ajustes dos valores inadequados ao negócio, para resultar em melhores resultados, com consistência nas decisões tomadas.

5. Manter os pagamentos em dia

Uma gestão financeira de empresa de eventos feita de maneira correta tem de se preocupar com o pagamento dos fornecedores, aqui incluindo empresas prestadoras de serviços e os órgãos de fiscalização com os respectivos recolhimentos de impostos e taxas, feitos de forma correta.

Nesses casos a pontualidade permite manter um bom conceito no mercado e melhores chances de negociações com fornecedores, assim como não correr o risco de autuações e multas por fiscalizações, impedindo muitas vezes, a participação em licitações governamentais.

6. Estabelecer uma política de contas a receber adequada

Manter condições de pagamentos de maneira adequada às práticas de mercado, e que possam ser flexibilizadas conforme as condições dos contratos firmados e seus valores, é uma excelente forma de manter uma gestão financeira de empresa de eventos com bastante destaque junto aos clientes.

Quando a empresa conhece seus processos, custos e margens e estabelece estratégias adequadas para conquistar mercado, é importante que tenha como objetivo realizar vendas que possam ser recebidas sem atrasos.

Ter uma estratégia de contas a receber mais específica às condições da empresa e que visem manter o cliente satisfeito com relação às condições e formas de pagamentos, é uma excelente forma de manter sua carteira de clientes em dia e a inadimplência reduzida.

7. Acompanhar informações de títulos protestados

Faz parte de uma boa gestão financeira de empresa de eventos acompanhar com cuidado a situação de títulos eventualmente protestados.

Essa é uma situação que pode ocorrer mesmo para aquelas empresas que mantêm pagamentos em dia, pois esses apontamentos podem ser incorretos ou mesmo por situações em que sejam vítimas de golpes aplicados contra a empresa.

Nesses casos, é importante sempre ter cautela e identificar eventuais registros para que possa regularizar essas situações e manter a empresa livre de contratempos e prejuízos à sua imagem.

8. Realizar reservas financeiras para as obrigações a vencer

9 dicas para gestão financeira de empresa de eventos

Importante manter sempre valores reservados para aquelas obrigações a vencer, como impostos, obrigações trabalhistas e até mesmo eventuais atrasos em recebimento de serviços prestados.

Uma empresa que mantenha provisões adequadas para esses valores está atendendo a princípios contábeis exigidos pela legislação, mas também a manter uma gestão financeira correta. Evitando o surgimento de imprevistos e reservando valores que serão desembolsados, sem maiores prejuízos.

9. Avaliar a necessidade de recorrer a empréstimos para capital de giro

Uma correta gestão financeira de empresa de eventos deve considerar ainda a possibilidade de recorrer à contratação de empréstimos para capital de giro dos negócios.

Como alguns eventos podem envolver valores expressivos, como é o caso de grandes festivais, shows com artistas consagrados ou mesmo algum tipo que exija maiores gastos, é possível que os recursos da empresa não suportem os desembolsos exigidos.

Assim, é importante avaliar com cuidado recorrer a linhas de crédito incentivadas para poder realizar uma prestação de serviços adequada e sem a necessidade de se descapitalizar totalmente, o que acaba sendo um risco para a empresa – e que deve ser evitado.

 

Conclusão sobre gestão financeira de empresa de eventos

Uma adequada gestão financeira de empresa de eventos é fundamental para que os resultados sejam sempre positivos e a empresa não encontre dificuldades para prestar seus serviços.

Vimos nove dicas para realizar uma excelente gestão financeira e poder alcançar resultados seguros e sempre melhores.

Deixe seu comentário sobre este artigo, pois assim estará auxiliando a sempre melhorar nosso conteúdo.


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