Criar comunidade para evento: 9 dicas

Se você se interessa por assuntos relacionados a organização de eventos, certamente vai gostar desse conteúdo pois apresentaremos formas de criar comunidades engajadas para um determinado evento e, assim, conseguir maior retorno e participação para a ocasião.

Publicado em 16/09/2021

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Uma das melhores maneiras de obter sucesso em um evento e manter o interesse do público-alvo, visando maior engajamento possível e ampliação da base de seguidores é, sem dúvidas, criar comunidade para evento.

É possível agregar maior interesse e manter os participantes cada vez mais envolvidos em acompanhar e interagir com o evento.

Comunidades podem exercer um papel importante na divulgação. Inlcusive, são ótimos instrumentos para entender as expectativas e tendências que ajudarão na qualidade do evento. Sucesso garantido!

Neste artigo vamos apresentar 9 dicas de como criar comunidade para evento

O que é considerada comunidade on-line?

Para se criar comunidade para evento, antes de tudo é fundamental entender o que é uma comunidade on-line.

Esse termo designa a reunião de um grupo de pessoas que compartilhar interesse em um assunto de interesse comum, sendo possível conseguir adesão de muitos seguidores devido a extensão de atuação que a internet possui.

É um espaço destinado a troca de informações e obtenção de conhecimento de determinado tema.

Como comunidade para evento é criada?

Criar comunidade para evento: 9 dicas

PHOTO BY TIM MARSHALL ON UNSPLASH

A maneira pela qual se pode criar comunidade para evento deve passar por ações de marketing voltadas para o grupo, que estimulem as melhores estratégias de busca de interessados em sua comunidade.

Existem diversas maneiras de criar uma comunidade como:

  • Criação de grupos;
  • Fóruns on-line;
  • Encontros presenciais e uso de redes sociais.

Quais as vantagens de marketing de comunidade?

Um marketing de comunidade de qualidade permite criar comunidade para evento com muito mais efetividade e até mesmo retorno para a iniciativa, além de trabalhar com a interpretação de tendências e das discussões que possam ampliar o engajamento do público.

O uso desse tipo de recurso permite que a comunidade tenha maior atenção e seja atendida em suas expectativas com maior segurança.

Os canais indicados para formar a comunidade

Uma comunidade on-line deve usar todos os recursos de comunicação disponíveis na internet.

É importante atuar em redes sociais como:

  • Facebook;
  • Tik Tok;
  • Twiter;
  • Pinterest;
  • E-mail;
  • Instagram;
  • Linkedin;
  • YouTube,

Gerando ainda sites e aplicativos que possam ampliar as discussões ou mesmo apresentar mais informações sobre o evento.

Dicas para criar uma comunidade em evento

A seguir apresentamos 9 dicas de como criar comunidade para evento com qualidade e maior garantia de sucesso:

1.      Defina o objetivo da sua comunidade

Criar comunidade para evento: 9 dicas

PHOTO BY JONNY GIOS ON UNSPLASH

Para criar comunidade para evento de qualidade, é preciso definir qual será o seu objetivo e divulgar um conteúdo que vise atingir essa definição.

Muitas vezes, o objetivo é o de provocar participação do público, de modo a se identificar se um evento seria viável. Dessa forma, então manter um processo de criação e lançamento com maior chance de sucesso.

Outra forma é a de manter conteúdos de divulgação sobre o evento já lançado e que possa atrair uma quantidade maior de participantes.

2.      Conheça a sua persona

Criar comunidade para evento: 9 dicas

PHOTO BY KYLIE LUGO ON UNSLASH

Conhecer a persona que se deseja conquistar é a melhor maneira de definir o conteúdo que será divulgado para consolidar sua comunidade. É a grande possibilidade  de identificar expectativas e definir ações mais adequadas para que seu público seja identificado e possa participar de seu evento, com  base em ações mais direcionadas.

Importante efetuar um trabalho para que a persona correta possa ser identificada e, consequentemente, manter a qualidade de conteúdos sempre mais atrativos.

3.      Produza conteúdo de qualidade

Conteúdo de qualidade e direcionado aos interesses dos participantes e os objetivos estabelecidos para o evento são aspectos fundamentais para conseguir o maior engajamento possível e atrair mais participantes para sua comunidade.

Conteúdo de qualidade permite maior interação e engajamento do seu público.

4.      Ouça feedbacks

Manter canais de relacionamento e ouvir e atuar em feedbacks é fundamental para criar a confiança e manter os participantes motivados a contribuir com suas opiniões e possibilidades de melhoria de seus processos.

Quando uma comunidade se envolve de maneira efetiva é possível ter resultados muito melhores e até manter a fidelização de sua marca junto ao público.

5.      Agregue valor a sua comunidade

Ao criar comunidade para evento é preciso estabelecer as ações que deseja executar e, se possível, ampliar inclusive o alcance de sua comunidade com iniciativas que motivem outros participantes a acompanhar o grupo.

Esse é um bom motivador para seu evento ter ganhos de escala e conseguir maior audiência.

6.      Crie iniciativas de engajamento

Após criar comunidade para evento, é preciso trabalhar para que o engajamento seja o maior possível.

É importante manter sempre atualizado seu conteúdo, mas também atrair participantes para o crescimento do grupo com emissão de convites  motivadores e que apresentem o diferencial de sua comunidade e eventos.

Outra forma é promover a distribuição de brindes personalizados aos seus participantes e posteriormente gerar inovações para fornecer a quem participar do evento.

7.      Crie um espaço exclusivo e de qualidade

Mantenha a comunidade com a melhor qualidade de transmissão possível, para tanto, é preciso investir em:

E nunca se esqueça de investir na qualidade da segurança dessa comunidade, visando evitar riscos para seus participantes.

8.      Crie uma experiência inovadora

Quando se procura criar uma comunidade de seguidores que tenham  expectativa de participar de um evento diferenciado é preciso que se definam estratégias inovadoras de comunicação e interação.

Sendo assim, é importante que o espaço destinado a sua comunidade seja aquele que ofereça a maior possibilidade de interagir com o melhor que a tecnologia possa oferecer e já nesse espaço, tornar-se uma experiência motivadora para a participação no evento.

9.      Mantenha critérios que possibilitem maior integração entre os participantes

Não se deve ter interesse em manter uma liderança sobre a comunidade, mas sim viabilizar que o seu conteúdo possa trazer maior atenção e se conectar com pessoas que se identifiquem e queiram interagir também entre si.

Com maior interesse a chance de aumentar sua comunidade é muito grande, o que contribuirá para maior sucesso em seu evento. Deixe fluir a sua comunidade, certamente as chances de ganhos serão maiores.

 

Agora você sabe criar comunidade para evento

Criar comunidade para evento e manter as pessoas engajadas é uma ótima maneira de obter ganhos consideráveis em seu evento e, dessa maneira, conseguir que mais pessoas passem a participar de iniciativas futuras.

É importante contar com assessorias de qualidade e com experiência nesse tipo de ação para ter maior retorno. Deixe um comentário com sua opinião sobre como criar comunidade para evento.


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