Festas e comidas quentes para seu inverno

Festas e comidas quentes para seu inverno - Prepare comidas quentes, drinques próprios da estação e assuma o frio, buscando formas divertidas para driblá-lo transformando tudo em comemoração e festa!

Publicado em 13/06/2012

Avalie este Artigo
3.9

O inverno já está batendo à porta, e para quem mora nas cidades do Sul do País, ele já entrou casa à dentro! E como inverno combina com mais aconchego, e naturalmente buscamos artifícios que amenizem os efeitos negativos da estação, nada melhor do que uma festa temática ressaltando a época mais charmosa do ano. Portanto, é hora também de tirar os casacos do armário e se vestir adequadamente, preparar comidas quentes, drinques próprios da estação, ou seja, é o momento ideal para assumir o frio, mas também buscar formas divertidas para driblá-lo transformando tudo em comemoração e festa!

Alguns temas que podem ser usados nas festas temáticas no inverno são, por exemplo, neve, montanha, festival de foundue, de caldos quentes, baile de máscaras, festa caipira ou junina, afinal...é inverno. A festa da neve pode inspirar uma decoração à base de cor branca, com cristais, bonecos de neve e lareira. Para os acessórios das roupas dos convidados, podem ser usados cachecóis, luvas, mantas, e gorros divertidos. Na decoração da mesa, podemos usar toalha xadrez ou outra que lembre uma manta, além de apostar em xícaras e utensílios mais tradicionais que muitas vezes ficam esquecidos na cristaleira. Para completar, oferecer sopas, foundues e comidinhas quentes, sem se esquecer de músicas aconchegantes e que convidem à dança...juntinhos.

As festas juninas são também uma opção válida, pois logo remetem ao clima de fazenda, à fogueira e as comidas típicas como o pé de moleque, o cural, a canjica, entre outras. Entre os artigos para a festa, não dá para esquecer do chapéu, da bota e do xadrez. Além disso, pode ser uma boa hora para ouvir e dançar ao som do sertanejo com todos, família, amigos e namorado, claro...

Um requintado baile de máscaras pode também ser uma opção divertida para festas no outono/inverno onde os convidados podem ficar irreconhecíveis até determinado horário e depois, quando a festa realmente esquentar, todos passam a saber quem está em volta. Para ambientar, é possível usar máscaras diferentes, desde as mais tradicionais, até aquelas de cunho político, humorístico, sarcástico, entre outras. As músicas podem remeter a personagens conhecidos, como os do cinema, por exemplo. E para comer, é interessante optar por salgadinhos e refeições quentes, além de drinks apropriados para a estação.

Curiosidades

Você sabia que os bailes de máscaras, também chamados de bailes à fantasia ou bals masqués foram os eventos precursores do carnaval moderno no Brasil?

Na primeira metade do século XIX, para fazerem frente ao conjunto de brincadeiras conhecido como Entrudo, os bailes marcaram a adesão da nova burguesia capitalista à folia e a incorporação ao carnaval brasileiro do luxo e sofisticação característicos das festas de Paris. Os primeiros bailes carnavalescos brasileiros tiveram lugar no Rio de Janeiro, já no final da década de 1830, e era permitido entrar somentes, reis, rainhas, príncipes, princesas, condes, condensas, e outros personagens da corte real.

Comidinhas

Veja algumas opções para agradar o paladar de seus convidados na estação mais fria do ano, cuidando sempre para oferecer refeições quentes, com mais consistência, saborosas e com ingredientes que são a cara do inverno.

Consumês e caldos são as principais apostas dos chefs para o inverno. Este tipo de prato é ideal para ser servido como entrada, antes do prato principal. É um jeito de aquecer os convidados que chegaram da rua e deixá-los mais confortáveis e à vontade. Há um cardápio de consumês e caldos que inclui creme de cabotiá com camarão e leite de coco; consumê de aspargos; creme de alho poró com buquê de salsa; consumê de queijo ao champanhe; creme de ervilha a nata; creme de palmito com carnes secas.

untitled.pngfoto: conversebrasil

Além das sopas, podemos apostar nos filés, principalmente aqueles com molhos de queijo, como gorgonzola, quatro queijos ou provolone com nozes. Os risotos funghi e gonrgonzola com damascos também combinam muito bem como os dias frios, assim como os mais variados tipos de massa, principalmente rondeles, canelones e tortéis. Ainda há a opção de servir feijoada e paella para os seus convidados. A paella é um dos pratos mais queridinhos do inverno. E há diversas variações do prato.

Outro cardápio típico de inverno são as tábuas de frios, com variedade de queijos, salames, pães e pastas, acompanhadas de vinho. E agora, mãos à obra!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39617 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...