Artigo oferecido por:

O MELHOR AO ALCANCE

Publicado em 10/07/2014

Avalie este Artigo

Estive experimentando um novo modelo de tablet, desses com o valor de revenda acima de mil reais, possuindo recursos tecnológicos de última geração, conservando algumas características para uso doméstico como a produção de vídeo. A filmagem caseira veio e ficou, em muitos casos, como uma manifestação com propósito de divertimento pessoal. Nada haver com os produtos planejados e executados com a rigidez que o mercado sempre exige. As imagens podem ser produzidas em FullHD, uma reformulação do antigo HD ou alta definição desenvolvida pela Sony e Panasonic.

 

A verdade é que a palavra profissional continua sendo usada por quem detêm o conhecimento de técnicas artísticas acadêmicas, ajudado por equipamentos cada vez mais sensíveis e softwares apropriados para composição de vídeos comerciais para TV e cinema. De tempos em tempos, essa indústria surpreende empresas e espectadores em busca do melhor.

 

Qualquer um, mesmo os leigos, podem observar uma margem significativa no nível da qualidade se fizerem uma comparação entre o perfeito e o imperfeito conforme o que é considerado, mas em grande parte de produções sem pretensões, não importa se deixa uma mensagem compreensível. É como pescoço de frango: dá um bom caldo, entretanto, tem conteúdo de pouco aproveito. Na maioria das vezes, as imagens caseiras têm conteúdos engraçados ou interessantes para determinado público. Muitos usuários são curiosos por trabalhos bizarros e sem controle legal. A internet registra o acesso, no entanto, desconheço a número de pessoas que assistem aos vídeos do início ao fim. Ela funciona como um depósito de coisas diversas a serem recicladas posteriormente.

 

Recentemente ouviu-se um murmúrio, quando escreveram sobre o momento de se restringir e cobrar um valor financeiro por cada postagem. Logo após, alguém fez o seguinte comentário: "-A internet não será a mesma que conhecemos hoje". Todos sabem que é mais livre que a TV tradicional, de certa forma com sua censura controlada, ela não mostra, em minha opinião, 40% do eu existe nos sítios digitais. O conteúdo chega a ser classificado como doentio. Sistemas mais populares como o Youtube têm restringido muitas postagens, mas outras organizações criam sistemas próprios e muitas têm incluídas, pragas digitais aos sites.

 

Poucas pessoas sabem que a sobrevivência de uma organização mantenedora de sites mais populares, ou melhor, a administração de um site, depende de anunciantes ou doações monetárias. Assim, concluímos que nada é de graça.

 

Pois bem. Estamos ainda falando de filmagem. Nada contra nós amadores. Que nos tornemos profissionais! E para chegar a esse ponto não precisamos de muito dinheiro. Estudar e praticar se transforma em uma chave. No entanto, não façamos, nunca, comparações injustas na tentativa de justificar o desinteresse em investir.

 

Por outro lado, observo divulgação de vídeos contendo criatividade que vale a pena. Seus responsáveis são indivíduos com alguma pretensão definida. Estes sim poderão ser no futuro, se dedicarem, cineastas, diretores, produtores, etc.

 

Uma vez, interessado eu, em imagens sobre acidentes aeronáuticos, acessei um vídeo dentre do Youtube. Cenário pouco convidativo de início, a gente ouve alguém (ninguém aparecia na imagem) chamando à atenção: "-Olha lá, olha lá o avião está caindo". Procurei avistar nos quatro cantos desse cenário, o tal avião. Ao final do vídeo, um pequeno avião de papel, (com focalização incorreta - uma profundidade de campo ia bem), passa em frente a lente da câmera e cai em perspectiva no piso do cenário. Para finalizar, um close rápido e risadas da mesma pessoa do início. Sem graça e de conteúdo pobre serviu, como disse antes, de divertimento pessoal. O título desse vídeo lembrou-me as propagandas impressas com o valor da prestação que fica bem destacado com o propósito de confundir. Um consumidor desatento, pensa que é o preço a vista. Nesse segundo caso, há uma pretensão comercial fazendo com que o consumidor vá à loja pensando no produto de valor reduzido, esquecendo do valor a vista impresso com fonte de tamanho menor.

 

Felizmente, a produção mais apurada e próxima ao cinema como os comercias de TV, recentemente adotados pela internet, são vídeos empresariais, casamentos e outros eventos sociais sendo executados por profissionais com formação acadêmica internacional. Segundo a revista Filmaker, empresas brasileiras cobram cinco mil reais por pacote para solenidade de casamento. Inclui clipe, compacto para postagem na internet e outros serviços tradicionais de fotografia.

 

Quanto a maquinas fotográficas digitais e tablets, não possuem design para filmagem. Embora tenham o recurso para reprodução em alta qualidade, ainda não conseguem concorrer com o trabalho do profissional que conta com modernos acessórios atendendo a uma produção rígida e padrões técnicos de composição. Um resultado satisfatório deve conter enquadramento perfeito, sem partes trêmulas e desestabilizadas, roteiro e edição apropriada e ou outras características que não identifiquem a produção caseira.

 

Existem no mercado, para câmeras fotográficas profissionais mais avançadas, acessórios que as deixam preparadas para o trabalho de filmagem. O cinema norte-americano (em cenários específicos) e cineastas brasileiros têm adotado esse tipo de equipamento com sucesso, diminuindo os custos de produção, obtendo o mesmo resultado das caras câmeras construídas especialmente para a indústria do cinema.

 

Quero lembrar a quem possa interessar que boa parte da alta qualidade em cinema e vídeo tem origem nas lentes móveis, substituídas, dependendo da necessidade durante a gravação. Equipamentos domésticos não possuem esse recurso exclusivo da câmera fotográfica e filmadora de uso profissional. Se você trabalha é prestador de serviços e pretende expandir negócios nesse ramo, não perca tempo utilizando equipamento doméstico. Caso contrário, utilize o mesmo para desenvolver uma parte seu conhecimento. Outra coisa, o uso indiscriminado do modo chamado "inteligente", recurso automático contido também em uma câmera profissional faz perder a oportunidade de dominar bem o equipamento fazendo com que você passe mais momentos tentando corrigir se trabalho através do computador.

 


Artigo criado por: Rvp Produção de Imagens

Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39978 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...