Outras 5 dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso

Você quer trabalhar na área de eventos, produzindo e organizando cada detalhe, mas não sabe por onde começar? Então como atuar na área e ter sucesso? Confira aqui mais 5 dicas para se tornar um produtor de eventos de sucesso!

Publicado em 21/01/2019

Avalie este Artigo

Você está com necessidade de monetização e quer conquistar novos caminhos profissionais e ter sucesso para alcançar os seus objetivos? Que tal se tornar um produtor de eventos e ter destaque no mercado? Como esse assunto é amplo, neste artigo também mencionamos mais outras dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso!

O produtor de eventos

 

Outras 5 dicas para se tornar produtor de eventos de sucesso

A organização é um processo de planejamento de uma festa, festival, convenção, feira ou cerimônia. Inclui etapas como a definição de orçamento, escolha de data e hora, reserva do local do evento (salão de festas, chácara ou até mesmo uma casa de shows), decoração, aluguel de brinquedos infantis (caso tenha a presença de crianças no evento), contratação de fornecedores, busca de patrocinadores, segurança, contratação de equipes de limpeza, convites e alimentação (buffet).

Todas essas etapas são organizadas por um produtor de eventos. Ele tem a capacidade de gerenciar o seu tempo de forma sábia, garantindo que o evento seja realizado com sucesso.

A postura desse profissional é o que influencia nas decisões que patrocinadores, fornecedores, contratantes e equipes tomarão em relação ao evento, e por isso é preciso ter uma boa aparência e aperfeiçoar o seu know-how. Um produtor de eventos precisa ser um profissional que saiba falar bem em público e que passe segurança, demonstrando que é uma pessoa que entende tudo sobre o que faz.

Um bom profissional de produção de eventos deve contar com uma boa rede de contatos, fundamentais para contratar bons fornecedores e até mesmo ter acesso aos melhores locais. Ele deve conhecer as pessoas da sua área. E cada novo contato traz vários outros.

O produtor de eventos é um profissional que dá preferência a pessoas mais preparadas e qualificadas para realizar as suas funções; desse modo, assim consegue garantir que o evento tenha chances maiores de ter sucesso e grande qualidade.

Além disso, o produtor de eventos precisa saber com que tipo de evento está lidando para saber como planejar, executar e promover. Conferência? Musical? Confraternização? Cada produção tem o seu público e suas metas, dessa maneira, deve tirar todas as dúvidas com o contratante e pesquisar bastante para sugerir boas ideias.

Na hora do planejamento, o produtor de eventos dá prioridade as solicitações do cliente para garantir que fique satisfeito após a celebração ser finalizada. Caso o que o cliente queira não seja a melhor opção, o produtor procura utilizar a sua experiência para convencê-lo, mostrando as escolhas mais benéficas.

A seguir, falaremos sobre as melhores dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso para quem deseja entrar nessa área.

5 dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso

Abaixo, listamos as melhores dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso. Confira:

1.       Cursos complementares

 

Outras 5 dicas para se tornar produtor de eventos de sucesso

Uma das mais importantes dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso é que esse profissional precisa estar sempre se atualizando, fazendo cursos complementares específicos. Você pode procurar cursos nas áreas de administração, ciências contábeis, relações públicas, línguas estrangeiras, entre outras.  Lembre-se que quanto mais conhecimento, melhor saberá realizar o seu trabalho e será reconhecido dentro do mercado.

Além de você mesmo se atualizar, lembre-se de que a sua equipe também precisa ter profissionais que estão sempre atentos a qualquer novidade! Além disso, todo profissional precisa ter um material em mãos assim como um bloco de notas ou tablet para acompanhar informações importantes para a organização de um evento.

2.       Estratégia bem elaborada

Ter uma estratégia bem elaborada é uma das dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso. É essencial saber organizar o seu plano de ação, de forma que seja possível ficar em dia com o cronograma, além de controlar todas as ações dos contratados e voluntários que ajudarão a fazer o seu evento acontecer.

Você pode também utilizar ferramentas de gestão para produção de eventos. Se for possível, faça também uma checklist para acompanhar e verificar se tudo foi realizado e se há algo faltando. Caso falte, é importante sanar o mais rápido possível para garantir o sucesso do evento.

O checklist precisa ter todos os horários, todas as tarefas com nome de quem está responsável para realizá-lo, valores, fornecedores e orçamento que foi estabelecido antes da organização do evento. O checklist também é ideal para o pós-evento.

3.       Prática em tomar decisões sob tensão

Para quem deseja trabalhar na área de eventos é preciso saber lidar com situações em que é preciso tomar decisões sob tensão.

O planejamento e a organização de um evento exigem que o responsável por ele tome diversas decisões, ou seja, é muito importante que o profissional tenha a capacidade para avaliar as melhores opções, principalmente quando se está sob pressão.

4.       Conhecimentos sobre finanças e administração

 Outras 5 dicas para se tornar produtor de eventos de sucesso

Essa é uma das mais importantes dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso. Qualquer produtor de eventos precisa ter conhecimento de finanças e administração para elaborar e realizar um evento, pois ele precisa gerenciar orçamentos. Essa é uma das diversas medidas para que o evento ocorra com sucesso, sem nenhum problema em relação a gastos.

5.       Jogo de cintura

Ter ‘jogo de cintura’ é uma das dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso.  Nada mais que um “plano B”. Imprevistos sempre acontecem, nunca sabemos o que pode ocorrer no dia, algo pode faltar, algo pode dar errado, mas é preciso ficar atento e saber resolver a situação da forma mais rápida.

Para lidar com essas situações é preciso ser uma pessoa criativa e prática para garantir que tal imprevisto não seja notado pelo público. O produtor de eventos é o profissional que está sempre em busca de inovar e realizar produções diferenciadas e, para isso, ele deve ser criativo e ter ideias interessantes.

Um exemplo de imprevisto que pode ocorrer é a mudança do clima: o dia está ensolarado, logo chove. Para isso é preciso ter uma estrutura com cobertura para os participantes ficarem protegidos.

Gostou do artigo com Outras cinco dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39420 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...