Projeção mapeada: o que é e como pode usar em seu evento?

Deseja organizar um evento e não sabe o que é uma projeção mapeada? Não sabe como fazer e também não sabe como usar? Fique tranquilo, confira esse artigo e descubra tudo sobre projeção mapeada, como fazer e como você pode usar em seu evento.

Publicado em 20/08/2018

Avalie este Artigo

Você quer fazer uma projeção mapeada, mas não sabe o que é e como utilizar em seu evento? Nesse artigo falaremos tudo sobre ela, como fazer e como você pode usa-la em seu evento.

O que é projeção mapeada?

A projeção mapeada trata-se de uma técnica usada para projetar imagens em uma estrutura tridimensional que é previamente mapeada por algum software. E ela permite direcionar a luz na região exata que receberá o conteúdo visual, fazendo parecer que o vídeo criado encaixa-se na estrutura.

Não importa o tamanho ou a forma da estrutura escolhida, se tiver um projetor apropriado, computador e um software de projeção mapeada, é possível fazer com que ela se ilumine e "crie vida". A projeção mapeada é uma exibição muito envolvente, incrível e intensa elaborada pela interação de um conteúdo de vídeo projetado em diversos tipos de superfícies, seja em um prédio histórico ou até mesmo uma pequena garrafa. O ideal é que o conteúdo projetado seja estudado exclusivamente para interagir com a geometria da superfície que foi escolhida.

Atualmente essa tecnologia chegou a um ponto que parece que estamos diante de mágicas que estão acontecendo. Ver uma estrutura sem animação ganhar vida diante de nossos olhos é algo incrível e fantástico, não é mesmo? Mas, há uma preparação e criação toda antes disso tudo ocorrer.

Uma das maneiras para fazer uma projeção mapeada é elaborar e animar uma estrutura em 3D, levando em consideração o posicionamento correto da lente do projetor, como a lente verá a estrutura. As máscaras do conteúdo são elaboradas em cima desse ponto de referência e da resolução do projetor.

Após alguns ajustes, o conteúdo é "inserido" na estrutura e está pronto para ser executado. Para que a projeção seja realizada, mais especificamente, tudo parte da escolha da superfície que será mapeada.

Claramente, ela precisa estar vinculada ao conceito criativo na base do projeto, ao escolher a superfície ou objeto, é preciso avaliar com cuidado as suas dimensões, tipos de materiais, tipos de materiais de que são compostos e as suas cores, de forma para obter com sucesso o resultado final. Todas essas variáveis são essenciais para escolher a faixa de projetor correta para cada situação, desde o formato de projeção até mesmo a potência e o posicionamento.

Nessa fase, a experiência da equipe é fundamental, pois há várias escolhas técnicas que são o resultado de testes e anos de trabalho de campo. A etapa a seguir é a fase da produção de conteúdo, seja vídeo ou áudio, definir tarefas e prazos. É essencial ter uma equipe de profissionais especializados, pois com eles será possível minimizar os erros para garantir o sucesso da projeção mapeada.

As tecnologias principais que são utilizadas em um projeto de mapeamento e que são essenciais são os videoprojetores e o software de criação de conteúdo. A equipe normalmente é composta por dois profissionais: gestor de conteúdo (gerencia a parte criativa do projeto) e o técnico de projeção (administra a parte técnica dos projetores). Outro fator importante é o orçamento para investir em um projeto que depende do tamanho e da projeção do evento.

Por que fazer projeção mapeada?

O fator tendência colabora muito para que a projeção mapeada esteja presente em diversos eventos, sejam eles sociais ou corporativos. Mas há também outros motivos, pois a projeção possui um nível de adaptação a qual nenhum outro tipo de equipamento de iluminação consegue chegar e ainda pode criar efeitos visuais incríveis e surreais que são capazes de fornecer uma experiência única para o seu público.

Além disso, a utilização desse tipo de tecnologia faz com que a empresa tenha a imagem de que sempre busca manter-se atualizada e de que é sofisticada. Ainda a projeção serve para divulgar os produtos e serviços da sua empresa e até mesmo é possível exibir imagens com mensagens inspiradoras.

Como você pode usar em seu evento?

 

Projeção mapeada: o que é e como pode usar em seu evento?

A projeção mapeada é um fator de entretenimento, por isso é muito importante ter em seu evento, além de conquistar a atenção das pessoas e gerar uma experiência incrível e agradável ao seu público. Esse tipo de entretenimento pode ser utilizado em diversos tipos de eventos, desde casamentos e até mesmo em eventos corporativos.

Para trazer uma projeção de mapeamento é preciso seguir os seguintes passos:

 

Projeção mapeada: o que é e como pode usar em seu evento?

  • Pensar grande e longe: a complexidade da projeção é o seu maior triunfo. A tecnologia foi elaborada pensando em superfícies grandes para causar grande impacto com sucesso. Por isso que ao escolher a superfície que ocorrerá a projeção, procure construções grandes assim como os prédios.

Quanto maior a projeção, maior será o efeito e impacto. Por causa da escala da projeção, você também precisa pensar nas distâncias na hora do planejamento. É preciso ter grande espaço entre o projetor e a superfície escolhida, além de garantir que nada no caminho obstrua a luz, assim como árvores;

  • Conhecer o local do evento: é fundamental conhecer o local onde ocorrerá o evento para colher dados a respeito sobre as superfícies onde as imagens serão projetadas durante o evento e, se for possível, é essencial realizar um teste antes do dia do evento, pelo menos um mês de antecedência para garantir que tudo ocorrerá conforme o planejado e sem imprevistos;
  • Criatividade: quando se trata de projeção mapeada é muito importante explorar a sua criatividade que não pode ter limites. Caso tenha alguma dúvida, converse com os profissionais que estão na sua equipe;

Projeção mapeada: o que é e como pode usar em seu evento?

  • Equipe: é muito importante ter uma equipe multidisciplinar para os mesmos possam auxilia-lo no momento do planejamento da projeção mapeada. Quanto mais a sua equipe tiver experiência profissional, maior será a chance de montar uma exibição de sucesso e incrível que ficará para sempre na memória do seu público;
  • Profundidade: conhecida como projeção 3D, ela faz parte do impacto da projeção e tem a capacidade de utilizar o volume da superfície como elemento. Procure fachadas com detalhes arquitetônicos, recortes, chanfros e curvas e faça com que a exibição "abrace" toda a estrutura.

Gostou do artigo sobre como utilizar a projeção mapeada em seu evento? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39324 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...