Um Chá de Bebê...

Tradição popular no Brasil e nos Estados Unidos, este evento ajuda os pais na organização do enxoval de seu bebê.

Publicado em 31/08/2012

Avalie este Artigo
4.8

Uma linda festa onde a futura mamãe e papai recebem presentes para seu bebê que está chegando. Estes presentes podem ser escritos nos convites pessoais, enviados como lista para todos os convidados e, assim, cada um escolhe o que quer dar como seu mimo ou, então, esta lista poderá ser deixada em lojas de bebês ou em lojas virtuais.

Esta é uma tradição popular no Brasil e nos Estados Unidos. No Reino Unido e na França, chás de bebê são uma novidade, recentemente chegada. Algumas pessoas preferem realizar os chás de bebê depois do nascimento, pois acreditam que dar presentes antes do nascimento traria azar. Outros consideram a gravidez um assunto muito pessoal e não realizam nenhuma festa.

Entretanto, até pouco tempo, o chá de bebê era oferecido somente para a futura mamãe, e só as mulheres participavam. Mas hoje em dia, muitas pessoas optam por realizar os chás onde ambos os pais participam, e ainda convidam os amigos homens para participar.

Uma outra mudança é que estes chás de bebê eram dados somente para o primeiro filho, agora são repetidas para cada novo bebê e também para filhos adotivos.

Gastos mil

Todos sabemos que não é fácil bancar todos os custos, ou há quem prefira dizer investimentos, de um filho... Quando o assunto é a chegada de um bebê na família, há de se pensar em tudo!

Itens como berço, trocador, carrinho, mamadeira e enxoval acabam sendo calculados. Mas, e gastos com o parto, por exemplo? Babá, pediatra, vacinas...E, quando a criança cresce? Despesas com educação, lazer, vestuário, brinquedos...ufa, parece não ter fim! E não tem mesmo!

Segundo pesquisas, os gastos durante a gestação sobem cerca de 30%, e só aumentam durante os anos seguintes ao nascimento.

Por essas e outras que consultores sugerem planejar esta doce chegada com pelo menos de dois anos de antecedência e colocar tudo no papel para fugir do endividamento. Separar desejo do que é necessidade é importantíssimo para não se endividar...

Organizando o Chá

Visto como um evento divertido que reúne amigos e amigas da futura mamãe. A festa tem como objetivo comemorar o futuro nascimento e ajudar os papais a completarem o enxoval do bebê...e a ajuda é bem-vinda e bem vista!

Normalmente a partir do sétimo mês de gravidez, as mamães já se preparam para a festa.  Nesta fase o enxoval básico já estará quase pronto e os presentes deverão complementar o que falta.

umadocuraso_176078.jpgFoto: Uma doçura só

Geralmente, a organização fica a cargo de uma amiga mais próxima ou uma parente, que deverá pedir a mamãe uma lista de convidados e uma lista com os itens que faltam no enxoval do bebê. Contratar casas especializadas também é uma boa ideia para quem não dispuser de tempo!

No convite deverá estar o nome do convidado(a), a data e o endereço onde estará a lista de presentes, ou o site. Hoje em dia é desaconselhável escrever no convite o presente que o convidado deverá trazer. O melhor mesmo é deixar que cada um vá até a loja ou site  e escolha o presente conforme seu orçamento.

Já no evento, quem oferece as bebidas como chás, refrigerantes, suco de frutas é até um proseco é, de fato, a anfitriã. Podendo ela mesma oferecer as comidinhas ou então, cada convidado pode levar um prato de doce ou salgado. E, se, por acaso, o dia estiver frio, separar uma caixa de chás aromáticos e uma garrafa térmica com água quente será uma ótima pedida.

Uma ideia que muitas mamães aderem é a de decorar o local com objetos relacionados ao bebê, se souber o sexo.

É claro que as brincadeiras não podem faltar. O chá deve ser animado, portanto, quem estiver organizando a festa deverá escolher algumas brincadeiras para serem feitas.

Algumas sugestões podem ser: Descobrir o presente e quem o trouxe, e quando errar, a mamãe deverá cumprir uma tarefa escolhida pelos convidados, como recitar poemas ou cantar músicas. Outra ideia é escolher entre as convidadas, através de sorteio, umas quatro ou cinco e fazê-las trocar fraldas de bonecas, a que se sair melhor leva um presentinho; calcular o tamanho da barriga da mãe, com um fio de lã, também vale!  Descobrir os ingredientes da papinha em potinho também será divertido.... Agora é só se organizar e cair na alegria de ser mãe!!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39320 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...