9 dicas para conseguir melhores patrocínios para eventos

Para quem se interessa por temas relacionados à organização de eventos, conheça nossas dicas de como conseguir os melhores patrocínios e, assim, poder contar com parceiros de alta qualidade.

Publicado em 25/09/2020

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Conseguir patrocinadores para eventos de qualquer tamanho é uma grande oportunidade para empresas poderem ter mais visibilidade, além de manterem condições de reduzir custos e elevar suas receitas.

Para conseguir os melhores patrocínios é preciso seguir alguns passos para acessar patrocinadores e conseguir convencê-los a respeito da viabilidade econômica do evento e das estimativas de retorno dos investimentos realizados.

Neste artigo, vamos apresentar 9 dicas para ajudar a conseguir melhores patrocínios para eventos.

Entenda o patrocinador e as possibilidades para atrair a parceria

9 dicas para conseguir melhores patrocínios para eventos

Para conseguir melhores patrocínios para eventos é importante considerar alguns fatores que estão relacionados à expectativa dos patrocinadores e aquilo que deve ser proposto para atrair o interesse de quem irá patrocinar seu evento.

Sua empresa deve entender que o patrocinador tem por objetivo principal a associação de sua participação a marcas que tenham uma atuação conforme suas expectativas, vinculando assim de forma positiva o patrocínio que será dado.

Estabelecer o público que irá ao evento e as possibilidades de ganhos para o patrocinador são aspectos que sempre são considerados em um investimento desse tipo e assim devem ser tratados com destaque.

Quanto mais informações forem apresentadas com transparência, mais chances de a empresa se interessar em investir em seu evento.

Nesse aspecto é interessante contar com a colaboração de uma consultoria experiente em orientações sobre a captação de patrocinadores, visando obter mais sucesso nessa empreitada.

Vamos agora às dicas para conseguir melhores patrocínios para eventos.

 

1.      Elabore um planejamento

9 dicas para conseguir melhores patrocínios para eventos

Uma das dicas para conseguir melhores patrocínios para eventos está relacionada à profissionalização e sua gestão, pois quanto mais dados e informações forem levantadas, mais chances têm de conseguir convencer o patrocinador para investir em seu evento.

Um dos principais controles de uma empresa está relacionado a um planejamento feito adequadamente e que possa prever todas as etapas e o cronograma adequado para ser controlado e cumprido.

Esse é um passo anterior à busca pelo patrocinador, porém sem ele a gestão não funcionará e as chances de conseguir o patrocínio serão muito menores.

Incluir no planejamento as metas a ser atingidas, as equipes e a previsão de público são alguns fatores fundamentais como base de todo o restante de um processo estruturado adequadamente e com maior possibilidade de sucesso tanto de patrocínio como de retorno.

Nesse momento pode ser incluída uma lista de possíveis patrocinadores que devem ser relacionados para avaliação interna e posterior contato com base em outras premissas que veremos adiante.

2.      Identifique as opções de patrocinadores

Com base na lista de possíveis patrocinadores, que estarão vinculados ao tipo de evento e público-alvo, é possível estabelecer a busca informações dos patrocinadores, com maior profundidade sobre seus dados, assim como sua avaliação junto ao mercado.

Um exemplo disso é um determinado fabricante de produtos que possui grande interesse dos consumidores.

Trabalhar com a identificação mais aprofundada dos patrocinadores é uma excelente maneira de conseguir melhores patrocínios para eventos e também ter informações importantes para permitir a abordagem de determinada marca.

Lembre que a informação é um item essencial numa negociação e persuasão de uma boa parceria.

3.      Defina os patrocinadores pelo alinhamento à sua marca e valores

Importante para conseguir melhores patrocínios para eventos é que os patrocinadores estejam alinhados aos mesmos valores de sua marca e que possam unir esforços entre ambas as partes com o objetivo de ganhar autoridade no mercado.

Conhecer os patrocinadores traz essa vantagem mais diferenciada e que pode ter grande futuro numa parceria mais efetiva e duradoura.

4.      Defina os parceiros que deseja

Definir um número limitado de patrocinadores é uma excelente forma de ajudar na negociação de patrocínio, pois assim pode dedicar maior atenção a essas parcerias e investir mais tempo em conseguir a atenção e interesse do parceiro.

Tendo uma estratégia mais enxuta de abordagem e concretização de parcerias é uma excelente maneira de conseguir melhores patrocínios para eventos.

5.      Estabeleça cotas de patrocínio

Definir mais de um patrocinador para seu evento é importante, pois assim você poderá estabelecer as cotas de patrocínio de maneira mais vantajosa para que está investindo em seu evento.

Assim, é possível ter sucesso em fechar parcerias e conseguir um retorno maior para cobrir os custos de produção com um maior retorno para sua empresa.

No planejamento e no estabelecimento do orçamento essa definição de cotas pode ser inserida e assim ter maior segurança e assertividade em suas elaborações quanto aos valores e percentuais a ser oferecidos.

6.      Invista na apresentação da proposta de patrocínio

9 dicas para conseguir melhores patrocínios para eventos

Ter uma apresentação de boa qualidade é um diferencial que pode definir ou não um patrocínio.

Dessa maneira, é importante que o evento possa ser entendido com o maior impacto possível dentro das expectativas e dados levantados.

As empresas costumam dar atenção a informações elaboradas cuidadosamente e com pessoas que dominem os assuntos para poderem esclarecer todas as dúvidas e assim transmitir confiança e profissionalismo ao patrocinador.

Informar como a empresa será destacada no evento é uma boa estratégia para despertar o interesse do parceiro.

7.      Trabalhe com um orçamento

O orçamento é peça-chave para qualquer negócio e passa a ser o indicador de tudo o que será realizado.

Manter um orçamento detalhado e que seja acompanhado e cumprido é um grande trunfo numa apresentação ao patrocinador, que irá entender o grau de profissionalismo de sua empresa e seu investimento estará mais seguro e controlado.

8.      Foque no retorno do investimento

O patrocinador terá maior interesse em investir em seu negócio quando for informado do retorno esperado de seu patrocínio.

Esse retorno será buscado desde os primeiros passos de construção do evento como o uso de convites e toda a divulgação, e envolverá ainda as atrações, espaços usados no evento, nas estruturas e outros itens. Assim, a empresa estará sendo lembrada por todo o evento.

Isso certamente trará retorno e deve ser devidamente estimado para a informação destacada que ajudará na decisão do patrocinador.

9.      Defina a metodologia de apuração dos resultados do evento

Apresentar uma solução quanto à medição final dos resultados que o evento teve é uma excelente dica para obter o interesse e o patrocínio que se deseja.

Atualmente, a tecnologia permite medir os resultados de diversas formas, e usar esses recursos será um grande diferencial para seu patrocinador.

 

Conclusão: conseguir melhores patrocínios para eventos

Ao conseguir melhores patrocínios para eventos é possível ganhar muito mais prestígio junto ao mercado e assim ter seus eventos sempre com muito mais interesse por parte de quem irá participar.

Esse processo acaba permitindo que novos patrocinadores também se interessem em investir em sua empresa, e seu crescimento ocorrerá sempre em grande escala.

Aproveite e diga o que achou deste artigo, cujo tema é conseguir melhores patrocínios para eventos; isso é importante para melhorarmos sempre nosso conteúdo sobre assuntos relacionados a eventos.

 


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