Caricaturas que fazem a festa!

A caricatura, de certo modo, é a expressão máxima do indivívuo onde o artista desvenda as impressões que o seu íntimo deixa escapar externamente pela face de cada pessoa.

Publicado em 21/08/2012

Avalie este Artigo

Se quisermos definir o que é uma caricatura poderíamos dizer que se trata de um desenho de personagem da vida real, bem caracterizado, podendo ser políticos, artistas ou você! Sim, pessoas comuns, pais, mães, a vovó, todos podemos estar impressos ou desenhados sob a forma de caricatura. Entretanto, é bom deixar claro que a caricatura não é um desenho exato e perfeito em sua leitura, pelo contrário. É uma técnica que ressalta e exagera as características da pessoa de uma forma humorada e divertida. Também pode, em algumas circunstâncias, acentuar gestos, trejeitos e hábitos bem particulares de cada pessoa.

A caricatura, de certo modo, é a expressão máxima do indivívuo onde o artista desvenda as impressões que o seu íntimo deixa escapar externamente pela face de cada pessoa.

Apenas para ilustrar a palavra caricatura vem do italiano caricare que quer dizer carregar, no sentido de exagerar, aumentando algo em sua proporção.

Festas

Esta arte, agora, permeia as festas e eventos de todos os gêneros. Até em feiras segmentadas ou confraternizações corporativas podemos encontrar artistas criando e expondo as suas criações.

CAFE COMUNICAÇÃO.jpgfoto : caricaturista Netto

Há ainda mais uma novidade incrível! Além de fazer suas caricaturas do modo tradicional, você pode fazê-las ainda on-line, através da internet as caricaturas ganham popularidade e adeptos. E ainda mais podendo, também,  transformá-las em adesivos e decorar ambientes como salas, quartos e escritórios.

Contatando essas empresas ou artistas, você, que gosta da arte, com certeza vai se maravilhar e adorar o seu desenho colorido ou branco e preto, podendo inclusive presentear e surpreender seus amigos e familiares.

O uso de poucos traços, a distorção e o exagero são comuns na caricatura. Os especialistas dizem  que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas.

É bastante comum percebermos a sua utilização nas tiradas políticas e às vezes, esse termo – caricatura - pode ainda ser usado como sinônimo do ‘grotesco’, ‘bizarro’ onde a  imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais do desenhado.

Outras empresas do segmento conseguem ir além e trabalhar com caricaturas sobre iPad, em papel A3 e A4 preto e branco ou colorido, com estampas em camisas, canecas, squezees, chinelos, em camisas aerografadas, fazem também encomenda de noivinhos, brindes e presentes estampados. Geralmente são caricaturas digitais finas por encomenda, podendo até chegar ao cliente via email, com entrega do arquivo digital em alta definição para convites, banners, e outros usos. As caricaturas são muito realistas, sem distorção, belas e de bom gosto.

caricaturistasrj_165660.jpgFoto: caricaturistas rj

 

No futebol

E para que gosta e é torcedor corintiano agora tem um motivo a mais para celebrar com seu time. Recentemente o clube anunciou o lançamento de copos com caricaturas do elenco campeão da Copa Libertadores.

Toda a coleção foi confeccionada em parceria com a empresa Mdbbrasil, contando com o traço do caricaturista renomado Gonza Rodriguez. Os primeiros homenageados foram Ralf, Paulinho, Emerson e Chicão. Numa segunda etapa: Danilo, Cássio e o técnico Tite também foram homenageados. O último copo trará o desenho da taça conquistada.

A venda dos copos já teve início nas lojas da rede Poderoso Timão. E em breve estarão disponíveis também na ShopTimão, loja oficial do Corinthians na internet.

Cursos

Em Curitiba (PR) há cursos de Caricatura com o objetivo de qualificar o aluno para o desenvolvimento do olhar do caricaturista, como também o olhar do humor analítico e satírico.

O aluno se inicia nas técnicas de desenho para a caricatura com estudos a partir de referências e exercícios teórico-práticos com base na realidade. Esses cursos preparam o aluno para trabalhar seja como caricaturista pessoal ou chargista interpretando os fatos da realidade e do cotidiano de uma maneira crítica e bem humorada.

No Complexo Cultural Solar do Barão (Fundação Cultural de Curitiba), no centro da cidade, há o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura, o Museu do Cartaz e a Gibiteca, além de salas de exposições, auditório e ateliês de cursos. A Gibiteca, inaugurada em 1982, é pioneira no País e desenvolve exposições, concursos de histórias em quadrinhos, cartuns e caricaturas, feiras e oficinas de criação. Tem mais de 10 mil filiados e um acervo de 45 mil exemplares.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39621 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...