Como organizar um evento perfeito: pensar no público-alvo

Um evento precisa do seu público principalmente quando sua finalidade é a de vender o seu produto ou serviço. Mas como organizar tudo e ainda ser atraente ao público-alvo? Confira dicas sobre como organizar o evento perfeito, focando no público-alvo.

Publicado em 22/06/2020

Avalie este Artigo
5

A organização de um evento passa por diversas etapas que, se forem bem realizadas, garantem o sucesso do evento, do início ao fim. Mas, como organizar um evento perfeito? Uma das dicas mais importantes é pensar no público-alvo, o que iremos falar sobre nesse artigo.

Organização de eventos: etapas importantes

Todo tipo de evento, desde festas de aniversário até mesmo empresariais necessitam de um bom planejamento e organização. Algumas das etapas de como organizar um evento perfeito são:

  • Orçamento: valor que será gasto com toda a organização do evento, desde o seu planejamento até a conclusão. É muito importante também ter um valor guardado para se prevenir caso ocorra algo, como a falta de algum item da decoração;
  • O objetivo do evento: qual é o objetivo do seu evento? Festa de aniversário, casamento, evento empresarial, acadêmico ou show? É muito importante ter o objetivo em mãos, pois também ajuda a pensar no público-alvo;
  • A infraestrutura: qual será o espaço que ocorrerá esse evento? Uma chácara, no campo ou um salão de festas? Ao ar livre ou local fechado? Essa etapa ajudará a definir a quantidade do seu público e o tamanho do local do evento (que deve ser o suficiente e o mais confortável para comportar a quantidade de pessoas);
  • Equipe de organização: é muito importante para organizar um evento perfeito ter uma equipe e que cada um seja encarregado sobre uma área da organização para garantir que tudo ocorra tudo conforme o que foi planejado. Por exemplo, uma pessoa precisa ser encarregada em escolher e entrar em contato com os fornecedores (decoração, buffet, iluminação, brinquedos infláveis, música, estrutura e equipamentos);
  • Divulgação: para todo tipo de evento a divulgação é muito importante. Qual será a sua estratégia de divulgação? A dica de como organizar um evento perfeito é explorar vários canais de comunicação, desde cartazes e até mesmo utilizar a tecnologia a seu favor, como as redes sociais. Nesse momento, é muito importante ser criativo para chamar a atenção principalmente do seu público-alvo.

O que é público-alvo?

Como organizar um evento perfeito: pensar no público-alvo

O público-alvo são aqueles que compõem o perfil de consumidores, que têm interesse em um determinado assunto. Por exemplo, pessoas que adoram ir a um show se interessarão em eventos desse estilo. É para o público-alvo que se volta o foco das ações de vendas e de marketing.

Ao pensar no público-alvo, muitas pessoas acabam confundindo esse termo com clientes. Nem todos aqueles que fazem parte desse público são clientes de fato, pois ainda não realizaram uma compra ainda. Pode-se dizer que o público-alvo é muito mais abrangente.

Pensar no público-alvo e como definir o seu não tem segredos, porém é preciso pesquisar muito sobre os que deseja atingir e atrair. Os pontos mais importantes para a definição do seu público-alvo são: gênero, faixa etária (será um evento para crianças, adolescentes ou adultos?) e hábitos de consumo.

Para a definição do seu público-alvo, é muito importante também conhecer o mercado para assim encontrar as oportunidades e opções que o público tem acesso. Procure como a concorrência atua, qual é a forma do seu atendimento, quais canais de comunicação são utilizados e a forma de linguagem utilizada. Conhecendo bem o mercado que quer atuar fica bem mais fácil a definição do seu público-alvo.

Como organizar um evento perfeito: atraindo o seu público

Ao pensar no público-alvo, é preciso saber como atraí-los. Abaixo, listamos as melhores dicas de como atrair o seu público-alvo. Confira:

Falar diretamente com o público-alvo

Se deseja ampliar a quantidade de seus clientes, a melhor forma é falar diretamente com o seu público-alvo utilizando a sua língua. Atualmente, o consumidor não se interessa mais por propagandas generalistas, ele apenas se interessa em uma marca quando encontra as respostas para as suas perguntas e quando se identifica com a filosofia da sua marca.

Conhecer seu público

 

Como organizar um evento perfeito: pensar no público-alvo

É muito importante conhecer o seu público-alvo além de falar diretamente com eles. É fundamental saber onde eles estão exatamente, seus gostos, seus problemas e necessidades e de qual forma o seu negócio pode auxiliar de forma eficaz do que seu concorrente.

Criar uma boa imagem na internet

Como organizar um evento perfeito: pensar no público-alvo

Independente do que a sua marca oferece, o cliente sempre pesquisa na internet referências, preços e reputação de cada marca. Então, para você que deseja atrair o seu público-alvo, é preciso criar uma boa imagem, sendo transparente a fim de conseguir chamar a atenção deles.

Para isso, é preciso utilizar as estratégias do marketing digital. Uma das estratégias é o marketing de conteúdo, em que você deve oferecer um conteúdo interessante ao seu público, como vídeos, e-books e podcasts. Com isso, ganha-se uma boa reputação e torna-se uma referência no mercado.

Outra dica são as redes sociais, onde todas as pessoas estão concentradas. Ofereça conteúdos relevantes, demonstre que está preparado para atender a todos os tipos de interações.

O que também não pode faltar são os anúncios que podem ser feitos com o Google AdWords, por exemplo. Essa é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente em que suas postagens podem ser patrocinadas em outras redes sociais. Outra dica é buscar contato com perfis influentes que possam ajudar na divulgação, o que ajuda muito na atração de público para seu evento.

Realização de pequenos eventos

Outra dica para atrair seu público-alvo é realizar pequenos eventos antes do grande dia, assim como workshops gratuitos. Esses pequenos eventos influenciam os participantes a buscar conhecer ainda mais a sua marca e cria uma boa expectativa para o grande dia.

Estabeleça patrocínios e parcerias

Ter patrocínios e parcerias é ter um elo de propagação dos ideais, valores e cultura do seu evento. É muito importante, para a escolha de patrocinadores e parceiros, conhecê-los e tomar todos os cuidados antes de fechar qualquer tipo de contrato para evitar imprevistos ou frustrações.

 

Gostou do artigo sobre como organizar um evento perfeito focando no público-alvo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39770 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...