Artigo oferecido por:

Doces Modelados Encantadores Tutorial da Massa

Publicado em 02/12/2009

Avalie este Artigo
4.7
 
 
Encantamento é a palavra que melhor exprime a reação de uma criança e, confesso, de um adulto, ao ver um doce modelado de bichinho, do seu personagem predileto ou de um delicado vasinho de flôres. Esse tipo de docinho decorado também prima por agradar o mais exigente dos paladares.
 
As doceiras trazem um portfólio extenso de opções: brigadeiro, marzipan, doce de leite em pó entre outros. As modelagens ficam por conta do talento ou da persistência de cada um.
 
Contate uma dessas talentosas profissionais para encomendar os doces que certamente irão abrilhantar sua festa ou faça você mesmo e descubra aptidões jamais imaginadas.
 
Esse docinho é fácil de fazer e os docinhos modelados ficam lindos:
 
Receita
 
1 lata de leite em pó
a mesma medida da lata, menos 3 dedos, de açúcar de confeiteiro
leite de coco até soltar das mãos, mais ou menos 100ml
Corante alimentício em gel em cores variadas
 
Misture tudo até ficar homogêneo. Mexa bem a massa com as mãos, essa parte dá um pouquinho de trabalho. O ponto certo é quando a massa ainda está dura mas soltando da mão. Modele uma bolinha e veja se ela permanece estável. Esta é o ponto certo. Cuidado ao acrescentar o leite de coco. Vá pingando aos pouquinhos, se for demais, a massa fica oleosa e macia demais. A massa deve descansar por 6 horas, dentro de saco plástico apropriado para alimentos, antes de receber o corante.
 
Pra tingir a massa, divida-a em pequenas porções, de acordo com as cores que precisará para modelar os seus docinhos. Use a ponta de um palito de dente para acrescentar o corante a cada porção. Cautela com o corante! Vá acrescentando aos pouquinhos, até dar o tom que você quer. Deixe a massa tingida em repouso por 20 minutos para firmar a cor antes de utilizar.
O corante correto a ser utilizado é o gel. Se usar o líquido, a receita perde o ponto de modelagem.

 Depois de tingidas as porções é fácil. Aí começa a verdadeira brincadeira e o trabalho artístico propriamente dito.

A validade dos docinhos é 7 dias entre 5°C e 20°C.

Depois de prontos, os docinhos podem ser congelados por até 3 meses. Para descongelar, os docinhos devem permanecer no mesmo recipiente onde foram congelados, fechados, por 3 a 4 horas em temperatura ambiente, e só então devem ser abertos (importante senão melam). Depois de descongelados, não podem ser novamente congelados.

Dicas:

  Enquanto modela ou tinge, mantenha a massa do doce sempre guardada em sacos plásticos apropriados para evitar ressecamento.

♥  Compre corantes gel nas cores primárias (azul, vermelho e amarelo), branco e preto. Misture essas cores entre si e obtenha todas as cores de uma paleta.

Ex:       azul + amarelo = verde

vermelho + verde = marrom

vermelho + azul + branco = lilás

  Lembre-se de ir colocando as cores aos poucos, em pequenas quantidades, porque é mais fácil escurecer a cor da massa do que clareá-la.

 

 

 


Artigo criado por: Doces e Bolos Decorados para Festa Infantil

Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39621 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...