Nove dicas para realizar eventos para adolescentes

Se você tem interesse em conhecer mais sobre detalhes de organização de eventos, este artigo abordará dicas sobre como realizar eventos de sucesso para adolescentes, faixa etária bastante exigente quando o assunto é assegurar sua diversão.

Publicado em 29/04/2022

Avalie este Artigo

Eventos devem ser bem planejados e executados com qualidade para que possam alcançar resultados satisfatórios, além de uma avaliação positiva dos participantes.

Porém existem algumas características para cada tipo de evento que devem ser cuidadosamente conhecidas para que sejam adotados procedimentos que o valorizem e atendam às expectativas dos participantes.

Dentre esses tipos, os eventos relacionados aos adolescentes requerem uma atenção específica, em função de características de segurança , assim como as exigências de controles que essa faixa etária requer.

Com medidas preventivas e adequadas, é possível realizar um evento de qualidade e bem avaliado para adolescentes.

A seguir, vamos apresentar nove dicas para realizar eventos para adolescentes e conseguir sucesso.

1.      Defina a faixa etária dos participantes

Nove dicas para realizar eventos para adolescentes

Uma necessidade para realizar eventos para adolescentes é estabelecer o tipo de evento por faixa etária.

Conforme a definição constante do Estatuto da Criança e do Adolescente, a faixa etária de um adolescente está compreendida entre 12 e 18 anos de idade.

Nesse aspecto, é importante estabelecer critérios para atender esses jovens dentro de suas características de compreensão e maturidade e considerar eventos tomando como base esse tipo de avaliação.

Dessa maneira, é possível organizar eventos distintos, com limitação de idade para acesso e disponibilização de atrações dentro desses limites.

Considerar apenas a classificação de adolescentes não é o ideal, pois comporta um intervalo bem diverso de idade e de maturidade.

2.      Estabeleça um roteiro de atrações

Nove dicas para realizar eventos para adolescentes

Ao realizar eventos para adolescentes, é fundamental que sejam escolhidas as atrações que mais são priorizadas pelos adolescentes.

Assim, é possível contratar artistas, músicos e DJs que atendam a cada estrato de adolescentes, causando mais motivação para participarem no evento.

Bandas jovens e atrações internacionais são bastante requisitadas por esses públicos e devem ser consideradas de acordo com o sucesso e com o tipo de evento que será realizado.

Divulgar as atrações do evento de forma antecipada contribui para gerar interesse e participação.

3.      Estimule a participação com divulgações nas redes sociais

Nove dicas para realizar eventos para adolescentes

Para realizar eventos para adolescentes que tenham sucesso e adesão, é necessário que eles sejam divulgados por meio de ferramentas de comunicação mais utilizadas pelos jovens adolescentes.

Nesse caso, as redes sociais se tornam imbatíveis, mas devem ser escolhidas adequadamente aquelas que atingem esse público. Para isso, as mais indicadas são: Instagram, Meta, TikTok e Twitter.

Podem ser utilizados, ainda, recursos de WhatsApp e outros canais que possam contribuir para ampliar a divulgação.

Porém, todos os usos devem ser adequadamente atualizados de forma habitual e com conteúdos específicos para atrair a atenção dos adolescentes.

4.      Faça parcerias com influenciadores digitais

Realizar eventos para adolescentes está diretamente relacionado a manter uma quantidade suficiente de participantes para que o evento seja rentável.

Dessa maneira, a escolha de divulgação maciça deve ser uma prioridade como forma de ampliar o conhecimento sobre a realização e os diferenciais do evento.

Recorrer a influenciadores digitais é uma excelente maneira de conseguir divulgar o evento e obter mais adesão de participação quando for realizado.

Existem diversos tipos de influenciadores que atuam em segmentos específicos e com grandes quantidades de seguidores, assim, os jovens estarão mais motivados a participarem dos eventos.

5.      Escolha o local adequado e invista na decoração mais apropriada

As estratégias de divulgação são importantes, mas nada disso basta se, ao realizar eventos para adolescentes, a organização e a preparação do evento tiverem problemas que possam impactar a qualidade apresentada no dia de sua realização.

Dessa maneira, é importante tratar com muito cuidado e atenção os detalhes do evento, como locais onde ocorrerão, como salões de festas  e espaços específicos, cuidados com a decoração, qualidade da imagem e de recursos especiais, como máquinas de fumaça em alguns tipos de eventos etc.

6.      Estabeleça as regras do evento

Importante estabelecer claramente as regras permitidas e proibidas no evento, para que se possa realizar eventos para adolescentes com mais segurança e transparência quanto ao que se esperar dos participantes.

Esse cuidado é fundamental para evitar problemas e conflitos ou gerar expectativas que não serão concretizadas por parte dos participantes.

Estabelecer limites é necessário para se ter um ambiente de boa convivência e respeito, permitindo que a diversão e a descontração possam ser instrumentos de alegria.

7.      Defina os controles de segurança e de acesso ao evento

Eventos de adolescentes requerem muitos cuidados para evitar que riscos se concretizem. Assim, é importante adotar medidas para manter a integridade dos participantes e atuar em situações que possam trazer danos.

Um dos aspectos fundamentais para minimizar eventuais problemas no transcorrer dos eventos é um controle rígido de acesso ao evento.

Não abrir exceções e nunca aceitar venda de ingressos acima da capacidade do local onde será realizado o evento é fator fundamental para manter a segurança.

8.      Controle o consumo de bebidas não autorizadas

Bebidas alcoólicas em eventos para adolescentes não são permitidas. Porém na faixa limite de 18 anos pode ocorrer a entrada irregular de bebidas, já que muitos jovens começam a experimentar a ingestão de álcool muito cedo.

Essa é uma constatação e deve ser bem monitorada para que se evitem problemas e ocorrências de danos à saúde dos jovens que participam desses eventos.

Além disso, pode ocorrer que acompanhantes mais velhos procurem adquirir essas bebidas no local, por isso, a proibição de comercialização deve ser adotada, visando evitar riscos.

Essa restrição deve ficar clara nos convites e nas divulgações do evento para que não ocorra surpresas e inconvenientes no momento da realização do evento.

9.      Defina os horários de duração do evento

Estabeleça e divulgue os horários de início e fim do evento e não extrapole esses horários, cumprindo-os com bastante controle.

Verifique a tolerância de horário junto aos órgãos governamentais de sua região para evitar danos e contratempos no momento da realização do evento.

Considerações finais sobre realizar eventos para adolescentes

Importante, ao realizar eventos para adolescentes, que alguns aspectos sejam adequadamente planejados, que são cuidados a serem adotados para essa faixa etária.

Assim, estará mantendo eventos de qualidade e com um destaque para a marca que organizou esse tipo de evento, consolidando seu prestígio e reconhecimento junto aos concorrentes.

Deixe um comentário com sua opinião sobre realizar eventos para adolescentes.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39790 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...