Quais as 9 melhores festas juninas do Brasil?

O mês da festa de São João chegou! Está querendo aproveitar as festas que ocorrem no país todo? Qual será seu destino para aproveitar e se divertir muito? Confira as nove melhores festas juninas do Brasil!

Publicado em 24/06/2019

Avalie este Artigo

Você gosta de festas temáticas de junho e julho? Sabe quais são sua origem e história? Como são organizadas? Neste artigo falaremos tudo sobre festa junina e quais são as nove melhores festas juninas do Brasil.

A origem da festa junina

As festas juninas são celebradas no Brasil desde, pelo menos, o século XVII e são consideradas como a segunda maior comemoração depois do Carnaval. A festa possui origem no culto aos deuses pagãos, porém sofreu influências católicas e atualmente possui forte relação com os santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro.

As festas já eram típicas na Europa e os portugueses trouxeram ao nosso país e aos poucos foram se misturando com elementos do interior do Brasil. Danças, comidas típicas e decorações como bandeirinhas são uma junção de partes da cultura européia, africana e indígena.

As comidas típicas de festa junina são a base de milho, assim como o bolo de milho, pipoca, canjica, curau e pamonha. Há também outras comidas como o pé de moleque, paçoca, maçã do amor e cachorro quente. Já as bebidas são quentão e vinho quente.

Além das comidas e bebidas típicas de festa junina, também há brincadeiras que ocorrem durante o evento assim como o correio elegante, casamento caipira, pescaria, cadeia, pula a fogueira, pau-de-sebo, entre outros.

Como organizar festa junina?

A primeira coisa ao organizar uma festa junina é ter um planejamento para minimizar possíveis contratempos. Nesse planejamento você precisa deixar tudo anotado e organizado em uma planilha, com todas as informações como orçamento, equipes, fornecedores, etapas de organização e contatos. Lembre-se de determinar cada tarefa para as equipes!

O próximo passo é escolher qual será o seu público (crianças, jovens, adultos ou família). Depois disso, é preciso escolher o local, data e horário que ocorrerá o evento para assim informar aos possíveis participantes detalhes sobre a festa. Logo é a vez de contratar fornecedores assim como a decoração e estrutura, iluminação, alugar mesas e cadeiras, alugar brinquedos infantis, contratar equipes de segurança, Buffet, equipe de limpeza, músicos, bandas, trios ou DJ e assim divulgar o evento.

Quais as nove melhores festas juninas do Brasil?

Abaixo, listamos as nove melhores festas juninas do Brasil. Confira:

1.       Sítio São João – PB

 Quais as nove melhores festas juninas do Brasil?

Em Campina Grande, na Paraíba, ocorre uma das melhores festas juninas do Brasil. A festa ocorre em um sítio, semelhante a uma vila de mais de um século atrás. Nesse lugar é possível ver três tipos de engenho de cana em funcionamento, uma grande palhoça onde ocorre shows folclóricos e arrasta-pé, uma casa de farinha, casa de taipa, difusora, roçados, currais, igrejas e tipografia. É possível encontrar as comidas e bebidas típicas em uma praça de alimentação dentro do espaço.

2.       Arraial no distrito de Santana do Riacho – MG

Este distrito está localizado em Minas Gerais e tem mais de 300 habitantes, situado em uma Área de Preservação Ambiental. O arraial é bem tradicional e tem como paisagem trilhas, grutas, cachoeiras e sítios arqueológicos. A festa junina é um momento raro para estar em sintonia com os costumes do interior de Minas Gerais e o meio ambiente.

3.       Trem do Forró – PE

Seguindo do centro do Recife até Cabo de Santo Agostinho, o Trem do Forró é uma das melhores festas juninas do Brasil, todo decorado com elementos típicos, onde cada vagão se apresenta um trio de forró. Quando chega a Cabo de Santo Agostinho, é possível apreciar a culinária nordestina com um cardápio diversificado, que vai do arrumadinho de feijão-verde, picado de bode, pamonha, entre outras iguarias.

4.       Festa junina gaúcha – RS

No Rio Grande do Sul, as festas juninas preservam os trajes típicos do estado, assim como o chapéu de feltro e bombacha em vez da roupa remendada e chapéu de palha. As comidas são batata-doce, galinha frita assada com arroz, pinhão, pipoca, amendoim, canjica e doces campeiros. Além disso, ocorrem danças tradicionais, como balaio, pezinho e o maçanico (fandango).

5.       São João de Caruaru – PB

Quais as 9 melhores festas juninas do Brasil?

Disputando com Campina Grande o título de maior Festa Junina do Mundo, a festa São João de Caruaru é uma das melhores festas juninas do Brasil. Na festa ocorrem quadrilhas com até quatro mil pessoas, comidas típicas, forró e desfiles que lotam o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no Centro, e o bairro Alto do Moura. A festa de Caruaru inicia-se em maio e vai até o final do mês de junho.

6.       Forró Caju – SE

Uma das melhores festas juninas do Brasil ocorre no Centro e na orla de Aracaju. No Centro ocorre o Forró Caju, com shows de grandes nomes da música brasileira e artistas regionais, e na orla de Atalaia ocorre o Arraial do Povo, uma cidade que se assemelha a uma vila no interior.

7.       Festa Junina de Salvador – BA

Quais as 9 melhores festas juninas do Brasil?

Na capital de Salvador é onde ocorre uma das melhores festas juninas do Brasil. Nessa festa ocorre uma programação diversificada de shows e festejos típicos de São João. São mais de cem shows gratuitos no Subúrbio Ferroviário e no Pelourinho, e toda a cidade é decorada com intervenções artísticas inspiradas na cultura popular da Bahia.

8.       Cidade Junina – PI

Em Teresina, capital do Piauí, ocorre uma das melhores festas juninas do Brasil, a Cidade Junina. Essa festa atrai quase 200 mil pessoas, ocorrem mais de 40 shows musicais e 25 grupos de quadrilhas que se apresentam e concorrem ao título de melhor do ano. Além disso, há trios elétricos, casamento comunitário, apresentações de humor e feira de artesanato e ainda há uma praça de alimentação com comidas típicas da região.

9.       Bumba meu boi – MA

Uma das melhores festas juninas do Brasil é a Bumba meu boi, que ocorre em São Luís, Maranhão. Grupos folclóricos de todo o estado se encontram nas ruas a partir do dia 13 até 30 de junho para contar a história da escrava Catirina e seu marido, que necessitam ressuscitar o animal que haviam matado. Os grupos se apresentam em volta de bois coloridos em um festival com muitas danças e ritmos.

Gostou do artigo sobre quais são as melhores festas juninas do Brasil? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39599 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...