Saiba quais as 8 principais modalidades de eventos corporativos

Organizar um evento pode ser algo bem complicado, quando não se sabe qual será o seu objetivo e estilo. Quer saber quais são os tipos de eventos corporativos que existem? Confira as principais modalidades de eventos corporativos da atualidade.

Publicado em 01/04/2019

Avalie este Artigo

Há diversos tipos de eventos corporativos que, muitas vezes, acaba sendo difícil diferenciá-los. Com isso, nem sempre é fácil escolher aquele que atenda às necessidades da sua empresa. Você conhece e sabe quais são os principais? Neste artigo, falaremos tudo sobre o assunto e citaremos as 8 principais modalidades de eventos corporativos.

Organização de eventos corporativos

Ao organizar um evento, até mesmo corporativo, o ideal é, primeiramente, estabelecer o orçamento, e para isso deve-se montar uma planilha contando com detalhes (custo, verba disponível, fornecedores e seus preços etc.). A dica é fazer tudo com antecedência para evitar imprevistos.

Depois, é preciso escolher o espaço que ocorrerá o evento, visitar o local para conhecer e saber se a estrutura e o tamanho são ideais para realizar o tipo de evento e receber os participantes.

Além da decoração do local, é essencial estabelecer se o evento precisará de um buffet, se terá a presença de crianças (para assim alugar brinquedos infláveis), contratar uma equipe de segurança, convites para os participantes, entre outros itens importantes.

Montar um plano de comunicação é fundamental para divulgar o seu evento e chamar a atenção do público-alvo. A dica é realizar a divulgação em redes sociais e até e-mails personalizados. Lembre-se de informar todos os detalhes sobre o evento!

No dia do evento é essencial verificar se tudo está conforme o planejado. Monte uma equipe para ajudar na recepção dos convidados, faça uma vistoria detalhada do ambiente e verifique se os equipamentos estão funcionando bem para evitar qualquer problema. Já no pós-evento, a dica é saber se as pessoas gostaram, faça uma pesquisa e descubra a opinião de cada um dos participantes. Com essas opiniões, você saberá o que eles mais gostaram e o que não gostaram para assim fazer melhor no próximo evento.

Eventos corporativos

Saiba quais as 8 principais modalidades de eventos corporativos

Os eventos corporativos são uma ótima maneira de estreitar o relacionamento com fornecedores, clientes, funcionários e empresas. O mercado de eventos no Brasil vem crescendo cada vez mais, e as empresas descobriram que isso pode ser uma ferramenta que traz diversas vantagens, além de ser eficiente na comunicação e no marketing de relacionamento.

8 principais modalidades de eventos corporativos

Abaixo, listaremos as oito principais modalidades de eventos corporativos. Confira:

1.       Congresso

Uma das principais modalidades de eventos corporativos é o congresso. Ele costuma ocorrer durante alguns dias ou até mesmo semanas. Durante a programação, diversas atividades podem ser exploradas, como debates, palestras, exposições, simpósios e mesas-redondas. Outra característica desse tipo de evento corporativo é que normalmente são anunciados como regionais, nacionais ou internacionais, o que permite dar uma ideia do alcance e da importância da realização.

2.       Brainstorming

Saiba quais as 8 principais modalidades de eventos corporativos

O brainstorming é um tipo de evento corporativo realizado por meio da estimulação livre da mente dos participantes, onde ocorre a troca de ideias com vista à solução de problemas. Um grupo de pessoas é orientado a emitir ideias sobre um assunto, que vão sendo trocadas e desenvolvidas sem juízo prévio de valor.

3.       Confraternização

A confraternização é uma das principais modalidades de eventos corporativos que ocorre normalmente para o público interno das empresas, porém podem envolver parceiros e fornecedores, dependendo de seu objetivo e dos recursos disponíveis. As confraternizações têm um potencial motivacional fundamental e servem para integrar as equipes. Há diversos motivos para organizar as confraternizações, desde a comemoração do aniversário da empresa até o cumprimento de metas anuais.

4.       Palestras

As palestras são eventos corporativos de curta duração que tem como objetivo discutir um tema específico com o público-alvo. Pode ser tanto para colaboradores internos quanto para um nicho específico de interesse em comum. As palestras não precisam abordar assuntos associados ao setor da empresa, podendo se voltar a questões de sustentabilidade e até mesmo motivação.

5.       Fórum

O fórum é uma das principais modalidades de eventos corporativos que se destaca pela participação bastante ativa da plateia. É um evento semelhante à palestra, pois tem curta duração e busca abordar um tema exclusivo. Alguém habilitado pode moderar, expor o tema e organizar a participação de cada um que deseja se expressar, garantindo um debate livre com o objetivo de facilitar a tomada de decisões por meio das conclusões das ideias, dos comentários e das críticas feitas pelo público.

6.       Mesa-redonda

Uma das principais modalidades de eventos corporativos é a mesa-redonda, um encontro que ocorre em um curto período com o objetivo de fazer com que os especialistas sobre um assunto específico criem debates sobre questões associadas ao tema. Esse debate pode ser realizado por um coordenador que orienta durante a discussão, evitando que as discussões saiam do controle.

7.       Feiras

As feiras são uma das principais modalidades de eventos corporativos de grande porte, inclui diversos tipos de empresas associadas a um mesmo setor e contam com um fluxo maior de público durante os dias do evento. Dessa maneira, as feiras são ótimos espaços para quem deseja adquirir novos contatos profissionais, sejam eles clientes ou fornecedores.

Além disso, as feiras são uma ótima oportunidade para trocar experiências com outros profissionais do mesmo ramo e divulgar novos produtos e/ou serviços. Ainda podem contar com workshops e palestras para capacitar os participantes. Um grande exemplo é a Beauty Fair, que ocorre anualmente na cidade de São Paulo e é voltada para a área da beleza, reunindo empresas de cosméticos, maquiadores e salões.

8.       Convenções

Saiba quais as 8 principais modalidades de eventos corporativos

As convenções são eventos corporativos semelhantes aos congressos, portanto, permitem maior interação e envolvimento com o público. Elas são utilizadas para promover encontros entre colaboradores de uma empresa, como profissionais de tecnologia ou vendas. Além disso, é comum ocorrer encontros de entidades políticas, empresariais e religiosas com assuntos e interesses em comum.

 

Gostou do artigo sobre as principais modalidades de eventos corporativos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39679 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...