9 principais habilidades de produtor de eventos de alto nível

Você sabe o que faz um produtor de eventos? Quais são as suas principais habilidades para ser um bom profissional na área? Confira nesse artigo tudo sobre produtor de eventos e as habilidades que o tornam um profissional de alto nível.

Publicado em 19/09/2018

Avalie este Artigo
3

Você sabe o que faz um produtor de eventos? Sabe o que é organização de um evento? Nesse artigo falaremos tudo sobre produtor de eventos e quais são as principais habilidades de produtor de eventos de alto nível.

Organização de eventos

Organização de eventos é a parte principal para executar o que foi planejado e garantir que tudo ocorra conforme foi estabelecido para obter sucesso no final do evento. A organização é importante para todos os tipos de eventos como, por exemplo, festivais de música, festas como formaturas, casamentos, aniversários, entre outros. A organização inclui diversos passos, como a definição de orçamento para saber quais serão os gastos e onde o dinheiro será investido, e como estabelecer a equipe para colaborar com seu trabalho.

Produtor de eventos

O produtor de eventos é um profissional que possui o conhecimento sobre como planejar e organizar um evento da forma correta para garantir que  ocorra como planejado e com sucesso.

É esse profissional que verifica se todas as etapas foram realizadas. Além disso, o produtor de eventos possui planos de emergência caso ocorra algum imprevisto, fazendo com que os participantes nem percebam o que ocorreu de errado.

Principais habilidades de produtor de eventos de alto nível

Abaixo listamos as nove principais habilidades de produtor de eventos de alto nível. Confira:

1.       Ser organizado

 

9 principais habilidades de produtor de eventos de alto nível

Uma das principais habilidades de produtor de eventos é ser organizado! É nesse ponto do trabalho que está toda a base para o êxito, já que o produtor de eventos lida com diversas tarefas e pessoas. É muito importante contar com a ajuda de ferramentas, como agendas e planilhas.

Trabalhar com a contratação de vários serviços exige que o produtor seja meticuloso e não deixe passar nenhum erro. Também é recomendado elaborar um checklist, pois isso auxilia durante todo processo de planejamento do evento. E não deixar faltar comidas – sejam doces ou salgadosbebidas e afins.

2.       Saber negociar

A negociação é uma das habilidades mais importantes para um produtor de eventos, pois ele precisa procurar bons fornecedores e não ter medo de pedir possíveis descontos nos preços. O produtor de eventos precisa saber utilizar argumentos que convença o fornecedor de que o desconto seja vantajoso para ele, já que você poderá indicá-lo para outras produções ou então pode até mesmo aparecer como um dos patrocinadores do evento.

Imagine só: o cliente quer um topo de bolo exclusivo, mas isso estoura seu orçamento. Como agir? Negociando com o fornecedor e construindo networking, pois assim você consegue preços melhores.

3.       Versatilidade

Ser versátil é mais uma das principais habilidades de produtor de eventos, pois esse profissional está sujeito a produzir diversos tipos de eventos, como comemorações, entretenimento, corporativos, entre outros.

Além disso, o trabalho demanda executar diversas tarefas. A versatilidade deve ser uma das habilidades mais fundamentais e deve estar em conjunto com a flexibilidade, já que imprevistos podem ocorrer e nesse momento é preciso ter um tipo de "plano B".

4.       Ser criativo

 

9 principais habilidades de produtor de eventos de alto nível

Ser um profissional criativo é outra das habilidades de produtor de eventos. Um produtor que usa a sua criatividade sempre consegue sair do tradicional e estabelecer novas ideias. Isso faz com que o evento produzido por ele seja diferente e chame a atenção.

A criatividade pode ser direcionada para várias áreas, assim como a divulgação. Porém, para ser criativo é muito importante ser um profissional que se mantém atualizado sempre. Converse com as pessoas da área e procure se informar sobre as grandes tendências, participe de conferências, palestras e cursos que ajudam a estimular a sua criatividade.

Estude tudo o que o mercado tem para oferecer, justamente como forma de oferecer diferenciais, como um toque autoral na decoração ou em um DJ especial, por exemplo.

5.       Liderança

Outra das principais habilidades de produtor de eventos é saber agir como um líder. O profissional precisa saber explicar para a sua equipe como o evento ocorrerá, o que deve ser feito e evitado. É muito importante fazer com que todo o time se sinta à vontade com as suas funções e ao mesmo tempo poder cobrar por elas. Uma boa liderança faz toda diferença para que o evento ocorra sem problemas.

6.       Manter-se constantemente atualizado

Manter-se atualizado e sempre ligado nas novas tendências é mais uma das habilidades de produtor de eventos. Para ser um bom profissional é preciso estar na frente de outros produtores e para isso você pode procurar cursos específicos da área, palestras e workshops.

Além disso, você pode também ler muito sobre a área de eventos, procure entender tudo sobre administração, o que os jovens andam ouvindo, procurar por tecnologias que ajudam a facilitar a divulgação de um evento e sempre procure acrescentar coisas positivas ao seu trabalho.

7.       Ter disposição

Mais uma das importantes habilidades de produtor de eventos é ter disposição! Quando se escolhe ser um produtor de eventos, o expediente fora do horário comercial vem no "pacote". Acompanhar o andamento de cada produção a qualquer momento, além de ser solicitado durante um evento inteiro para resolver problemas, são coisas que fazem parte da rotina de um produtor de eventos.

Por isso, é muito importante ter disposição para evoluir e adquirir bons resultados na carreira. Procurar evitar problemas ao máximo é um dos pontos mais importantes para possibilitar maior foco e sucesso no evento. A dica é utilizar plataformas de gestão especificas para a produção de eventos para você não se atrapalhar e confundir um evento com o outro, por exemplo.

8.       Rede de contatos

 

9 principais habilidades de produtor de eventos de alto nível

 

Os contatos são essenciais para conseguir tudo, desde bons artistas, fornecedores, grandes públicos a até mesmo ter acesso aos melhores locais. A dica aqui é fazer o seu networking e, para isso, você deve conhecer as pessoas da sua área; procure ter interesse sobre o que elas têm a dizer, peça indicações, convide-as para os seus eventos, enfim, cada novo contato pode trazer outros.

9.       Aprender com cada erro

Por fim, como última das principais habilidades de produtor de eventos é saber lidar e aprender com cada erro. Todos nós erramos um dia e não podemos ficar desanimados com isso e sim aprender com eles. Procure não se desesperar nesse momento, respire fundo e acredite, é normal.

Procure descobrir alternativas para não cometer os mesmos erros e tenha estratégias em mente para consertar esse erro. Procure identificar porque ele ocorreu e encare-o como motivo para melhorar cada vez mais e se tornar um bom profissional na área.

Gostou do artigo sobre quais habilidades  de produtor de eventos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39616 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...