7 sugestões de como realizar eventos acadêmicos de alto nível

Você está pensando em organizar um evento acadêmico e não sabe como fazer para garantir o sucesso dele? Confira nesse artigo tudo sobre eventos acadêmicos, os tipos existentes e as melhores dicas de como organizar um de alto nível e com sucesso garantido.

Publicado em 21/09/2018

Avalie este Artigo

Você sabe o que é um evento acadêmico? Sabe como funciona? Quer organizar um evento acadêmico de sucesso e não sabe como? Nesse artigo falaremos tudo sobre eventos acadêmicos e daremos sete dicas de como realizar eventos acadêmicos de alto nível.

Eventos acadêmicos

De forma geral, os eventos acadêmicos buscam trazer novas informações e estimular o conhecimento e debate acerca de temas específicos reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais. Os principais tipos de eventos acadêmicos são:

Congresso: evento que possui um tema central e o objetivo é discutir sobre a temática para chegar a conclusões e adquirir resultados. Esse tipo de evento é composto por painéis mesas-redondas, apresentação de trabalhos, palestras, entre outros;

Painel: os protagonistas desse tipo de evento são os painelistas que expõem suas pesquisas e seus trabalhos em curto prazo; cada painel apresenta uma visão sobre determinado tema. O principal objetivo é expor experimentos acerca de um tema com dois ou mais painelistas;

Simpósio: evento que possui o objetivo de elaborar um intercâmbio de informações com a presença de palestrantes e coordenadores que discorrem sobre um tema apresentando informações e criando debates entre os próprios palestrantes e interagindo com o público que possui a liberdade de questionar e tirar dúvidas;

Encontro: esse tipo de evento possui um tema e reúne diversas ramificações do mesmo assunto. O objetivo principal desse evento é debater sobre o tema e elaborar mudanças positivas na forma de atuação;

Mesa-redonda: esse tipo de evento possui entre dois ou mais palestrantes e um mediador. Seu principal objetivo é o de reunir profissionais que possuem experiências e visões diferentes dentro do assunto para criar diferentes pontos de vista, podendo até mesmo abrir um debate com o público, e o mediador é responsável para conduzir o dialogo de forma consensual e organizada;

Seminário: tal evento busca apresentar diversos pontos referentes a um assunto. A diferença desse evento é o envolvimento e a discussão do tema após a explanação por um palestrante.

Sugestões de como realizar eventos acadêmicos de alto nível

Abaixo listamos as melhores dicas de como realizar eventos acadêmicos de alto nível. Confira:

1.       Planejando o evento

Uma das dicas de como realizar eventos acadêmicos de alto nível é preparar o seu planejamento de forma adequada. É nesse momento que se deve escolher uma equipe qualificada para lhe auxiliar durante todo o processo, até porque você não irá organizar um evento sozinho, não é mesmo? Nessa etapa é preciso definir o orçamento, escolher o local que ocorrerá o evento, decoração, alimentação e ainda designar quais tarefas que cada membro da organização realizará.

2.       Definindo os objetivos do evento

Estabelecer o objetivo do evento é mais uma das dicas de como realizar eventos acadêmicos de alto nível. O que seu evento visa atingir? A resposta dessa questão lhe guiará para o objetivo geral do evento. Se você espera expor mais de um ponto de vista sobre um assunto e debater com diversos profissionais da área, o simpósio e a mesa-redonda podem ser o formato adequado para o seu objetivo, por exemplo. Definir o objetivo do evento é o passo inicial para decidir o seu formato.

3.       Definir e convidar palestrantes

Definir e convidar os palestrantes para o seu evento é outra dica de como realizar eventos acadêmicos de alto nível. O perfil do palestrante a ser convidado deve ser adequado aos objetivos do seu evento. Prefira por um palestrante que possua um perfil técnico e que tenha habilidade de comunicação. Além disso, é possível incentivar um networking dentro do evento, chamando alguém de referência na área ou pessoas que vão se interessar pelo conteúdo do seu evento.

4.       Planejar a submissão e avaliação de trabalhos

Planejar a submissão e avaliação de trabalhos é outra dica importante de como realizar eventos acadêmicos de alto nível. Eventos acadêmicos incluem a submissão de trabalhos dos participantes para serem apresentados nele, porém não é qualquer trabalho que é selecionado, e esse processo precisa da aprovação de avaliadores.

Caso o seu evento aceite a submissão de trabalhos acadêmicos ou científicos, você precisa definir as regras para essa submissão. Também é preciso pensar em como funcionará a logística de envio dos trabalhos, avaliação e revisão.

5.       Definir custos e valores

 

7 sugestões de como realizar eventos acadêmicos de alto nível

Pensar em qual será a proposta do evento e decidir qual valor será cobrado por ele é outra dica de como realizar eventos acadêmicos de alto nível. Se for preciso o aluguel de equipamentos, aluguel de local para o evento, se os palestrantes serão pagos ou não, quais materiais serão fornecidos aos participantes, enfim, é preciso pensar em tudo que será investido para que o evento saia da melhor maneira possível.

O custo maior está na quantidade de tempo de todos os participantes que estão ali para ouvi-lo. Provavelmente você gastará também com as passagens aéreas e hospedagem. Depois de saber de quanto será gasto ou adquirir patrocínios, você definirá o valor da entrada do evento e se ele terá cupons de desconto.

Saber sobre o salão de festas do evento, equipe responsável por cerimonial, buffet, bebidas e outros detalhes como música ao vivo e decoração é importantíssimo também. Fique com atenção redobrada!

6.       Credenciamento

 

 

7 sugestões de como realizar eventos acadêmicos de alto nível

Definir o credenciamento de seus participantes é mais uma dica de como realizar eventos acadêmicos de alto nível. Como será feita a entrada dos participantes do evento? O credenciamento envolve o cadastro das pessoas que compareceram no evento de fato e muitos fazem esse trabalho manualmente com planilha de Excel e sem ajuda de um sistema.

Mas, o credenciamento também pode ser feito com um sistema para garantir e confirmar a participação da pessoa no evento. A pessoa pode fazer o seu cadastro online, chegar ao evento e pegar o seu credenciamento em mãos para entrar, por exemplo.

7.        Plataforma online de gestão de eventos

 

7 sugestões de como realizar eventos acadêmicos de alto nível

Por fim, como última dica de como realizar eventos acadêmicos de alto nível é necessário utilizar uma plataforma online de gestão de eventos, pois com isso é possível simplificar todos os processos de organização de eventos. Há plataformas que simplificam a organização de eventos acadêmicos onde é possível gerenciar todo o ciclo do evento, desde as inscrições, grade de horários, publicação de evento e até mesmo o final do evento onde as pessoas podem dar o seu feedback sobre ele.

Gostou do artigo sobre como realizar eventos acadêmicos de alto nível.? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39420 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...