Como empresas de eventos podem lidar com lockdown

empresas de eventos podem lidar com lockdown

Publicado em 19/02/2021

Avalie este Artigo

A economia sofreu enormes impactos com a pandemia de Covid-19, sendo o setor de eventos um dos mais afetados já que todas as reuniões, festas, shows, congressos e reuniões      presenciais tiveram de ser canceladas.

Tendo isso em mente, algumas empresas alteraram sua participação e mantiveram eventos on-line. Porém, a  maioria não conseguiu superar esses desafios e teve que interromper suas atividades.

Conforme dados do Sebrae e da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), mais de 95% desse segmento é composto por microempresas, representando um total de mais de 297 mil empresas que sofreram com o forte impacto muito da pandemia.

A situação se agravou quando diversas cidades decretaram o lockdown, fechando todos os espaços disponíveis e permitindo apenas o funcionamento e a circulação de pessoas para tratarem de assuntos inadiáveis.

Neste artigo, vamos ver como as empresas de eventos podem lidar com lockdown, para que sejam reduzidos os imensos prejuízos que ocorrem com essa situação necessária para a manutenção da saúde e tentar uma recuperação dos negócios com mais segurança.

O impacto sobre os profissionais do setor de eventos

Como empresas de eventos podem lidar com lockdown

Photo by Macau Photo Agency on Unsplash

Mais de 60% dos profissionais ligados a área de eventos foram afetados pela pandemia e diversas empresas tiveram de encerrar suas atividades pois seus eventos foram cancelados, sem opção de novas datas de realização.

Esse cenário de muita dificuldade teve de mudar a visão dos empresários que, para se manterem em atividade, tiveram de se adaptar a novos modelos de eventos.

Porém, para os trabalhadores, a maioria deles contou somente com o auxílio emergencial do governo para a sua sobrevivência.

A necessidade de se ajustar a novas regras de negócios

Importante estar sempre acompanhando as mudanças na legislação quanto aos critérios de isolamento e adoção de medidas de combate ao Covid-19.

Porém, é importante estar atento  também àquelas que são estabelecidas especificamente a manter os direitos legais relativos aos contratos em vigor e ações de cancelamentos de eventos e novos agendamentos.

Durante a pandemia, o Governo Federal emitiu regras que definiram procedimentos sanitários e de relação contratual e, assim, devem ser conhecidas e acompanhadas para que as empresas possam se enquadrar na lei em vigor.

Atenção aos incentivos governamentais

Numa situação de pandemia, os empreendedores têm de acompanhar com bastante interesse e atenção todas as medidas adotadas pelos governos quanto a medidas de incentivos que possam auxiliar a manter seus negócios funcionando.

Linhas de crédito facilitadas, programas de retenção de fornecedores e clientes, assim como a manutenção de empregados, têm sido estudadas por todas as esferas de governo e muitas vezes com janelas de oportunidades de curta duração.

Esteja preparado para aproveitar todos os incentivos e oportunidades, isso pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Dicas de como as empresas de eventos podem lidar com lockdown

Como empresas de eventos podem lidar com lockdown

Photo by Glen Carrie on Unsplash

A seguir, apresentamos algumas dicas de como as empresas de eventos podem lidar com lockdown, para que seu reflexo possa ser assimilado da melhor maneira possível e possa ser superado de forma mais estruturada.

Tente renegociar com clientes

As empresas de eventos podem lidar com lockdown procurando seus clientes e negociando novas datas para seus eventos.

Outra forma é tentar manter seus créditos ativos para a realização de eventos futuros, com a garantia dos preços contratados.

Caso não seja possível chegar a um acordo sobre reagendamentos ou que ocorra a solicitação de cancelamento, é importante que se negocie uma forma de ressarcir os valores de maneira mais suave, para tentar absorver com melhores condições esse dano.

Faça propostas com os locais de eventos já contratados

Como empresas de eventos podem lidar com lockdown

Photo by Chris Greene on Unsplash

Uma das maneiras de como as empresas de eventos podem lidar com lockdown para reduzir os prejuízos que essa situação provoca, é a de negociar com os diversos parceiros e fornecedores.

Dentre essa extensa relação de prestadores de serviços, não se pode esquecer dos espaços contratados para a realização de eventos.

É importante estudar a conversão dos valores já pagos em créditos para uso futuro, assim como de garantir os preços praticados nos acordos anteriormente firmados.

No caso de cancelamentos dos eventos pelos clientes é importante também avaliar estratégias para reaver os valores envolvidos.

Negocie com seus patrocinadores

Muitas empresas de eventos podem lidar com lockdown de uma maneira mais promissora, conseguindo manter seus patrocinadores, que se responsabilizem por continuar a realizar aportes financeiros, com vistas a retomada das atividades e os retornos que serão conseguidos com os eventos sendo realizados a plena capacidade.

Isso se trata de um investimento que certamente terá retorno no momento em que as atividades forem retomadas.

Tente manter seu quadro de pessoal e parcerias

As empresas de eventos podem lidar com lockdown tentando manter suas equipes e as parcerias com fornecedores, pois esses são os maiores patrimônios que fazem o diferencial de uma marca.

Quando se perde um colaborador e ou prestador de serviços já identificado com sua marca, ele leva consigo todo o conhecimento adquirido e um padrão de trabalho que destacam a empresa.

Dessa forma, quando a pandemia passar, sua empresa estará preparada para contar com uma boa equipe própria e prestadores de serviços como garçons e fornecedores de alimentos, como doces salgados com a qualidade já identificada e desenvolvida para sua empresa.

Deve ser adotada medida ainda de cuidar de outros fornecedores como os que disponibilizam brindes e lembranças  e também os músicos e bandas .

Recorrer a programas de manutenção de empregos do Governo Federal é uma excelente alternativa para isso.

Negocie seus compromissos com os bancos

Uma maneira de como as empresas de eventos pode lidar com lockdown e redução de suas atividades é recorrendo a acordos e renegociações com instituições financeiras, tendo como objetivo contrair e alongar empréstimos.

Assim como trabalhar em negociações quanto a extensões de prazos e redução de encargos e juros, para que não se tornem inadimplentes.

Muitas instituições podem oferecer condições atrativas para absorver compromissos que a empresa tenha assumido, com chances de oferecer condições mais adequadas às empresas.

 

Conclusão: empresas de eventos podem lidar com lockdown

Existe uma expectativa de que a pandemia ainda permaneça por algum tempo entre nós e, dessa maneira, as empresas de eventos podem lidar com lockdown intermitente e tem de estar preparadas para adotar medidas de ajuste de negócios, propor acordos e negociações que possam permitir manter suas atividades em funcionamento.

Neste texto, vimos um panorama geral do impacto da pandemia e adoção de medidas de precaução ao contágio do vírus e que servem de alerta para que as empresas se preparem com mais antecedência para que possam transpor seus obstáculos.

Aproveite e deixe um comentário com sua opinião sobre como empresas de eventos podem lidar com lockdown.

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39761 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...