6 erros que empresas de eventos não podem cometer na pandemia 2020

Se você é do ramo da produção e organização de eventos, não deixe de conferir detalhes sobre erros bastante comuns que as empresas do setor não devem cometer, em especial, levando em consideração o período de pandemia que estamos enfrentando.

Publicado em 27/11/2020

Avalie este Artigo
3

A pandemia que atualmente  enfrentamos sacudiu por completo todos os processos de trabalho instituídos até então, provocando significativos impactos em todos os ramos de negócio.

No setor de eventos, obviamente, não poderia ser diferente. Muito pelo contrário: o ramo de organização e produção de eventos sofreu os efeitos da pandemia logo em seu início, com as recomendações contrárias às aglomerações e encontros entre pessoas.

Nesse sentido, é importante pensar nos erros que empresas de eventos não podem cometer na pandemia 2020, de modo que sejam traçadas estratégias para o enfrentamento da crise e do fortalecimento de sua marca ou negócio.

Caso você esteja inserido no setor de organização de eventos, então  este artigo foi feito para você. Nele, você aprenderá sobre os 6 comuns erros que empresas de eventos não podem cometer na pandemia 2020. Boa leitura!

 

Quais os erros que empresas de eventos não podem cometer na pandemia 2020?

1. Não investir em marketing

6 erros que empresas de eventos não podem cometer na pandemia 2020

Muitas empresas, sobretudo no início da pandemia, acreditaram que investir em publicidade e marketing durante este período seria em vão, dadas às restrições de funcionamento.

Com o passar do tempo, e diante das transformações ocasionadas pela pandemia, tal  constatação se revelou errônea, uma vez que a palavra de ordem foi reinventar-se aos novos tempos.

Nesse sentido, o primeiro dos erros que empresas de eventos não podem cometer na pandemia 2020 é deixar de investir em marketing, abandonando as estratégias de comunicação e propaganda.

Dessa forma, sua empresa estará paralisando sua comunicação com o público, o que não costuma ser bom para a visibilidade  do seu negócio.

Uma dica é investir na produção de marketing de seu conteúdo, com a apresentação de seus serviços ofertados, comentários de clientes com experiências anteriores, entre outros.

 

2. Gestão e capacitação de equipes e liderança

Outro dos erros que empresas de eventos não podem cometer na pandemia 2020 é não aproveitar este período para investir na capacitação de seus colaboradores, equipes e lideranças.

O treinamento e qualificação de pessoal é extremamente importante em qualquer contexto produtivo.

Durante a pandemia, torna-se ainda mais urgente a necessidade de desenvolver seus colaboradores, levando em consideração principalmente os novos protocolos de saúde.

Afinal, embora as atividades estejam em parte paralisadas, elas ocorrerão de modo diferente quando retornarem - afinal, sentiremos os impactos da pandemia por um período de tempo indefinido.

Segundo dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), somente cerca de 17,2% dos empresários brasileiros inseridos no ramo estão investindo na qualificação e treinamento de equipe.

 

3. Não negociar prazos e créditos com clientes

6 erros que empresas de eventos não podem cometer na pandemia 2020

Durante o início da pandemia, todas as atenções estavam voltadas aos eventos programados para as próximas semanas ou meses. Afinal, novos protocolos de saúde e segurança pública entraram em vigência.

Nesse contexto, a principal orientação entre o setor de eventos era a negociação de créditos com os clientes, a serem utilizados posteriormente - isto é, ao fim da pandemia ou com a flexibilização das medidas de segurança.

Embora uma parcela do setor tenha lidado com a devolução monetária, uma parte do setor obteve êxito na negociação de créditos pendentes.

 

4. Não considerar a adoção de novas tecnologias

6 erros que empresas de eventos não podem cometer na pandemia 2020

Conforme  já mencionamos, deixar de investir na capacitação de colaboradores, equipes e lideranças é um dos erros que empresas de eventos não podem cometer na pandemia 2020.

No contexto dos dias atuais, outro erro bastante comum é a não adoção de novas tecnologias e recursos, capazes não somente de aperfeiçoar seu serviço como também altamente úteis no processo de capacitação de pessoal.

Embora os processos de trabalho envolvidos na organização e produção de eventos apresentem-se como altamente técnicos, a internet abriga uma série de sistemas e plataformas úteis e eficazes para a aprendizagem on-line, inclusive para categorias como garçons e maitres para festas e eventos, barman bartenders e coquetelaria e segurança e vigilância para eventos.

Além disso, com a pandemia, assistimos ao enorme sucesso das lives - realizadas pelos mais famosos artistas, bandas para festa, mágicos, palhaços, recreadores, entre outros. Além de concertos, foram realizados tutoriais, cursos, oficinas, entre outros.

O sucesso das lives foi tamanho que se estima a abertura de novas frentes de postos de trabalhos totalmente dedicados a esses recursos e tecnologias on-line, o que evidencia o fato de que não considerar o uso de novas tecnologias é um dos erros que empresas de eventos não podem cometer na pandemia 2020.

 

5. Não pensar em longo prazo

Por mais incerto que este período de pandemia tenha se mostrado, um erro que não deve ser jamais cometido é deixar de pensar nos efeitos de seus processos à longo prazo.

Se, por um lado, há alguns meses, assistimos à gradual retomada da economia brasileira, refletida em indicadores econômicos; por outro, observamos a tensão crescente em relação a uma possível segunda onda do Coronavírus.

Por mais difícil que possa ser, características como equilíbrio, resiliência e visão de futuro são essenciais para o comando de um negócio. Da mesma forma, essas qualidades ajudarão você a atravessar esse período.

 

6. Não se manter ligado às novidades e possibilidades

O último dos erros que empresas de eventos não podem cometer na pandemia 2020 é desatentar-se acerca das novidades e possibilidades mercadológicas.

Assim como as lives, já mencionadas  neste artigo, outras possibilidades de serviço podem surgir junto  dos novos meios de se relacionar e consumir, inventados e resgatados a partir do atual contexto.

Dessa forma, é importante manter-se atento, sem perder de vista os movimentos ou tendências em potencial do setor.

 

Conclusão sobre 6 erros que empresas não podem cometer na pandemia 2020

 Neste artigo, buscamos elencar alguns erros comuns e que devem ser evitados, a todos os custos, pelas empresas do ramo de organização de eventos.

Cabe aqui ressaltar a importância em seguir os protocolos atuais de saúde pública, de modo que sejamos agentes ativos combatentes à proliferação do vírus,  visando  à superação desse período incerto e nebuloso.

Esperamos que tenham gostado de nosso artigo com erros que empresas de eventos não podem cometer na pandemia 2020. Não se esqueça de deixar seu comentário.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39736 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...