9 dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventos

Não sabe como controlar e acompanhar os custos e recebimentos da sua empresa? Não sabe como equilibrar o fluxo de caixa? Confira aqui as melhores dicas de como equilibrar a caixa da sua empresa de eventos.

Publicado em 14/01/2019

Avalie este Artigo

Você sabe o que é fluxo de caixa? Neste artigo explicaremos como ele funciona e daremos as melhores dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventos.

O fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que ajuda a controlar financeiramente seu negócio/serviço, registrando as entradas e saídas de dinheiro em certo período de tempo. Todas as movimentações financeiras devem ser demonstradas, assim como as receitas, contas a pagar e a receber, despesas, reembolsos, empréstimos, desvalorizações de investimentos ou rendimentos, entre outros.

Para ser uma ferramenta de controle financeiro eficaz, o fluxo de caixa precisas ser atualizado todos os dias, e isso requer muita disciplina, pois, ao manter atualizados os registros da sua empresa, você é capaz de tomar decisões importantes, seja no investimento de equipe, ou de ativos, como bebidas, iluminação, decoração local, brinquedos infantis etc. Enfim, o objetivo principal de uma empresa é dar lucro, e conhecer as suas despesas e receitas é ideal para que ele possa ser arrecadado.

9 dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventos

Abaixo, listamos as 9 melhores dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventos. Confira:

1.       Estabeleça um período para o fluxo de caixa

 

9 dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventos

Uma das melhores dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventos é estabelecer um período para o fluxo de caixa. Você pode controlar o fluxo por semana, dia, quinzena ou mês. A dica é não escolher um período muito longo, pois você pode correr o risco de perder o controle. O ideal é que o fluxo de caixa seja mensal.

2.       Determine uma forma de identificar despesas e receitas

Uma das melhores dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventosé determinar uma forma para identificar as despesas e receitas.Para diferenciar as receitas das despesas, você pode utilizar uma cor ou sinal de subtração em frente ao valor. Por exemplo: caso seja uma despesa, você pode identificá-la na cor verde, e a receita, na cor vermelha.

3.       Registre as contas a receber e a pagar

Uma das melhores dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventosé registrar as contas a receber e a pagar. As despesas mensais, como a internet, o alugue e pagamentos parcelados, podem ser registrados como contas a pagar nos próximos meses. Assim, você terá o saldo atual estabelecido em seu caixa e o saldo futuro provisionado. Ou seja, já considerando as contas que precisam ser pagas.

Se você vende produtos ou serviços de forma parcelada ou com prazo, procure fazer lançamentos das contas a receber para os próximos meses. Assim, o saldo futuro provisionado já contemplará o dinheiro que entrará na caixa da sua empresa.

4.       Identifique as movimentações financeiras periódicas

 

9 dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventos

Procure separar as despesas e as receitas que são periódicas daquelas que não são, pois assim você é capaz de registrá-las no fluxo de caixa de períodos futuros e realizar previsões de recebimentos ou de pagamentos.

5.       Classifique por categorias as receitas e despesas

Uma das melhores dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventosé classificar por categorias as receitas e as despesas. Crie categorias suficientes para completar a sua necessidade de controle financeiro. Poucas categorias deixarão o controle financeiro superficial, já várias o deixam no detalhado e completo. O importante é encontrar o seu equilibrio. Por exemplo:

  • Contas de consumo – energia elétrica;
  • Serviço – consultoria em gestão financeira;
  • Internet – internet banda larga 2MB.

6.       Crie centro de custos e lucros para agrupar despesas e receitas

Crie agrupamentos de despesas por meio de centros de custos (locais de origem das despesas). Procure determinar quais são os departamentos da sua empresa e crie o centro de custos para agruparas respectivas despesas. Assim, você saberá onde está investindo o seu dinheiro de uma maneira mais estruturada.

Da mesma forma nos centros de custo, crie grupos de receitas por meio de centros de lucro (local de origem das receitas). Centros de lucros podem ser produtos, projetos, serviços ou qualquer outra maneira de agrupar receitas. Assim, você ficará sabendo de onde está recebendo/entrando dinheiro.

7.       Atualize seu caixa constantemente

 

9 dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventos

Uma das melhores dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventos é atualizá-lo constantemente. Como finanças de empresa não ficam paradas, é preciso alimentar o fluxo de caixa de forma contínua, registrando cada movimentação de entrada e saída de dinheiro. Mesmo que o gasto seja de R$2,00, é preciso adicionar na lista de gastos especificando em que categoria isso foi investido. Caso o lucro seja apenas de R$1,00, registre-o na conta. Tudo precisa ser contabilizado para que você tenha real conhecimento sobre os gastos e ganhos da empresa.

8.       Sempre consultar antes de tomar decisões

Uma das melhores dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventos é importante consultar um especialista para avaliar a situação e utilizar ferramentas para assim ajudar a tomar as decisões. Além de utilizar ferramentas que ajudam a avaliar e a tomar decisões, você também precisa da ajuda de um especialista – como um contador ou alguém da área de eventos.

Como o fluxo de caixa serve como uma espécie de projeção, acompanhar o dia a dia das movimentações vai ajudar você a escolher os melhores caminhos para cortar custos ou investir. Utilize essa ferramenta como uma bússola e consulte as informações contidas para ajudar em momentos que você precisa tomar alguma decisão que esteja relacionada à parte financeira da empresa.

Com isso, você ganha chances para crescer e evita situações que possam prejudicar o orçamento e a lucratividade do seu negócio.

9.       Conte com um bom controle financeiro

Uma das melhores dicas de como equilibrar caixa de empresas de eventosé contar com um bom controle financeiro. Uma planilha para controlar o fluxo de caixa já é um bom começo, porém, um sistema pode facilitar ainda mais as coisas – e evita erros. Além disso, um software de gestão financeira integrado é capaz de melhorar várias áreas da sua empresa, como estoque, emissão de NF-e e vendas. Isso auxiliará na melhoria dos processos, evitará prejuízos e até mesmo evitará desperdícios.

Manter um bom fluxo de caixa é um dos maiores segredos que garantem o sucesso da sua empresa. Equilibrar as receitas e despesas é, portanto, uma das melhores formas para garantir que os resultados financeiros sejam satisfatórios.

Gostou do artigo sobre como equilibrar a caixa da sua empresa de eventos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39503 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...