Coquetel: dicas de organização e etiqueta para fazer bonito

Bastante prático, o coquetel é ideal para recepções. Contudo, é preciso considerar alguns cuidados para organizar estes eventos e causar boa impressão.

Publicado em 20/09/2012

Avalie este Artigo
4.7

Uma maneira muito funcional para celebrar algo e receber as pessoas socialmente é organizar um coquetel. Esse tipo de ocasião, embora exija certa formalidade, não requer muita sofisticação. Isso porque o simples nome ‘coquetel’ já garante a impressão de um encontro mais requintando.

 coktail.jpgFoto: Note Aqui

A grande vantagem é a economia que encontros como estes proporcionam, principalmente para eventos profissionais, como lançamentos de empresas ou produtos, exposições, festas beneficentes, simpósios, entre outros.

O coquetel costuma ser uma reunião mais rápida, durante a qual as pessoas tratam de conversas breves, comem aperitivos, socializam e logo vão embora. Geralmente, estas ocasiões são marcadas para depois do expediente e antes do horário do jantar, justamente para facilitar a otimização do tempo para os convidados.

E fora do âmbito profissional, o coquetel se define como uma alternativa prática para comemorar alguma vitória ou data especial com os amigos.

Independente de qual seja a razão do evento, o organizador deve considerar alguns detalhes, como o espaço adequado para receber os convidados. Nesse sentido, é importante que todos sejam recebidos e acomodados confortavelmente, em um ambiente propício para eventos. Quando a ocasião for de caráter profissional, alugar um salão é o mais indicado, mas no caso e celebrações informais, o coquetel pode ser servido em casa mesmo, em uma sala mais ampla.

Normalmente, para tratar de assuntos empresariais, o habitual é marcar os coquetéis para depois das 18 horas, para que os funcionários não percam muito tempo com deslocamento ou outros fatores que possam dificultar o encontro. Além disso, muitas vezes, estes eventos também têm hora para terminar.

Quando o objetivo for recepcionar mais de 20 pessoas, o aconselhável é contratar pessoas responsáveis por organizar coquetéis, bem como por preparar e servir as comidas e bebidas.

O cardápio deve ser composto por aperitivos mais leves e não deve substituir o jantar. Entre as sugestões mais apropriadas para os convidados estão os canapés, patês, salgadinhos e docinhos. Ainda nesse sentido, é importante evitar alimentos de condimentos mais fortes, como o amendoim.

coktail2.jpg Foto: Portal Tudo Aqui

A comida deve ficar em locais bem posicionados, para que os convidados a encontrem e se movimentem à vontade. Detalhes como guardanapos, copos, pratinhos, entre outros acessórios utilizados para servir, mesmo que dispensem as sofisticações, precisam ser adequados e de qualidade.

Já em relação às bebidas, vale investir em drinques de uísque, vinho, refrigerantes e água. Em eventos mais formais ou em celebrações, é possível incluir espumantes e champanhes, lembrando que tudo depende da finalidade e estilo da ocasião.

Levando em consideração esses detalhes, os convidados aproveitarão o coquetel da melhor maneira possível e terão uma boa impressão do seu evento.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...