Formatura: o que fazer para que o sonho não se transforme em pesadelo

Para evitar possíveis incômodos na festa de formatura é preciso escolher a empresa certa e tomar alguns cuidados antes de assinar o contrato

Publicado em 12/07/2012

Avalie este Artigo
3.6

Um dos momentos mais esperados pelos estudantes é a formatura, depois de terem ultrapassado os obstáculos e conseguirem por mérito próprio chegar à conclusão de um curso. No entanto, têm sido frequentes os casos de empresas especializadas nesses eventos que não cumprem com o combinado, tornando desagradável um momento tão especial para a vida dos formandos.

canudo.jpgFoto: Free Digital Photos.

Para evitar esses possíveis incômodos, a turma precisa se organizar, começando pela comissão de formatura. Os alunos da equipe é que vão pesquisar orçamentos e verificar qual empresa oferece as melhores vantagens de acordo com as preferências da turma. Antes de fechar o contrato, o PROCON recomenda que a comissão faça uma checagem completa: visitas ao local da festa, provas de cardápio e ainda comparecer em algum evento organizado pela empresa.

Outra vistoria também deve ser feita em relação às condições financeiras da empresa. Nesse sentido, vale consultar o PROCON da cidade e conferir se não há processos ou reclamações e solicitar para a própria empresa documentos que comprovem a sua situação financeira, como garantia de que poderão arcar com os serviços oferecidos. É importante também entrar em contato com outras pessoas que já tiveram os serviços prestados por essa empresa para saber se há reclamações.

Todas as informações sobre a colação e a festa como: decoração, datas, horários, locais, becas, número de mesas e convites por formando devem estar especificadas no contrato com as suas respectivas formas de pagamento, número de parcelas, juros e taxas para os casos de atraso. Fora isso, também é bom constar no contrato detalhes sobre qual banda ou DJ irá fazer a animação da festa. Pois, do contrário, a empresa pode acabar fazendo uma escolha aleatória que não agrade muito, nem a turma nem os convidados.

Normalmente, é na hora de delimitar a quantidade de fotos e o DVD da filmagem que as empresas pretendem sair no lucro. Algumas empresas querem impor em contrato que os formandos adquiram o álbum completo, um número mínimo de fotos ou mesmo o DVD da festa. Nesse sentido, vale redobrar a atenção, já que o PROCON condena tais imposições como abusivas.

A comissão de formatura deve solicitar ainda antes de fechar o contrato que a empresa fixe o preço do álbum, das fotos individuais, do DVD e ainda que estabeleçam uma data para entrega.

O cancelamento do contrato individual ou da turma e a porcentagem do valor pago que a empresa restituirá ao formando, devem estar bem claros nas cláusulas do documento.

Por fim, todos os alunos tanto da comissão quanto da turma devem ler todo o contrato com atenção analisando todas as condições estabelecidas pela empresa, antes de assinar esse compromisso.

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39532 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...