Jantar Formal

Dicas e alternativas para organizar um jantar formal, cuidando de todos os detalhes com sofisticação.

Publicado em 30/05/2012

Avalie este Artigo
5

Dicas e alternativas para organizar um jantar formal

Para uma reunião pessoal ou empresarial, cujo objetivo seja uma comemoração, organizar um jantar formal é uma alternativa altamente viável. Durante a organização desse tipo de reunião, alguns fatores devem pensados com atenção especial.

Como escolher e ordenar a lista de convidados?

 Para festas formais, do tipo empresarial, é preciso tomar o cuidado de convidar, além dos sócios e colaboradores, personagens que sejam referência na área. Para as festas pessoais amigos, familiares e agregados são o natural.

Após escolher seus convidados, pense em quais as características deles, por exemplo, são conservadores? Haverá crianças? Algum convidado possui alguma restrição alimentar? Além de ponderar qual o número de convidados e qual o orçamento destinado ao evento, as preferências deles irão orientar a escolha dos pratos e bebidas.

Em seguida, lembre-se de identificar o lugar das pessoas à mesa, mantendo os casais sentados um ao lado do outro. O anfitrião sempre ocupa a ponta.

Como elaborar o cardápio?

O menu deve ser composto e servido da seguinte maneira: sopas de entrada, prato principal e acompanhamentos e, por fim, as sobremesas. Antes do jantar propriamente dito é elegante oferecer um cocktail aos convidados.

Algumas sugestões são bem-vindas, antes da elaboração do cardápio. A tendência é servir:

- Na entrada, sopa cremosa de ervilhas para dias frios e salada Waldorf para dias quentes;

- Para o prato principal e acompanhamentos, filé mignon com molho de alcaparras e mostarda, batatas ao forno e cenouras glaçadas;

- Na sobremesa, pera ao vinho branco, licores, café, papaia com cassis, torta de limão, pudins e sorvetes;

- Para beber, o ideal é servir champanhe, mas nada impede que outros vinhos sejam oferecidos aos convidados. Eleja os vinhos de acordo com o prato principal e os acompanhamentos.

Como dispor a mesa?

Caso seja possível, o ideal é contratar uma equipe especializada para dispor a louça na mesa. Geralmente, a equipe responsável pelos garços presta esse tipo de serviço. Contudo, vale conferir se tudo está sendo feito de acordo com as normas de etiqueta.

 

jantar1.jpgVia Bbel

Os talheres devem ser dispostos da seguinte maneira: o garfo sempre à esquerda do prato, faca à direita com a lâmina para dentro e a colher ao lado da faca. É preciso reservar talheres especiais para cada tipo de prato servido.

Os copos devem ser dispostos da esquerda para a direita, iniciando do maior para a água, o médio para o vinho tinto e o menor para o vinho branco.

Como servir os convidados?

Entre as opções e maneira de servir os convidados, há duas possibilidades. A mais popular é conhecida como à francesa, em que os garçons circulam servindo os convidados. No outro modo de servir, mais refinado e tradicional, os pratos são servidos já prontos, também por garçons especializados e devidamente uniformizados.

Para optar por um estilo ou outro, será necessário ponderar sobre as suas preferências e considerar o orçamento disponível, já que cada serviço possui um preço específico.

Outros detalhes

Escolha um som ambiente agradável, toalhas e guardanapos sempre de tecido, assim como pratos, talheres e louças impecáveis. Caso não tenha, será importante providencie, sendo possível alugar. A contratação de um buffet que atende em domicílio é uma ótima alternativa para que o anfitrião se preocupe apenas em receber seus convidados.

 

jantar2.jpgVia Free Digital Photos

Para decorar, é possível contar com um arranjo de centro para a mesa, sendo necessário tomar cuidado para que ele não seja muito alto ou tenha perfume muito forte. Velas também são bem-vindas e garantem elegância ao ambiente.

Dicas para os convidados

Nunca coloque os cotovelos sobre a mesa ou se balance na cadeira. É considerado grosseiro o ato de limpar os talheres, copos ou pratos com o guardanapo. Antes de beber, para não marcar os copos, limpe os lábios com guardanapo. Ao terminar de jantar, coloque os talheres sobre os pratos em posição paralela.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 38663 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...