6 dicas de como montar mesa elegante para evento formal

Você sabe como montar mesa elegante para evento formal? Se não sabe, pode ter certeza de que todos os seus problemas e dúvidas acabaram agora. Pois, nesse artigo você terá tudo o que precisa para mostrar elegância e requinte em um evento formal.

Publicado em 01/11/2017

Avalie este Artigo

Eventos mais formais requerem conhecimento, precisão, bom senso e bom gosto. Afinal, qualquer organizador de eventos precisa ter bom gosto para que possa combinar cores e estilos de uma forma agradável, mas sempre prevalecendo o bom senso.

Além disso, é preciso que organizador de eventos guie o cliente para o caminho correto, pois muitas vezes ele deseja algo formal, porém nem ele mesmo sabe o que deseja ou não sabe explicar direito o que quer.

Um evento formal requer delicadeza e como já dissemos conhecimento. Por isso, nesse artigo, trouxemos informações valiosas para quem deseja saber como montar mesa elegante. Afinal, um evento formal reque ruma mesa elegante, sempre lançando mão do bom gosto e do conhecimento do melhor do que pode ser oferecido ao cliente.

A organização da mesa é crucial para que o evento tenha sucesso, uma vez que será ao redor dela que bons momentos serão compartilhados. Por isso, fizemos uma lista de suma importância.

 

1.    Estilo da decoração

 

6 dicas de como montar mesa elegante para evento formal

 

A escolha do estilo da decoração tem tudo a ver quando o assunto é montar mesa elegante, isto é, em um evento formal é preciso ter uma boa decoração para que ele seja bonito e de bom gosto.

Por isso, é importante pensar em como montar uma mesa elegante e acertar cada mínimo detalhe, fazendo com que a organização fique muito mais simples. Dessa forma, é preciso saber o estilo dos convidados, as cores devem ser bem escolhidas e a disposição da mesa deve ser feita de acordo com as normas formais.

É preciso pensar nos tipos de estilos que existem, pois assim não terá como errar. Temos o estilo clássico, moderno e rústico, mesmo com as suas diferenças é preciso levar em conta que o evento é formal, e, por isso, as regras devem ser seguidas.

 

2.    Aparelho de jantar

 

Para poder saber como montar mesa elegante é preciso escolher bem o aparelho de jantar. Em um evento formal, ele vai mostrar como foi feita a organização do evento, sabendo da importância que tem.

Acredite: o aparelho de jantar é a parte mais importante da composição da mesa. Sem ele você não tem nada, decoração, jantar, muito menos bom gosto.

Por isso é importante selecionar um jogo que seja adequado ao estilo do evento e também quanto a sua formalidade. Além disso, é necessário não se esquecer de garantir que ele contenha todas as peças necessárias e suficientes para todos os convidados, para não passar nenhum tipo de vergonha.

 

3.    Não se esqueça dos detalhes

6 dicas de como montar mesa elegante para evento formal

 

Para que um evento formal seja um sucesso é preciso se atentar aos detalhes. Pois, não tem como montar mesa elegante sem cuidar de todos os mínimos detalhes. Por isso, pense em peças para fazer uma boa composição da mesa de jantar, transformando o conjunto em algo especial e que se destaque.

Além dos aparelhos de jantar, é importante pensar também nos guardanapos, por exemplo, nos anéis para guardanapos, sousplats, arranjos, e claro, não se esquecer de escolher uma toalha de mesa bonita e que esteja impecável.

 

4.    Posicionamento dos itens

 

Montar mesa elegante para evento formal não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é importante saber a posição correta de cada item na mesa. Pois, isso influencia no visual, além da dinâmica de toda a refeição que será servida. Por isso, acerte na organização.

Dependendo do evento a posição dos utensílios pode mudar, mas temos aqui algumas dicas que você não pode deixar de seguir para que o seu evento formal seja um sucesso:

 

  • O prato principal fica no centro;
  • Acima do prato principal são colocados os talheres de sobremesa. O garfo, primeiro, com os dentes voltados para o lado direito e a colher acima do garfo, voltado para o lado esquerdo;
  • Os garfos ficam do lado esquerdo do prato principal, seguindo a ordem, de dentro para fora: garfo de mesa, garfo de peixe e garfo de salada;
  • O guardanapo também fica do lado direito do prato principal, ao lado do garfo de salada;
  • As facas e a colher de sopa ficam do lado direito do prato principal, seguindo a ordem, de dentro para fora: faca de mesa, faca de peixe e colher de sopa;
  • Acima do prato principal, localizado na sua diagonal esquerda fica o prato de pão e a faca para manteiga;
  • Acima do prato principal, localizado na sua diagonal direita ficam as taças. Sendo de cima para baixo, na diagonal, nessa ordem: taça de água, taça de vinho tinto e taça de vinho branco.

 

5.    Materiais nobres

6 dicas de como montar mesa elegante para evento formal

 

É importante investir em peças de materiais nobres, pois é a melhor forma de deixar a sua combinação de mesa mais elegante. Os cristais, por exemplo, são os melhores, que garantem elegância e leveza, pois elas combinam com cores e estilos diferentes, dando um toque sofisticado e muito especial para todo o conjunto.

Centros de mesa e vasos de cristal também são uma ótima aposta, e escolher as melhores taças para servir as bebidas faz toda a diferença.

 

6.    Tipos de taças

 

Saber a diferença de cada taça é muito importante, principalmente quando o assunto é como montar mesa elegante para evento formal. É preciso destacar que existem 5 tipos diferentes de taças, cada um com uma finalidade específica.

 

  • A taça de espumante é a mais longa e fina;
  • A taça de água é grande e mais larga, um pouco mais baixa que a taça de espumante;
  • A de vinho tinto é um pouco mais fina que a de água, mas tem a mesma altura;
  • A taça de vinho branco é um pouco menor em altura e de diâmetro do que a de vinho tinto;
  • A taça de licor é a menor de todas.

 

Com todas essas dicas, com certeza você tem tudo o que precisa para saber como montar mesa elegante para evento formal, sabendo escolher cores de bom gosto, uma ótima decoração e organizando uma mesa que ninguém poderá encontrar defeito.

 

Essas dicas podem ser adaptadas de acordo com a sua necessidade e para um evento em específico. Gostou do artigo sobre como montar mesa elegante? Deixe seu comentário abaixo!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 38949 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...