6 sugestões para escolher o melhor espaço para festa de casamento

Embora pareça um elemento simples da organização, o espaço certo é essencial para que a cerimônia funcione. Afinal, é onde tudo acontecerá. Vamos dar algumas dicas e sugestões de como escolher o melhor espaço para a festa de casamento. Confira

Publicado em 03/07/2017

Avalie este Artigo
3.5

Ao organizar um evento de casamento, existem vários elementos para se preocupar. As roupas, o vestido da noiva, o bufê, a dança, os enfeites, a cerimônia. São tantas coisas para deixar da forma mais perfeita possível que uma ou outra acaba passando despercebida ou não é tratada com a devida atenção.

Uma delas é o local para organizar a festa de casamento. Embora pareça um elemento simples da organização, o espaço certo é essencial para que a cerimônia funcione. Afinal, é onde tudo acontecerá. Se o espaço não for escolhido corretamente e aproveitado da melhor forma possível, seu evento irá falhar feio.

Não se alarme. No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas e sugestões de como escolher o melhor espaço para a festa de casamento e aproveitá-lo da melhor maneira. Confira!

1. Considere bem o tamanho do espaço e como ele pode proporcionar conforto aos convidados

Escolher o espaço certo é entender qual é o tamanho certo para seu evento, se ele consegue casar com a proposta da festa. Vai combinar com os enfeites? O espaço permite a socialização? Como são os corredores? Os convidados vão conseguir aproveitar cada momento da festa, seja dançando ou comendo, sem esbarrar uns nos outros e causar acidentes? É um ambiente claustrofóbico demais? Há área para a diversão das crianças com brinquedos como cama elástica, piscina de bolinhas entre outros?

São perguntas que precisam ser respondidas para alcançar aquele espaço que será o sucesso de sua festa de casamento. E lembre-se, espaço demais não é a resposta, principalmente quando não são muitos convidados. Um espaço grande demais pode dar uma impressão de “vazio” aos convidados. Tome cuidado.

2. Acesso fácil para os convidados sempre

Tenha certeza de que todos os convidados consigam chegar ao local da festa.  Precisa ser um local com rotas mais simples. Desde que os convidados saibam como chegar com facilidade ao evento, a distância não importa tanto.

Também tenha certeza de que as entradas e saídas do local estejam o mais claro possível. Mesmo que a saída não seja óbvia, é sua garantia facilitar e ensinar de forma prática onde fica cada entrada e saída do evento, utilizando sinalizações ou pessoas que fiquem nas saídas/entradas.

Também é importante que exista clareza nas áreas do evento, como a pista de dança, onde ficam as bebidas e alimentos (se não forem servidos diretamente na mesa), dentre outros elementos. Nesse caso, você não precisa sinalizar todos os locais, basta organizar o espaço de uma maneira que dê para os convidados e noivos enxergarem onde fica cada coisa.

3. Serviços extras oferecidos pelos administradores do espaço

Dependendo do local que escolher para organizar a sua festa de casamento, é possível que a casa ofereça diversos serviços, sejam eles contratados pessoalmente ou parte do aluguel do espaço, e variam de recepcionistas, seguranças e manobristas até a disponibilização de móveis, como mesas e cadeiras para o jantar, sofás, puffs e outros itens para o conforto dos convidados.

Fique atento aos bônus disponibilizados por espaços e verifique quais valem mais a pena ou combinam com a festa de casamento que está organizando.

Caso o próprio espaço não ofereça essas vantagens, você pode verificar se tem relação com alguma empresa que ofereça a gama de serviços necessários, como aluguel de mesas e cadeiras, aluguel de pratos e talheres e outros serviços que sejam úteis à festa.

4. Áreas ao ar livre

É importante levar em conta a disponibilidade de áreas externas no espaço que pretende alugar, principalmente se a área aberta puder contribuir na proposta do casamento. Áreas abertas com ótimas vistas como chácaras para eventos, são uma ótima maneira de tocar nos sentimentos dos noivos e dos convidados, tornando o momento mais especial ainda. É possível registrar vídeos e fotos espetaculares do casamento.

Mesmo que não tenha interesse numa cerimônia ao ar livre, o espaço aberto pode ser utilizado para outros elementos da festa. Movendo alguns móveis para fora, como puffs e sofás, é uma ideia interessante para incentivar os convidados a explorarem a área, utilizá-la para descanso e entrar em contato com a natureza. É um ótimo espaço para o café. Também é um atrativo para fumantes que não queiram sair do espaço do evento para fumar. Eles podem aproveitar a área ao ar livre dentro do evento para fazer essa pausa.

5. Atenção à utilização de garçons durante o evento

Lembra-se da questão de escolher e organizar bem o espaço para que ninguém esbarre em ninguém? Essa atenção deve ser redobrada se você utilizar garçons. De decidir servir os convidados de uma maneira que precise de garçons para pegar os pedidos e transportar os pratos e bebidas, o espaço deve ser muito bem pensado. Não basta apenas ter espaço disponível para que o garçom chegue à mesa, você deve pensar no tráfego dos garçons. E eles não podem parar para esperar o outro sair do caminho, ou a mesa estar livre, eles precisam estar sempre em movimento.

Deixe espaço suficiente entre as mesas do salão de festas para que os garçons possam se mover livremente, evitando “congestionamento”. Assim, evitamos acidentes e o desperdício dos alimentos durante o evento.

6. Cuidado com a energia do local

Ao escolher o local certo para fazer sua festa de casamento é importante considerar o fornecimento de energia. Não apenas para garantir o funcionamento dos equipamentos, como saber se não existe risco de danificar algo durante o casamento, o que pode causar acidentes. Tenha a certeza de verificar exatamente todos os pontos de energia do local e como eles devem ser utilizados durante a festa.

Nunca se esqueça de fazer testes de luzes e na utilização dos equipamentos durante a organização da festa, e principalmente antes de começar a festa para evitar fatalidades por causa da energia. 

E caso ocorra uma emergência, é necessário garantir que as saídas necessárias estejam presentes para que todos possam escapar. Não vá deixar para fazer todas as verificações de segurança do evento na última hora, hein! 

Seguindo essas dicas, você consegue saber qual é o local certo para realizar sua festa de casamento perfeita. 

Gostou de nosso artigo? Deixe sua opinião nos comentários!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 38953 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...