7 doces ideais para diabéticos em um evento

Está planejando e organizando um evento que terá pessoas com diabetes e não sabe como escolher os melhores doces? Clique aqui e confira dicas ideais de doces para diabéticos em um evento.

Publicado em 10/08/2018

Avalie este Artigo

Quem disse que quem tem diabetes não pode consumir doces? Você sabia que há receitas de doces que são ideais para quem tem diabetes? Neste artigo falaremos tudo sobre a diabetes e listaremos os doces ideais para diabéticos em um evento.

Diabetes: um mal silencioso

A diabetes é uma doença crônica em que ocorre a diminuição da produção da insulina e/ou resistência a sua ação. O diagnóstico desse tipo de doença crônica é feito por meio de um exame de sangue comum em que se confirma que a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, não é produzida ou é usada pelo organismo devidamente, acumulando o açúcar no sangue. Essa doença pode afetar tanto homens quanto mulheres de qualquer raça. A diabetes é ainda mais comum em indivíduos mais maduros ou idosos. Os sintomas que caracterizam a diabetes são:

  • Aumento da ida ao banheiro para urinar;
  • Sede excessiva;
  • Cansaço;
  • Muita fome;
  • Perda de peso, apesar de não fazer dietas e alimentar-se da mesma forma;
  • Má cicatrização;
  • Má circulação.

O tratamento para o tipo 1 se baseia na administração da insulina e do controle da glicemia no sangue. Já para a diabetes tipo 2 é indicada uma dieta saudável e equilibrada para ajudar a manter a glicemia do sangue e a controlar a sua evolução.

A diabetes não tem cura, ela precisa ser controlada diariamente para evitar qualquer tipo de complicação, assim como problemas de visão e infertilidade. A prática de atividades físicas regularmente e de intensidade moderada é extremamente recomendada para manter quem tem diabetes compensado.

Tipos de diabetes

Os tipos de diabetes são:

  • Tipo 1: autoimune, na qual o organismo afeta as células do pâncreas fazendo com que parem de produzir a insulina. Logo, a falta de insulina no sangue faz com que ocorra o acúmulo de glicose na circulação, trazendo malefícios para diversos órgãos, assim como a insuficiência renal, cetoacidose diabética ou retinopatia;
  • Tipo 2: tipo mais comum que pode ser causado por diversos fatores genéticos e maus hábitos de vida, como o consumo exagerado de açúcar, sedentarismo, gordura, obesidade ou sobrepeso, que causam defeitos na produção e na ação da insulina;
  • Gestacional: surge durante a gravidez e é diagnosticado em exames de teste de glicose após a 22ª semana de gestação, também causada por disfunção na ação e na produção da insulina.

Outros tipos de diabetes são: defeitos genéticos, doenças do pâncreas e endocrinológicas e diabetes desencadeada pela utilização de medicamentos.

Doces ideais para diabéticos em um evento

Abaixo, listamos os doces ideais para diabéticos em um evento. Confira:

1.       Cheesecake de frutas vermelhas

7 doces ideais para diabéticos em um evento

Muitos gostam de doce e de morango, mas muitas pessoas que têm diabetes acreditam que não podem consumir. Mas sabia que há uma receita de cheesecake de frutas vermelhas que deve entrar na lista de doces ideais para diabéticos? O recheio vai castanha-de-caju, óleo de coco, leite de coco e essência de baunilha. Já a cobertura leva água, gelatina sem sabor, morangos e outras frutas vermelhas! Quer saber como fazer? Leia aqui!

2.       Gelatina de coco

A gelatina de coco é um dos doces ideais para diabéticos que precisa estar nessa lista e é ideal para um evento, pois é uma sobremesa leve e gostosa. Nesse tipo de sobremesa vai gelatina incolor sem sabor, água, água de coco natural e coco fresco picado em cubinhos. Para fazer é rápido e simples. Veja como: Bata todos no liquidificador até ficar uma massa  homogênea. Coloque em uma forma untada com óleo de coco e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos a 150°C até assar. Se quiser um toque requintado, adicione castanhas picadas na massa.
 

3.       Brownie de alfarroba

Quem não gosta de brownie, não é mesmo? Uma simples e deliciosa sobremesa que muitos podem consumir, por isso que está na lista de doces ideais para diabéticos. A alfarroba é um substituto do chocolate, pode ser encontrada em pó e em forma de goma.. A receita é simples: farinha de arroz, chia, ovos, laranja inteira sem casca, fermento em pó, polvilho doce e farinha de alfarroba. Quer saber como preparar essa delícia? Confira tudo aqui.

4.       Torta de limão sem açúcar

 

7 doces ideais para diabéticos em um evento

Todo mundo gosta de torta, ainda mais de limão, não é mesmo? E esse pode ser um dos doces ideais para diabéticos em um evento quando se trata do "sem açúcar". Mas, doce sem açúcar? Como assim? A torta de limão sem açúcar vai limões, gelatina sem sabor, leite de coco, creme de ricota e, em vez do açúcar comum,, usa-se o xilitol (adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais). Veja detalhes dessa incrível receita aqui.

5.       Torta mousse de maracujá

 

7 doces ideais para diabéticos em um evento

 

Esse é um dos possíveis doces ideais para diabéticos. O recheio leva os seguintes ingredientes: leite desnatado, gelatina em pó incolor e sem sabor, água, amido de milho, creme de leite light, suco de maracujá concentrado, claras de ovo e adoçante em pó. Veja todos os detalhes da receita aqui.

6.       Creme de avocado e cacau

Uma forma simples e saudável de creme de chocolate é o creme de avocado e cacau, delicioso, e o seu tempo de preparo é curto, por isso que deve ser incluído na lista de doces ideais para diabéticos! A receita é composta por: avocado, cacau em pó, sumo de um limão e xilitol. Para preparar, basta misturar tudo e levar para a geladeira em forminhas pequenas que serão servidas durante o evento, que terá esse público-alvo, ou convidados que sejam diabéticos. .

7.       Bolo de laranja

Um dos melhores e mais gostosos doces ideais para diabéticos. É feito com raspas da própria fruta, farinha de trigo, margarina light, adoçante, ovos e óleo de coco, utilizado para untar a assadeira.   Leia mais detalhes sobre a receita aqui.

Deliciosas essas opções, não é mesmo? Isso mostra que é bem simples e saboroso poder manter a saúde e elaborar um cardápio que, além de muito saudável, permitirá a diabéticos desfrutar do evento em todas as suas opções. Bom apetite!

Gostou do artigo sobre os melhores doces que se deve ter para diabéticos em eventos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Sempre o melhor conteúdo sobre o universo de eventos e empreendedorismo na área você encontra aqui!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39371 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...