8 dicas de como não gastar muito na ceia de Natal 2019

Se você gosta de reunir a família e amigos para festejar o Natal, mas quer respeitar o orçamento, deve ler as dicas de como não gastar muito na ceia de Natal 2019. Boa Leitura!

Publicado em 13/12/2019

Avalie este Artigo

O Natal é a época em que as famílias se reúnem para comemorar uma data cristã importante de confraternização e afeto.

Esse momento de muita alegria permite que as pessoas se encontrem, por vezes, após longos períodos de separação. Muitas famílias aproveitam essa data para se reunirem após um ano, enquanto outras estreitam seus laços construídos ao longo do tempo.  Para isso, decoram suas casas, colocam luzes e muito mais.

De qualquer maneira, esse momento permite que o amor se instale nos seios familiares e por isso mesmo é um momento muito especial e que deve ser comemorado com intensidade.

Porém, em tempos de crise, é importante ficar atento aos gastos com as comemorações e ver as melhores alternativas de como não gastar muito na ceia de Natal 2019, para não gerar preocupações com o orçamento após a festa acabar.

Vamos apresentar 8 dicas de como não gastar muito na ceia de Natal 2019 para que sua comemoração possa ser de paz, tranquilidade e muita economia.

1.      Planeje a data

8 dicas de como não gastar muito na ceia de Natal 2019

Planejamento é a palavra mais importante em qualquer ação em nossas vidas e tal ideia também deve estar presente durante a note de natal.

Um planejamento de como será realizada essa ocasião está diretamente relacionado a como não gastar muito na ceia de Natal 2019, pois é possível estabelecer critérios, tipos e quantidades de compras que serão realizadas para que tudo possa correr dentro do previsto e com muita economia.

2.      Elabore uma lista de compras

Não deixe por conta de sua criatividade e impulso as compras para a ceia de Natal 2019, pois, caso contrário, certamente gastará mais e não terá como atingir o objetivo de saber como não gastar muito na ceia de Natal 2019.

O ideal é seguir uma lista pré-definida, sem exageros ou deixando que itens como salgados e doces não relacionados sejam comprados e muitas vezes até desperdiçados.

3.      Faça cotação de preços

Efetuar as compras com antecedência e efetuando uma comparação de preços é uma excelente medida de como não gastar muito na ceia de Natal 2019.

Evite comprar em cima da hora para evitar preços mais elevados, além do desconforto com o maior movimento comercial, o que acaba provocando um ônus pessoal muito grande.

Poder antecipar as compras, com base nos menores preços já garante uma economia significativa para você e, muitas vezes, qualidade de produtos superior.

É possível identificar promoções e vantagens quando se pesquisa bastante e com um prazo maior e assim fazer uma bela economia.

4.      Proponha uma ceia compartilhada

Esta é uma boa forma de como não gastar muito na ceia de Natal 2019 sendo uma opção para aquelas famílias grandes e que se reúnem em alguma residência para comemorarem o natal.

Esse critério auxilia até quanto a não sobrecarregar demasiadamente uma só pessoa e ainda divide os gastos entre todos, deixando a ceia bem barata para os participantes.

Porém, esse é um assunto que tem de ser bem definido junto aos participantes que assumirão o compromisso de comparecer à festa e levar alimentos e bebidas que lhes couber na divisão; caso contrário, a ceia deixará a desejar e as pessoas ficarão frustradas.

5.      Prepare pessoalmente a ceia natalina

Uma forma de como não gastar muito na ceia de Natal 2019 é que seja preparada pela própria pessoa; assim, não pagará para os salgados e doces serem fornecidos.

Quando se encomendam comidas, o custo passa a ser maior e nem sempre a qualidade é garantida, podendo ocorrer até atrasos não previstos, que impactam na organização da ceia natalina.

Uma maneira de reduzir custos é ao se assumir o preparo das refeições e de tortas e bolos , assim, poder ter controle maior sobre os valores gastos.

6.      Evite comprar em excesso

8 dicas de como não gastar muito na ceia de Natal 2019

O desperdício também é uma forma de elevar os gastos e pode comprometer seus planos de saber como não gastar muito na ceia de Natal 2019.

Pode ocorrer por excesso de compras ou mesmo por itens que não são desejados pelas pessoas, mas que, muitas vezes, sejam importantes para compor uma mesa tradicional de natal.

Contudo, é fundamental que, no planejamento inicial, sejam considerados os itens a ser consumidos, em quantidades adequadas ao total de pessoas, para que não ocorra falta ou excesso.

Em momentos de economia, as tradições devem ceder à realidade econômica que se impõe e comprar apenas o necessário. Essa é a melhor maneira de ter como não gastar muito na ceia de Natal 2019.

7.      Substitua alguns itens

Dica importante de como não gastar muito na ceia de Natal 2019 é a substituição de componentes da ceia por similares ou, até mesmo, a eliminação de alguns alimentos tradicionais, mas que não tem muita aceitação.

Essa é uma decisão importante para manter o orçamento equilibrado e não gastar em excesso.

Escolha frutas da época, por ser mais baratas, substitua o peru pelo frango ou carne de porco, evite temperos com vinhos e outros mais sofisticados. Substitua importados por produtos nacionais. O importante é comemorar e que todos se sintam bem, inclusive seu bolso, com muita música e alegria.

8.      Defina apenas um prato principal

8 dicas de como não gastar muito na ceia de Natal 2019

É comum as mesas de ceia ser bastante fartas e, ao fim da festa, sobrar bastante para o enterro dos ossos, a ser realizado em data posterior.  Isso tudo impacta diretamente nos gastos com a ceia e, muitas vezes, gera desperdícios.

Oferecer diversas opções de pratos pode agradar, mas não é aconselhável para aqueles que desejam economizar e assim é melhor optar por apresentar somente um prato principal e acompanhamentos adequados a essa escolha.

 

Conclusão sobre como não gastar muito na ceia de Natal 2019

Várias são as possibilidades de descobrir como não gastar muito na ceia de Natal 2019, para organizar uma ceia muito boa, sem comprometer em demasia seu orçamento.

Esse momento pede agradecimento e muito carinho para poder continuar a conviver com seus amigos e familiares e o aspecto financeiro pode influenciar esse momento e a energia presente, quando a conta chegar.

Para isso não acontecer, é importante ter um planejamento, evitar desperdícios e focar numa ceia que deixe todos encantados para curtir a chegada de um novo tempo de paz que virá a seguir.

Deixe seu comentário sobre esse artigo a respeito de como não gastar muito na ceia de Natal 2019, pois, assim, estará nos auxiliando a sempre melhorar nosso conteúdo.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39977 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...