8 dicas para inovar na organização de festas juninas

Como organizar um grande evento que ocorre todos os anos, mas com novas tendências para atrair participantes? Confira aqui tudo sobre organização de eventos e dicas para inovar na organização de festas juninas!

Publicado em 28/06/2019

Avalie este Artigo

Chegou junho, mês que ocorre a segunda maior data comemorativa do ano, a festa junina! Como organizar uma festa inovando e garantindo o seu sucesso? Neste artigo falaremos tudo sobre este grande evento e daremos 8 dicas para inovar na organização de festas juninas.

Festa junina: o que é

Celebrada desde o século XVII, a festa junina é a segunda data comemorativa criada na história do Brasil – a primeira é o Carnaval. Ocorre todo mês de junho; daí, o nome.

De acordo com historiadores, essa data tem origem no culto aos deuses pagãos, porém sofreu influências do catolicismo e atualmente está relacionada aos santos católicos São Pedro, Santo Antônio e São João.

A festa junina, também conhecida como festa caipira, inicia-se no dia 12 de junho e finaliza no dia 29 do mesmo mês. Essa comemoração foi introduzida no país pelos portugueses colonizadores.

Comidas feitas à base de milho e amendoim são as mais comuns nessa festa e as bebidas normalmente são quentão e vinho quente – até porque as festas se dão, em maior parte, no inverno.

Nessa época, as pessoas se vestem caracterizadas de caipira – mulheres normalmente usam vestido com babados, xadrez e maquiagem típica – e os homens utilizam chapéu de palha e camisas xadrez, além de jeans.

Ocorrem brincadeiras, como pular fogueira, pescaria, cadeia, entre outras; e danças como a famosa quadrilha, com muito forró.

Uma festa junina é organizada começando pela escolha do público-alvo (crianças, jovens, adultos ou família), escolha e reserva do local (igreja, chácara, sítio, salão de festas, entre outros) e escolha da data e horário que ocorrerá a festa.

Além disso, ainda ocorre a contratação de fornecedores para garantir a melhor festa junina e segurança para os participantes. Também não pode faltar mesas e cadeiras para deixar os participantes confortáveis durante todo o evento.

Toda organização de evento, até mesmo festas juninas, devem ser bem planejadas para garantir o seu sucesso. Para toda preparação é preciso ter uma equipe capacitada e auxílio profissional como de um produtor de eventos para o mesmo indicar as melhores formas para fazer com que o evento ocorra sem nenhum transtorno ou imprevisto.

8 dicas para inovar na organização de festas juninas

Abaixo, listamos oito dicas para inovar na organização de festas juninas. Confira:

1.       Público-alvo

Antes de saber como inovar na organização de festas juninas, é preciso encontrar qual será o seu público-alvo. Escolhê-lo auxilia nas outras etapas da organização,assim como o horário que ocorrerá o evento, afinal, o público infantil não combina com noites, né? Para escolher o público certo, basta produzir uma festa família, assim você terá vários participantes de diversas idades na sua festa.

2.       Estilo do evento

8 dicas para inovar na organização de festas juninas

Qual será o estilo do seu evento? Quermesse ou arraial? A quermesse normalmente ocorre em igrejas e são do tipo beneficente, no qual arrecada-se fundos. Já em arraial (conhecido como “arraiá”)ocorre quadrilha, brincadeiras (correio elegante, casamento caipira, entre outros), brinquedos infláveis, barracas com comidas típicas, bandeirinhas coloridas, local decorado com fogueira, retalhos, palha etc.

3.       Música

Para inovar na organização de festas juninas é preciso escolher como será a parte da música. Você irá contratar uma banda ou um trio? Contratará apenas um DJ para tocar as músicas mais conhecidas? Para inovar, contrate uma banda e um DJ! No começo do evento, a banda poderá tocar ao vivo para os seus participantes e, depois de duas horas,você pode adquirir equipamentos de som que tocarão músicas de festa junina durante o evento todo, deixando o clima mais divertido.

4.       Food truck

Uma das maiores tendências atuais são os food trucks. Para inovar na organização de festas juninas, que tal contratar um Buffet que ofereça o serviço de food trucksem vez de barracas? Antigamente, nas festas juninas, havia barracas que vendiam pipoca, cachorro-quente, maçã do amor, entre outras delícias. Hoje, os food trucks vêm fazendo sucesso e atraindo mais pessoas pela facilidade de os participantes poder desfrutar de uma alimentação variada ao ar livre e também por conta da rapidez de o alimento ficar pronto

5.       Iluminação

Uma das dicas para inovar na organização de festas juninasé incluir uma iluminação diferente para o seu evento. Para isso, você pode investir em lanternas de papel, que dão um charme todo especial para a decoração da sua festa junina.

As lanternas de papel podem ser incluídas nas mesas ou até mesmo pendurá-las pelo local. Lembrando que é muito importante adequar a cor à decoração do evento.

6.       Decoração DIY

8 dicas para inovar na organização de festas juninas

O do it yourself (tradução: faça você mesmo) é uma das formas para inovar na organização de festas juninas! Que tal você mesmo fazer a decoração da festa? Lembre-se de incluir bandeirinhas e balões de papel. Você pode usar papel crepom, jornais antigos, tecidos e retalhos. Também é preciso decorar as mesas, com tecidos xadrez e itens com palha, por exemplo.

7.       Plaquinhas decorativas e divertidas

8 dicas para inovar na organização de festas juninas

Para inovar na organização de festas juninas o ideal é incluir placas decorativas e divertidas pelo ambiente do evento. Além de ser essenciais, as placas deixam o ambiente com clima caipira.

Essas placas podem ser feitas com palha, palito de sorvete, papel colorido, retalhos de tecido e barbantes. Quanto mais colorido, melhor. Você pode até mesmo disponibilizar placas com frases divertidas para os participantes tirar fotos!

8.       Divulgação nas redes sociais

A divulgação é muito importante para um evento, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Uma divulgação eficaz deve alcançar a maioria dos canais de comunicação, desde que sejam adequados ao público e à mensagem que se pretende alcançar.

Para inovar na organização de festas juninas, você precisa saber onde divulgar o seu evento e o que informar aos possíveis participantes. É muito importante informar onde será realizado o evento, a data e o horário que ele ocorrerá, vestimenta, atrações, entre outras informações importantes.

Seu evento terá ingressos? Quando o primeiro lote será disponibilizado para compra? Os ingressos estarão disponíveis em quais pontos? Será beneficente? Para qual instituição? O que deve ser doado na entrada?

Gostou do artigo sobre como inovar na organização de uma festa junina? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39599 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...