Como calcular quantidade de comida de festa por pessoa

Você sabe como planejar a quantidade de comida em uma festa? Sabemos que, além da decoração, local da festa e equipe, a comida é essencial, não pode faltar, mas como saber a quantidade correta? Confira dicas para ajudar a calcular corretamente a quantidade de comida de festa por pessoa. Veja já!

Publicado em 20/10/2017

Avalie este Artigo
5

Você está planejando fazer uma festa e não sabe a quantidade adequada de comida para servir os convidados? Você não sabe por onde começar a organizar e como calcular quantidade de comida de festa por pessoa? Neste artigo, vamos ajudar você a organizar corretamente a quantidade de comida de festa certa, para tudo ser um sucesso.

Comida de festa

 

Quando se está organizando uma festa, primeiro é preciso saber qual tipo de comida pode ser servida durante a festa toda.

Por exemplo, se a festa for infantil, é preciso servir salgadinhos, doces, refrigerantes, bolo e churrasco. Se for uma festa de uma data comemorativa, é preciso que a comida seja servida de acordo com o tema, isto é, se for uma festa junina você deve servir as comidas típicas. Já se a festa for de casamento, é preciso ter doces finos. E assim por diante!

 

Quantidade de comida de festa

 

Para saber a quantidade certa de comida de festa por pessoa, é preciso saber a quantidade de pessoas que vão participar do evento e qual a idade deles. Além desses fatores, a duração da festa, faixa etária e o perfil dos convidados também faz muita diferença no momento de calcular a quantidade de comida da festa.

A duração da festa pode influenciar também no cálculo, porque, dependendo do período de tempo envolvido, os convidados podem comer mais ou menos, por exemplo, se a festa ultrapassar de 5 horas, elas irão comer e beber bem mais do que em uma festa de curta duração. A faixa etária influencia porque quanto mais jovem for o público, maior será o consumo de comida, o mesmo vale ao público masculino que come bem mais que as mulheres.

Como calcular quantidade de comida de festa por pessoa?

 Como calcular quantidade de comida de festa por pessoa

A quantidade adequada de cada comida de festa é:

Salgados para festa

 

A dica é escolher pelo menos cinco opções e dar preferência aos canapés de salmão ou carpaccio e patês. Essas opções de salgados para festa são as mais leves e a quantidade adequada para cada convidado é de 10 a 12 unidades;

Pratos quentes e entradas

 

A conta que deve ser feita para calcular a quantidade certa dessas comidas é "um por um", isto é, o número de convidados multiplicado pelo número de pratos. Claro que não dá para saber se todos os convidados vão, ou não, querer todas as sugestões, mas, sem exageros, a combinação perfeita é entrada, massa e carne;

Churrasco

 

O churrasco deve ser calculado por 300g de carne por pessoa, 300g de frutas, legumes e verduras por pessoa, 100g de farofa por pessoa e 1 pacote de carvão para cada 10kg de carne. Claro que você deve se informar se todos os convidados gostam de carne ou não e ter opções veganas;

Almoço e jantar

 

Dependendo do tempo e horário da festa, costuma ter um almoço e/ou um jantar. O ideal é seguir o seguinte plano: 50g de arroz por pessoa, 400g de carnes, frango e/ou peixe por pessoa e 150g de verduras, frutas e/ou legumes por pessoa.

Outros utensílios úteis para esse tipo de evento:

  • Os pratos e garfos descartáveis para bolo devem ser 2 por pessoa;
  • Os copos descartáveis devem ser 5 por pessoa;
  • Os guardanapos devem ser 50 unidades para cada 10 pessoas.

Após saber a quantidade correta das comidas salgadas de festa, agora vamos aos doces de festa. É recomendado escolher entre 4 a 8 opções de doces, geralmente cada convidado vai ingerir em torno de 3 a 12 unidades.

Bem-Casado

 

Como calcular quantidade de comida de festa por pessoa

 

O ideal é que tenham 2 a 3 bem-casados para cada convidado, assim você evita situações desagradáveis de faltar doces;

Bolo

 Como calcular quantidade de comida de festa por pessoa

O bolo decorado deve-se calcular 100g por pessoa e, como já falamos, depende da quantidade de pessoas que foram convidadas para a festa. Vejamos algumas proporções a seguir:

  • Se possui 15 a 18 pessoas, o bolo deve ter de 1,5kg a 2kg (mais ou menos 15cm);
  • Para 40 pessoas o bolo deve possui 4kg (20 cm);
  • 50 pessoas deve ser 5kg de bolo (25 cm);
  • 60 pessoas deve ser 6kg de bolo (30cm);
  • De 80 a 100 pessoas o bolo deve possuir 8kg (40cm).

Lembre-se que deve ser apenas para 40% da sua lista de convidados, pois se houver várias opções de doces, o bolo pode ser desperdiçado.

Bebidas

Como calcular quantidade de comida de festa por pessoa

 

Quando o assunto é bebida, é preciso analisar diversos fatores fundamentais sobre a festa, assim como sua duração. Uma festa longa com certeza terá maior consumo de bebidas.

A faixa etária também é importante, pois os jovens bebem mais que os mais velhos e as crianças bebem a metade dos adultos. A estação também influencia no tipo de bebida que será servida, por exemplo, no verão o consumo da água, cerveja e refrigerantes aumenta.

Refrigerante

400ml por pessoa caso sirva outros tipos de bebidas e 600ml por pessoa, caso sirva apenas água e refrigerante. Lembre-se de que há pessoas que não gostam de refrigerantes ou que só bebem diet, então disponibilize também a opção do refrigerante diet e sucos naturais;

Água mineral

200ml por pessoa. Você também pode disponibilizar água tônica e água com gás para quem não toma bebidas alcoólicas;

Cerveja

2 garrafas por pessoa se não servir outros tipos de bebidas ou 1 garrafa para cada 4 convidados, se houver vinho branco e tinto;

Vinho

1 garrafa para cada 3 ou 4 pessoas durante almoço ou jantar e 1 garrafa para cada 2 pessoas em coquetel.

Para realizar a sua festa você pode contratar um Buffet para prepararem e servirem a comida de festa. A contratação de um buffet pode facilitar e evitar contratempos, prepararão todos os talheres, as mesas, o local, prepararão o bolo e também farão a decoração do local, ou seja, você evita fazer tudo em cima e evita que aconteçam imprevistos em cima da hora do evento começar.

Para concluir, nesse artigo vimos que para calcular quantidade de comida de festa é preciso saber a quantidade correta de convidados, a faixa etária e até mesmo a duração da festa.

Além disso, você pode, de fato, contratar um buffet para tomar conta de todos os fatores da sua festa, assim como preparar e servir a comida de festa. Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 38949 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...