Artigo oferecido por:

Dicas para Contratar o DJ ideal para minha Festa

Publicado em 11/01/2013

Avalie este Artigo
4.6

Por DJ Rafa

www.hififestas.com.br

 

dj_playing.jpg


Bom Pessoal, sou DJ a 8 anos e fico me perguntando como é difícil para meus clientes contratarem um DJ Confiável. Quando eles me ligam, como podem saber se sou um bom DJ, se sou Profissional, se sou responsável, se conheço as musicas da moda, se sei mixar e o principal, vale mesmo a pena pagar pelo meu serviço?

Entendo que todas essas dúvidas devam pairar no pensamento de todos os noivos, pais de debutantes e qualquer pessoa que deseja contratar um DJ que torne sua festa um sucesso.

Por isso preparei 10 Dicas para ajudar você a escolher um DJ que realmente seja profissional e saiba que o seu principal papel é fazer com que todas aquelas pessoas possam por um período viver momentos de muita magia e alegria através da música.

 

1 – De a importância que o DJ merece

Leve em consideração que o DJ não é apenas um prestador de serviço como por exemplo um Buffet ou Barman (eles também são muito importantes é claro), mas o DJ possui a responsabilidade de interagir com os convidados e comandar o andamento da festa, por tanto, se você quer um DJ de verdade, não contrate somente por ele ter um preço muito bom, ou morar perto do local do evento. Contrate um DJ com sensibilidade para entender que aquela festa será um momento muito especial para você e ele é um dos grandes Responsáveis por tornar esse momento perfeito.

 

2 - Pesquise quem você esta contratando

Procure pesquisar sobre o DJ, a quanto tempo ele esta no mercado, se ele estudou , se tem algum curso voltado para a área (Sim, o DJ precisa estudar e muito, sobre musica, sobre técnicas de mixagem, sobre estilos musicais, além de estudar sobre os equipamentos que ele vai utilizar para tocar). Você confiaria em um Arquiteto que vai projetar sua casa, se ele te disser que aprendeu com um amigo que era arquiteto também? Ou Prefere um que se formou em um grande Faculdade e possui grande experiência na área?

 

3 – Repertório é Tudo

Repertório é fundamental (Repertório é a programação musical da festa ou show). Pergunte ao DJ qual o repertório musical que ele costuma tocar em suas festas, quais os ritmos? Eletrônico, Sertanejo, Axé, Funk?  Peça para ele te enviar um resumos das musicas que ele mais costuma tocar, assim você já consegue ver se esse DJ pode fazer sucesso com seus convidados. E caso contrate ele, converse com DJ sobre os ritmos que você quer e peça algumas músicas que não podem faltar.

 

4 – DJ tem que saber Mixar?

Pergunte ao DJ se ele sabe mixar, ou se ele é aquele DJ que só troca de musica um pouco antes dela terminar. Parece um pouco invasivo, ou até irrelevante, mas entendo que isso é muito importante, pois em alguns momentos da festa, o DJ deve saber mixar e fazer com que os convidados nem percebam que você já trocou de musica, isso faz a festa ter uma continuidade e a pista fique sempre “bombando” pois as pessoas não vão parar de dançar.

 

5 – Ele realmente cumpre o que vende?

Pergunte ao DJ se ele possui algum material no Youtube, SoundCloud entre outros, dessa forma você poderá verificar se realmente ele sabe mixar, se sabe agitar uma festa.

 

6 –Orçamento Detalhado para não comprar Gato por Lebre

Procure pedir um orçamento detalhado para o DJ, muitos lhe passam somente o Valor total do Serviço, dessa forma se você for comparar com outros orçamentos, você vai analisar somente o preço total, e isso pode te prejudicar muito, pois alguns utilizam mais equipamentos e com mais qualidade enquanto outros utilizam equipamentos menos confiáveis. Peça um orçamento detalhado, se possível com fotos e vídeos dos equipamentos. Afinal você não vai querer que o equipamento do DJ pare de funcionar bem no meio da Valsa né?

 

7- Conheça seu DJ

Se possível procure conhecer o DJ pessoalmente antes da Festa, entendo que o DJ que possui um bom site, material de divulgação e preço já sai na frente, mas o olho no olho com o cliente é que vai passar a confiança para que a festa seja um sucesso.

 

8 – O DJ conhece o local onde vai tocar?

Pergunte se uma visita técnica ao Local da Festa poderá ser feita, caso haja tempo para isso, é fundamental que o DJ conheça o espaço onde vai montar seu equipamento e trabalhar durante a Festa, questões muito importante devem ser verificadas nesse momento pelo profissional, como o tamanho do espaço (será que vai caber o equipamento dele?), locais de acesso ao espaço, Voltagem das tomadas e segurança do local.

 

9 – Ele sabe falar em Público?

Em algumas festas se faz necessário que o DJ também seja uma espécie de Mestre de Cerimônias, Mas Atenção ...procure entender que você esta contratando um DJ e não um Cerimonialista, mas mesmo assim, verifique se ele sabe se comunicar e se não é tímido na hora de falar em público. (Pois é, muitos DJs são muito tímidos, mas isso não significa que não seja um excelente DJ).

 

10 – Na festa Procure relaxar e se Divertir

Chegou o grande Dia, ou Noite , você já fez sua parte, contratou o DJ, conversou com ele sobre o Repertório, explicou todo o roteiro da festa, agora é com ele, afinal se ele for um bom DJ ele também já preparou para essa festa...Procure relaxar e curtir esse  momento. O DJ esta lá para comandar a Noite e você o contratou para isso, portanto vamos deixar que ele mostre seu talento e o seu papel nesse momento será apenas de auxiliá-lo somente se ele pedir, pois acredite, nesse momento ele estará muito concentrado no andamento da festa.

 

11 – (Dica Extra) Divirta-se

Não esqueça que esse é um momento de festa e alegria, portanto, procure se divertir com seus convidados e deixá-los bem à vontade,  pois afinal,  mesmo existindo o melhor DJ com as melhores musicas, quem realmente faz a festa são as pessoas com sua alegria e disposição.

 

Obrigado espero que tenham gostado!!!

 

DJ Rafa

www.hififestas.com.br

facebook.com/hififestas


Artigo criado por: DJ Rafa | Hi-fi Festas | Dj Casamentos

Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39371 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...