Festas Sustentáveis

Hoje em dia as festas sustentáveis fazem a cabeça e o bolso dos consumidores que estão em busca de eventos mais intimistas e menos dispendiosos.

Publicado em 18/04/2013

Avalie este Artigo
5

Itens descartáveis de festas e eventos como pratos, copos, sacolinhas e demais embalagens fazem parte das comemorações em geral. São centenas destes produtos que no final da festança acabam indo parar no lixo. Mas, hoje em dia, é possível festejar e ao mesmo preservar o meio ambiente. Assim, é bastante comum que haja os eventos sustentáveis.

Empresas especializadas em ornamentação e organização de eventos sustentáveis são exemplos de que é possível transformar estas festas numa verdadeira conscientização de educação ambiental. Muitas destas empresas afirmam que o retorno financeiro é garantido, além do retorno e gratificação pessoal.

São muitos os pontos importantes de uma festa sustentável, mas, uma das principais é a possibilidade de educar os participantes sobre os benefícios da sustentabilidade. É importante deixar claro que uma festa desta natureza não é sinônimo de inferioridade de detalhes ou de algo pouco valoroso aos olhos dos anfitriões e convidados. Este diferencial beira a uma ideologia, uma maneira de pensar e agir mais de acordo com a nossa realidade. É muito importante que se tenha consciência de que o meio ambiente está, de fato, sendo prejudicado a cada dia e fazer parte de uma população que preza estes valores é mais que um ideal é uma filosofia que só tem a agregar às gerações futuras.

Fazer a economia e a reciclagem desses recursos não é tão difícil ou trabalhoso.  Há inúmeras dicas para todos que procuram trabalhar nesta linha de preservação, como fazer a festa de dia para que o consumo de energia seja menor. Um exemplo simples e funcional. Outro exemplo é a utilização de velas e candeeiros em festas e eventos noturnos.

Outra proposta é o resgate de eventos mais intimistas que tem o objetivo de voltar às festas de antigamente, sem os gastos absurdos e desproporcionais. Quintais, garagens ou salões menores de aluguel podem ser excelentes opções.  

Coffee Break

Foto: Am3 Eventos

Negócio Certo

Outra forma de preservação e sustentabilidade vem do estado de Goiás. Trata-se de um Programa que orienta o empreendedor a não perder clientes e nem dinheiro na fabricação e comércio de alimentos.

Em Rio Verde (GO) a produtora Rosilda Ferreira Machado, de 48 anos, retira dos cinquenta pés de coco plantados em sua parcela, no Assentamento Vale do Sonho a matéria-prima para produzir os doces como o Cocadão e a Cocadinha, que ela vende na sua região, juntamente com bolos de festas, pães de mel e doces caseiros.

A empreendedora, mesmo fazendo sucesso, sentiu a necessidade de se profissionalizar e agregar mais valor aos seus produtos. Assim, ela procurou o programa O Negócio Certo Rural (NCR). O programa que desenvolve a gestão e o empreendedorismo do produtor, com ações de diagnóstico, plano de negócio, diversificação, noções de mercado e capacitação veio de encontro ao que a empreendedora tinha em mente.  

Rosilda é atendida pelo convênio firmado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Sebrae em Goiás, por meio de consultorias orientadas pela Agente de Desenvolvimento Rural (ADR) Suzana Rodrigues de Resende. “O programa mostra a viabilidade dos  sonhos de cada empreendedor”, explica Rosilda, dizendo que agora gerencia a propriedade de forma lucrativa, competitiva e sustentável.

O NCR ajudou Rosilda a não perder investimentos, nem clientes. Ela sabe bem qual é o custo da fabricação. “Com o preço do produto mais alto que seu valor real, perdemos consumidores; quando o preço praticado é menor que o real, perdemos dinheiro”, destaca. Assim, Rosilda continua a crescer e a prosperar atendendo festas e eventos da região com seus doces e bolos de forma sustentável. 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 38953 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...