Mais 5 Dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso

Para organizar um evento é necessário ajuda de um produtor de eventos. Mas como se tornar um desses? Clique aqui e confira sobre a organização de eventos e dicas incríveis sobre como se tornar um produtor de eventos com sucesso.

Publicado em 19/04/2019

Avalie este Artigo
5

Organizar eventos é uma função muito importante, exige muita atenção, conhecimento e cuidado. E como se tornar um grande profissional desse segmento tão intenso e com tantas oportunidades de trabalho? Neste artigo, falaremos sobre  a profissão de produtor de eventos e daremos cinco dicas incríveis sobre como se tornar produtor de eventos de sucesso. Confira cada detalhe a partir de agora.

E é importante ressaltar que, para ver mais sobre o conteúdo, você pode conferir aqui as partes 1, parte 2 e parte 3.

Entendendo tudo sobre organização de eventos

A produção e organização de um evento é um processo de planejamento que inclui diversos fatores, como o estabelecimento de orçamento, escolha de datas e horários, escolha e reserva do espaço (chácara, fazenda ou salão de festas), aluguel de mesas e cadeiras, contratação de buffet, equipes de limpeza, decoração, equipes de segurança, aluguel de brinquedos infláveis (em festas infantis), músicos ou DJ para festas, verificar se tem banheiros no local, quantidade de participantes ou convidados, patrocinadores e ainda ter plano(s) de emergência no caso de imprevistos. Afinal, segurança em primeiro lugar!

É a partir do objetivo do evento (casamento, festa de aniversário, show, formatura, entre outros) que o produtor escolhe o entretenimento, local, faz a lista de convidados e o conteúdo do evento. O produtor de eventos é o profissional capaz de gerenciar o seu tempo de forma sábia para garantir que o evento ocorra com sucesso.

Ele precisa ser organizado, responsável, ágil, flexível e criativo e deve saber orientar, gerenciar e acompanhar cada passo da organização de um evento. Com um trabalho bem realizado, o produtor de eventos adquire reconhecimento dentro do mercado de eventos, colhe sucesso e muita satisfação por ter realizado o desejo de seus clientes.

Além disso tudo, o produtor de eventos precisa ter um “espírito” de líder dentro de si, pois estará à frente de uma equipe e deverá saber comandar e conduzi-la, da forma mais leve e humana possível, visto que o meio de eventos é muito competitivo.

O produtor de eventos também precisa saber lidar com imprevistos e dificuldades, ou seja, ele precisa ter um "plano B" em mente e ser paciente para lidar com a situação o mais rápido possível.

A persistência, capacidade de relacionamento e controle emocional são características essenciais de um produtor de eventos para conseguir auxiliar a encontrar opções viáveis e adequadas para cada caso, orçamento, público e demanda.

O produtor de eventos precisa ser muito dedicado e ter foco. Ele deve se empenhar ao máximo para que tudo seja de alto nível de qualidade.

A seguir, daremos mais dicas sobre como se tornar produtor de eventos de sucesso.

Como se tornar produtor de eventos de sucesso?

Abaixo, listamos mais 5 Dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso. Confira:

1.       Parcerias

Mais 5 Dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso

Uma das dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso é estabelecer parcerias, pois pode trazer diversos benefícios para as partes envolvidas e até permitir a redução de custos em certas situações.

Para obter parcerias é preciso reunir todos os detalhes possíveis a respeito do que você tem a oferecer. Dessa maneira, se tornará atraente a esses possíveis parceiros. A dica é mostrar todas as vantagens e dar abertura para que se sintam à vontade e exponham suas críticas e sugestões.

2.       Participação em outros eventos

Uma das formas de como se tornar produtor de eventos de sucesso e também conhecer o que há de novo dentro do mercado é participar de outros eventos para obter novas ideias e utilizá-las nos próximos eventos produzidos por você e sua equipe.

Procure participar de workshops ou palestras, por exemplo, até mesmo de eventos com o mesmo tema que você costuma produzir. É muito importante acrescentar aspectos positivos ao seu trabalho para ganhar ainda mais reconhecimento dentro do mercado de eventos. Procure cursos da área e esteja sempre atualizado com as novidades e tendências.

3.       Lista de contatos

Mais 5 Dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso

A contratação de profissionais qualificados pode ser realizada por pesquisas na internet, com base em recomendações ou agências. Uma das dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso é ter uma ampla rede de contatos.

Contatos são essenciais para se conseguir bons fornecedores, artistas, público e até mesmo ter acesso aos melhores ambientes para realizar um evento. Para isso, é preciso fazer um networking, conhecendo as pessoas da sua área, pedir indicações e até convidá-los para os seus eventos, pois cada um pode trazer outros contatos.

4.       Estas por dentro das tendências

Mais 5 Dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso

É preciso conhecer e estar sempre atento sobre as tendências. Essa é uma das dicas mais importantes em como se tornar produtor de eventos de sucesso. Preparação e organização de um evento requer que o produtor tenha conhecimento sobre as principais tendências atuais dentro do mercado, para assim garantir que o evento seja moderno e inovador.

Para isso, o produtor deve ler muito sobre a área de eventos, buscar quais são as tecnologias que auxiliam na divulgação, saber o que os mais jovens estão interessados atualmente (procurando na internet ou até mesmo interagir com os mesmos). Não deixe de comparecer aos diversos tipos de eventos para aprender como são realizados e perceber o quanto e o que atrai o público para incluir no seu próximo evento.

5.       Satisfação do cliente

Uma das dicas de como se tornar produtor de eventos de sucesso é garantir que seu cliente fique satisfeito. Saiba ouvir o que ele quer, veja se é possível incluir o que ele deseja. Caso não seja possível ou que não seja a melhor opção, procure utilizar a sua experiência e convença-o de que há outras formas de realizar aquilo que ele deseja ou que há outras opções que possam favorecer o evento que será realizado, mostre outras opções mais vantajosas para garantir o sucesso do evento.


E então? O que achou sobre as informações apresentadas acima? Gostou do artigo sobre como se tornar produtor de eventos de sucesso? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Tudo que você precisa saber sobre eventos é só acompanhar o blog. Sempre com novos conteúdos!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39678 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...