10 dicas para alinhar finanças de sua empresa de eventos

Para você que deseja maiores informações sobre controles financeiros em empresas de eventos, apresentaremos dicas para alinhar finanças de sua empresa de eventos e conseguir equilibrar suas receitas e despesas de maneira mais adequada e segura. Tenha uma boa Leitura!

Publicado em 13/01/2022

Avalie este Artigo

A saúde financeira é fundamental para que uma empresa se mantenha próspera e não traga dores de cabeça para seus gestores.

No caso de uma empresa de eventos, essa afirmativa é mais necessária ainda, pois são negócios que envolvem contratos de valores significativos tanto com clientes quanto com fornecedores.

Pela quantidade de prestadores de serviços existentes, manter uma situação financeira sob controle é determinante para superar desafios e garantir a melhoria da qualidade dos eventos.

Empresas que atuam nesse segmento têm compromissos com aluguéis diversos, como brinquedos, artigos para festas,espaços, como salões de festas, contratação de músicos, pessoal envolvido em decoração e segurança, entre outros.

A preocupação em torno de que tudo ocorra bem está relacionada a planejamento adequado e a uma situação financeira controlada.

Vamos apresentar nesse artigo 10 dicas para auxiliar a alinhar finanças de sua empresa de eventos.

1.      Não confunda as finanças da empresa com pessoais

10 dicas para alinhar finanças de sua empresa de eventos

PHOTO BY SHARON McCUTCHEON ON UNSPLASH

Normalmente tendem a não segregar e controlar as finanças de sua empresa de eventos em relação às pessoais, principalmente nas empresas de menor porte, mas isso pode ocorrer também em empresas maiores.

Esse é um erro bastante grave e que pode ocasionar perdas e descontroles muito significativos para os gestores e comprometer a continuidade dos negócios.

Segregar as finanças pessoais daquelas relacionadas à empresa é uma tarefa que exige controle e organização e deve ser aplicada para que os negócios possam seguir adequadamente.

Definir as estratégias e os acordos de retiradas deve ser primordial , de forma a ser cumpridos integralmente pelos gestores das empresas.

2.      Invista na tecnologia

As finanças de sua empresa de eventos podem ser melhor controladas com o emprego da tecnologia como um fator importante de apoio.

Manter sistemas e ferramentas de controle financeiro é uma excelente maneira de manter os controles de maneira adequada e sem riscos.

Softwares financeiros permitem integrar operações e dar mais segurança e operacionalidade aos negócios, permitindo antecipar situações e identificar necessidades de melhorias ou de obtenção de ajustes nos negócios.

A tecnologia auxilia de forma bastante importante os processos de gestão dos negócios e não deve ser dispensada pelas empresas.

3.      Elabore um orçamento e o acompanhe

O orçamento de qualidade, e com um acompanhamento criterioso, permite que as finanças de sua empresa de eventos sejam mantidas com sucesso.

Orçamentos são bases de decisões, de orientação e de cumprimento do planejamento definido para o negócio.

Devem ser tratados como uma peça fundamental a ser seguida e aplicada nas operações de uma empresa e, sempre que necessário, verificadas situações de riscos e efetuados ajustes para que sejam cumpridos.

Assim sua empresa se manterá com boa situação para superar os obstáculos e conseguir os retornos esperados.

4.      Mantenha um controle sobre seus custos

10 dicas para alinhar finanças de sua empresa de eventos

PHOTO BY ADEOLU ELETU ON UNSPLASH

Não é possível abordar as finanças de sua empresa de eventos sem falar de receitas e de custos.

Ambos são fatores decisivos para seu negócio e os custos são a parte que pode sofrer atuação direta de avaliação e ajustes, os quais interferem diretamente nas margens de lucro alcançadas.

Avaliar os custos é uma forma de atuar com mais precisão sobre a formação de preços para alcançar maiores resultados e interfere diretamente na competitividade de sua empresa.

Avalie desperdícios e atue sobre seus processos para efetuar os ajustes necessários e manter custos controlados.

5.      Invista num fluxo de caixa

Para manter as finanças de sua empresa de eventos de forma adequada, é importante trabalhar com um fluxo de caixa de qualidade.

Nesse caso, a própria tecnologia pode oferecer soluções interessantes a seu negócio.

A função do fluxo de caixa é o maior controle sobre receitas e gastos, inclusive com projeções futuras para que sejam adotadas medidas de ajustes necessárias para o resultado dos negócios.

Ele auxilia a projetar seu saldo disponível, viabilizando a existência contínua de capital de giro para a empresa.

6.      Mantenha parcerias de qualidade

Um dos fatores mais importantes para manter as finanças de sua empresa de eventos com condições seguras é o estabelecimento de parcerias de qualidade.

Prestadores de serviços que possuam processos e profissionais capacitados permitem que os serviços sejam realizados sem retrabalho e com maior assertividade.

Nesse processo, o impacto nas finanças é bastante acentuado pois a empresa não gastará em excesso e nem identificará desperdícios em suas operações.

7.      Avalie sua margem de lucro

A prática de definição de margens de lucro deve levar em consideração a complexidade, o tamanho e o tempo gasto na preparação e na realização de um evento.

Normalmente as empresas praticam uma margem de lucros fixa, porém esse item deve ser bastante estudado e considerado de maneira adequada, para que possam ser controlados os fatores que levam a ganhos maiores ou menores, mas que tenham impacto direto na satisfação dos clientes pelos preços praticados.

Além disso, é possível ampliar suas receitas e ter a certeza de que estará praticando um preço justo para sua empresa e para o cliente.

8.      Fidelize seus clientes

A situação financeira adequada de uma empresa tem um fator fundamental que é seu faturamento ser mantido de maneira contínua.

Nesse caso, a busca por fidelizar clientes é uma forma de manter suas vendas sempre ativas e os negócios em operação por mais tempo.

Clientes satisfeitos e com suas expectativas de atendimento superadas tendem a fechar mais negócios e indicar outros clientes, contribuindo para as finanças da empresa e para os ganhos de imagem junto ao mercado.

9.      Não atrase pagamentos e compromissos evitando pagamento de encargos e juros

PHOTO BY ABSOLUTI VISION ON UNSPLASH

Manter os compromissos com fornecedores e recolhimento de impostos em dia é uma forma de ter as finanças sempre em dia.

Atrasos ocasionam multas e punições e podem trazer complicações e comprometimentos para empresas e gestores.

Avalie bem seu fluxo de caixa e mantenha seus compromissos em dia.

10.   Avalie bem a necessidade de contrair empréstimos e suas condições

Em situações específicas, é importante avaliar de forma adequada se deve ou não recorrer a empréstimos para aplicar em capital de giro e mesmo em investimentos.

Mas é fundamental que as condições e os valores solicitados sejam exatamente aqueles que necessita e que se busquem alternativas de condições e taxas de juros mais adequadas as suas necessidades.

Evite compromissos financeiros de longo prazo.

 

Considerações finais

Manter as finanças de sua empresa de eventos controladas deve ser um objetivo de gestão de negócios de sucesso.

Esperamos que nossas dicas tenham auxiliado a uma reflexão e tomada de atitudes para fortalecer as finanças da empresa.

Deixe um comentário com sua opinião sobre esse artigo.

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39756 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...