9 dicas para começar sua produtora de eventos em 2019

Gosta da área de organização de eventos e deseja trabalhar nela? Não sabe como montar a sua própria empresa de produção de eventos? Confira neste texto as melhores dicas para começar sua própria produtora de eventos em 2019 com total sucesso.

Publicado em 10/01/2019

Avalie este Artigo

Quer começar uma produtora de eventos, mas não sabe como fazer isso? Neste texto daremos as melhores dicas para começar sua produtora de eventos em 2019.

Organização de eventos

A organização de um evento é um processo de planejamento de uma festa, cerimônia, convenção, feira ou festival. Nela inclui as etapas como a definição de orçamento, escolha de datas e horários, seleção e reserva do local no qual ocorrerá o evento, decoração, contratação de fornecedores (mesas e cadeiras, brinquedos infantis, Buffet, entre outros), patrocínio e contratação de equipe de segurança

Além disso, tem a contratação de profissionais como DJs para festa ou músicos e a divulgação do evento. Por isso, o produtor deve ser um profissional qualificado e que saiba gerenciar o seu tempo de forma sábia garantindo que o evento ocorra com sucesso e sem imprevistos.

9 dicas para começar sua produtora de eventos em 2019

Abaixo listamos nove dicas incríveis para começar sua produtora de eventos em 2019. Confira:

 

9 dicas para começar sua produtora de eventos em 2019

1.       Descobrindo o nicho de atuação

Antes de começar sua produtora de eventos em 2019 é preciso fazer uma pesquisa de mercado. A sua cidade ou região está precisando de bons eventos? Há demanda para quais tipos de eventos? O que pode ser melhorado na produção deles? Você tem alguma ideia inovadora? Como lucrar?

Todas essas questões precisam de respostas bastante relevantes para definir como você atuará. Além disso, lembre-se que eventos não são somente festas, eles incluem também festivais, congressos, esportes, seminários, entre outros.

A dica aqui é procurar saber o tipo de evento que é preciso ser explorado em toda região e se especializar nisso. Outro ponto é não ignorar os seus concorrentes. Da mesma maneira que você tem pontos fortes e fracos, as empresas concorrentes também possuem. Procure se espelhar no que elas têm de melhor e estude todas as falhas para evitá-las em seu negócio.

2.       Ter especialidade em eventos

Para começar sua produtora de eventos em 2019 é muito importante, primeiro, possuir uma especialidade na área de eventos. É preciso conhecer um pouco de tudo assim como comunicação, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outros.

Procure estudar mais sobre o tema, faça cursos, procure informações referentes à produção de eventos. Pois, criatividade e conhecimento são essenciais e, para se dar bem na área de produção, é muito importante estar sempre inovando.

3.       Elaborar um planejamento financeiro

 

9 dicas para começar sua produtora de eventos em 2019

Uma das melhores dicas de como começar sua produtora de eventos em 2019 é elaborar um bom planejamento financeiro. Coloque as contas na ponta do lápis e reserve. Faça um orçamento criterioso. Pois, começar um negócio sem ter algum orçamento guardado é um grande risco.

Você necessita estar sempre preparado para os imprevistos e também precisa saber que o inicio é a estrutura de todo o processo: destaque e lucros virão com o tempo. Economistas recomendam ter uma reserva que seja capaz de cobrir os gastos, caso a empresa fique até três meses sem lucrar.

4.       Procurando bons consultores

Se você não tem conhecimento nenhum sobre a documentação necessária e nem sobre o contrato social, a melhor coisa a se fazer é contratar um advogado, pois ele vai ajudar no momento de preparar a papelada, além de instruir nas questões de deveres e direitos que a sua empresa terá que cumprir. Outro profissional essencial para contratar é um contador que vai auxiliar na parte financeira da empresa.

5.       Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia é um dos itens essenciais para começar sua produtora de eventos em 2019. Faça com que as pessoas tomem conhecimento sobre a sua marca. Elabore um site e divulgue o seu trabalho para o público!

O importante é expor as informações necessárias sobre o seu trabalho, portfólio e contatos. Também é muito importante saber divulgar as suas produções e, para isso, é preciso fazer o uso das redes sociais. Além disso, a venda de ingressos online antecipada é uma boa dica.

6.       Determine os objetivos e as metas

 

9 dicas para começar sua produtora de eventos em 2019

Para começar sua produtora de eventos em 2019 com o pé direito é preciso determinar os seus objetivos. Aonde você pretende chegar? Uma empresa não consegue se desenvolver quando não há metas bem definidas.

Coloque isso no papel e procure estudar possíveis lacunas que ficarem abertas. A dica é não se abalar pelos primeiros contratempos que surgirem. Um verdadeiro empreendedor é aquele que enxerga uma solução onde todo mundo vê um problema.

7.       Invista na equipe

Antes de oferecer os seus serviços é preciso investir na sua equipe, desde o momento da contratação até a rotina de trabalho. Procure oferecer um treinamento de qualidade para que realizem um bom serviço e demonstrem a identidade da sua empresa. Se os funcionários de uma empresa não souberem direito o que ela oferece, é mais difícil fechar um negócio com um cliente.

8.       Networking

O networking é um dos itens essenciais para começar sua produtora de eventos em 2019! Entrar no mercado para produzir eventos está diretamente ligado a conhecer os demais patrocinadores, produtores, fornecedores, assessorias de artistas, equipes profissionais de trabalho, dentre outros contatos.

Por isso que estar à frente de uma produtora de eventos exige que você seja uma pessoa comunicativa, que saiba trocar ideias com profissionais do mesmo ramo, tenha simpatia, saiba realmente "vender o peixe". Outra dica é ir a workshops e fazer parcerias, pois isso auxilia no aumento da sua rede de contatos.

9.       Aceite apenas as demandas que você pode cumprir

É preciso aceitar apenas as demandas que você possa cumprir para assim começar sua produtora de eventos em 2019.

É muito importante ter conhecimento sobre o limite da sua produtora de eventos, pois mesmo que apareça um grande projeto para você produzir, verifique se o porte da empresa que você pode gerir vai atender ao cliente de fato ou tenha parcerias de confiança para complementar o seu trabalho e entregar ao cliente o que ele realmente deseja e espera do trabalho.

Se você aceita um projeto e depois não dá conta, pode correr o risco de manchar a imagem da sua empresa e de seu portfólio.

Gostou do texto sobre como começar sua produtora de eventos em 2019? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39978 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...