10 dicas para monetização em eventos virtuais

Se você quer saber tudo sobre assuntos relacionados a eventos e seus detalhes, certamente vai aproveitar dicas de monetização de eventos virtuais e como essa estratégia funciona para ampliar seus retornos financeiros. Boa leitura!

Publicado em 26/03/2021

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Eventos virtuais são uma excelente forma de atrair um grande público, principalmente em tempos de dificuldades ou proibições de realização de eventos presenciais, que fizeram com que os eventos on-line passassem a ser a única opção para os eventos.

É importante traçar estratégias para que esses eventos possam ser lucrativos e que permitam o melhor retorno possível, e, para isso, a monetização de um evento on-line é a forma que se tem de obter renda com esse tipo de evento e assim conseguir manter o segmento em atividade e resultados financeiros adequados.

Mas você sabe como isso funciona, como devem ser avaliadas as ações e monetização de um evento? 

Vamos apresentar a seguir 10 dicas para a monetização em eventos virtuais.

O que é monetização?

 

Photo by rupixen.com on Unsplash

Monetização significa ser remunerado por uma atividade para que seu retorno financeiro compense o investimento que foi realizado.

A monetização em eventos virtuais envolve qualquer ação que gere receita para sua iniciativa e que remunere esse evento de forma adequada.

A estratégia de monetização em eventos virtuais inclui, nesse caso, desde a boa estrutura de um site, blog, investimento em redes sociais, vendas de ingressos, obtenção de patrocínios e parcerias que possam gerar renda para o evento.

Para que o retorno seja mais bem aproveitado, é preciso ainda divulgar de maneira mais estruturada possível, com uso de marketing digital.

Dicas para monetização em eventos virtuais

Photo by Mufid Majnun on Unsplash

A monetização em eventos virtuais segue várias formas de ser realizada. A seguir, selecionamos 10 dicas que podem ser aplicadas padronizadamente em qualquer tipo de evento.

Destacamos, entretanto, que o sucesso de um evento on-line está diretamente relacionado à qualidade com que esse evento será transmitido, da mesma forma que ocorre em um evento presencial, quando todo o espaço do evento deve ser cuidadosamente escolhido e decorado para receber da melhor forma as atrações e causar impacto nos participantes.

Além disso, cuidar de investir em equipamentos  e  estruturas de transmissão adequadas é uma necessidade para que o evento não sofra interferências e paralisações.

Mesmo em espaços pequenos, como salões, é preciso cuidar desses detalhes de preparação, câmeras e filmagens  para auxiliar na melhor qualidade possível e ter mais adesão de participantes.

E nunca descuidar da segurança dos dados e física do evento, evitando correr riscos e prejuízos.

1.      Defina os valores de ingressos tomando por base um evento presencial da mesma qualidade

Uma das fontes de monetização em eventos virtuais ocorre pela venda de ingressos e todo interesse que o evento irá despertar nos futuros participantes.

Dessa maneira, há uma tendência de considerar que um evento on-line não terá o mesmo impacto que um presencial, o que é um erro.

Um evento bem planejado, com atrações de qualidade e uma estrutura de alto nível, causará a mesma satisfação de um evento presencial, dessa forma considere o aspecto de interesse que ele irá despertar e precifique em seu valor cobrado.

2.      Demonstre que o evento on-line tem a mesma qualidade que o presencial

Trace a estratégia mais agressiva para conscientizar que o evento on-line será aquele que mais trará retorno e diversão ao público. E isso você conseguirá com um trabalho adequado de marketing digital, que pode auxiliar a passar informações sobre os diferenciais da presença virtual num evento.

Na verdade, eventos on-line necessitam de uma quebra de paradigma que eventos presenciais proporcionam, porém o conteúdo de ambos é o que estará em destaque e certamente o que o participante procura.

Assim, seu evento poderá cobrar um valor adequado e sem sacrificar o público, que pagará com prazer por momentos de aprendizado e diversão.

3.      Faça um planejamento de disponibilizar transmissões gratuitas

Muitas vezes, a monetização em eventos virtuais percorre um caminho de consolidar o desejo de participação do público naquele evento.

Assim é possível criar disponibilização de permitir participações em prévias e apresentações específicas sobre algum conteúdo de maneira gratuita ou com valores menores, para gerar o interesse numa compra maior.

4.      Disponibilize vídeos on demand

Uma maneira de monetização em eventos virtuais de bastante retorno é a disponibilização do evento sob o modelo on demand.

Dessa maneira, é possível gerar renda por períodos maiores e que podem receber promoções para maior atratividade e adesão.

Montar pacotes de acesso específicos é bastante interessante.

5.      Estabeleça um programa de bônus

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Criar modelos de fidelização e vendas antecipadas também é uma boa maneira de monetização em eventos virtuais.

Nesse caso, podem ser disponibilizados chats com as atrações e os participantes, criando um ambiente de interação mais adequado e inovador entre as partes e gerando maior interesse.

Esse aspecto também é observado em eventos presenciais, quando o público tem a chance de se aproximar de seus ídolos.

6.      Busque um público próprio que forme comunidades

Uma boa forma de monetização em eventos virtuais é se tornar uma autoridade no assunto e que seja seguido por muitas pessoas que têm interesse em eventos que a empresa produza.

Assim, promova comunidades de integração e discussões de assuntos sobre os eventos e temas a ser abordados relacionados ao interesse desses seguidores.

Isso gera renda e retorno permanentes para a empresa, pois os participantes se sentirão como sendo importantes para a realização dos eventos, com suas opiniões e interações.

7.      Disponibilize conteúdos gratuitos com propagandas de terceiros

Explore bastante as propagandas em todos os momentos, desde os processos iniciais de divulgação do evento até ao longo de sua transmissão com inserções que possam ser captadas de forma discreta pelas transmissões realizadas.

Nesse caso, a propaganda subliminar é bastante indicada e traz resultados, sem cansar o participante.

8.      Utilize o Instagram a seu favor

Use o Instagram e as redes sociais de maneira intensa, pois assim será reconhecido pela comunidade e poderá se tornar uma referência.

Além disso, será remunerado pela quantidade de acessos e demais critérios dessas redes.

9.      Estabeleça parcerias com afiliados

Trace uma estratégia de trabalhar com afiliados que possam gerar maior renda com acessos.

Essa é uma das maneiras de monetizar o site de seu evento e manter uma fonte de renda constante.

10.   Busque patrocínios

Ter patrocínios é uma excelente maneira de monetização de deu evento, pois assim você obtém recursos garantidos para cobrir seus custos fixos e variáveis e, também, um lucro maior e garantido como retorno do evento.

 

Conquiste monetização em eventos virtuais

Várias são as maneiras de monetização em eventos virtuais, e, por isso, esperamos que a partir deste artigo você possa ter conhecido algumas delas com mais profundidade.

Deixe um comentário com sua opinião sobre este artigo e fale sobre suas ideias para monetização em eventos virtuais.


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