5 dicas para a climatização de eventos

Você está pensando em organizar um evento e não sabe como deixá-lo mais confortável? Você sabia que a climatização pode deixar os seus convidados mais satisfeitos com o seu evento? Confira aqui nesse artigo dicas para a climatização de eventos!

Publicado em 03/01/2018

Avalie este Artigo

Está organizando um evento e quer garantir aos seus convidados conforto e também quer deixá-los satisfeitos? Que tal deixar o ambiente do seu evento mais puro e agradável? Nesse artigo iremos falar sobre a climatização de eventos, como ela funciona e daremos dicas de climatização para que o seu evento seja um sucesso.

A climatização de eventos

5 dicas para a climatização de eventos

 

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de um evento é o conforto que ele proporciona aos convidados. A recepção, a acomodação e o credenciamento são os detalhes que fazem muita diferença no bem-estar de quem está prestigiando a ocasião. Uma das formas para garantir um ambiente mais confortável é através da climatização do ambiente.

A climatização é a definição do processo de fazer com que um ambiente permaneça numa faixa de temperatura agradável aos organismos biológicos que se quer preservar. A instalação da climatização em eventos nas portas do local da solenidade garante uma temperatura agradável e controlada para quem está no ambiente interno.

Isto é, mesmo em dias quentes, é possível garantir uma sensação térmica mais agradável dentro do evento. Além do conforto, a climatização valoriza também a organização do evento que demonstra que está preocupado com o bem-estar de todos.

Existem três tipos de climatizadores, são eles: portátil, de parede e de teto/telhado. Estes modelos podem ser de diversos tipos. Quanto ao tipo de propulsão do ar, eles podem ser centrífugos, axiais ou siroco. A saída de ar pode ser direta, pré-dutada ou preparada para dutos e a posição de saída do ar pode ser lateral, superior ou inferior. Essas informações são as mais básicas de que é preciso saber sobre climatizadores.

Além de climatizadores, você também pode apostar em ar-condicionado para o seu evento, pois ele se adequa a qualquer condição climática. Assim como o climatizador, você pode escolher um ar-condicionado frio e quente e utilizá-lo. Ele é mais eficaz e prático no controle da temperatura do ambiente e oferece funções eficientes que garantem conforto.

Caso escolha um ar-condicionado para a climatização de seu evento, é preciso prestar atenção nas funções do aparelho. Para um melhor funcionamento do equipamento, é preciso definir a potência para cada ambiente e para isso é feito o cálculo de BTU. Esse cálculo é feito multiplicando cada metro quadrado por 600 BTU, depois se soma 600 BTU por cada pessoa adicional, sem contar a primeira pessoa e para cada equipamento eletrônico deve-se acrescentar 600 BTU cada. Depois disso, é só procurar a potência compatível ao resultado.

É possível contratar empresas que trabalham com o aluguel para climatização de eventos, sejam elas grandes, médias ou pequenas, para casamentos, aniversários, congressos, formaturas, feiras e até mesmo confraternizações. As locações podem ser feitas para curto, médio ou longo prazo, diárias ou temporárias. Os valores variam de empresa para empresa, por isso é muito importante pesquisar muito antes de contratar.

Para a instalação basta conversar com a empresa para falar sobre se possuem o serviço de instalação e remoção no final do evento. Para evitar problemas, você deve pesquisar sobre a empresa para evitar imprevistos e até mesmo procurar referências dela no mercado.

Vantagens da climatização de eventos

As vantagens que a climatização pode trazer a um evento são: preserva a arte floral de uma decoração, regula o clima da pista de dança, preserva os doces da festa evitando que derretam, possui um excelente custo-benefício, a climatização é ultrassilenciosa, é um serviço temporário que pode ser alugado e é feito por especialistas, técnicos, engenheiros e mecânicos que idealizam o projeto e que controlam a umidade do ambiente. O climatizador consome até nove vezes menos energia que um ar-condicionado e é ecologicamente correto, pois não agride a camada de ozônio.

Com a climatização o ambiente fica com um ar mais limpo, pois os filtros de ar retêm os agentes nocivos à saúde. Dessa maneira, o ar fica mais puro e filtrado, além disso, diminui as possibilidades de doenças transmissíveis pelo ar. Mas, deve-se lembrar que é preciso realizar a manutenção e a higienização do equipamento.

Além de todos esses benefícios, a climatização do ambiente de um evento também fornece ganhos de produtividade caso o serviço da empresa contratada para instalar a climatização em seu evento seja de alta qualidade.

Dicas para a climatização de eventos

Abaixo listamos as melhores dicas para a climatização de eventos. Veja:

1.      Contratar um bom profissional

Essa dica é muito importante para a climatização de seu evento. O profissional que trabalha com o sistema de climatização no geral são engenheiros mecânicos. Ele sabe interpretar todos os aspectos de seu evento e assim consegue escolher os equipamentos apropriados para a sua obra e de acordo com a sua disponibilidade financeira.

2.      Determine a tecnologia a ser usada

5 dicas para a climatização de eventos

 

É muito importante definir qual tecnologia será utilizada nos ambientes do evento a serem climatizados. Atualmente há diversos tipos de tecnologias e equipamentos, algumas com um grande grau de automatização e sofisticação enquanto outras são mais simples. Toda tecnologia que gera maior conforto também possui um custo. É muito importante avaliar o nível da sua sofisticação e da automatização que você quer e a sua disponibilidade financeira para evitar problemas.

3.      Temperatura do ambiente

 5 dicas para a climatização de eventos

 

É muito importante prestar atenção na temperatura do ar-condicionado que irá fazer parte da climatização do ambiente e o ideal é ajustá-la poucas vezes durante o dia para impedir que ocorram os choques térmicos. Os especialistas normalmente recomendam que a temperatura seja mantida em 23ºC.

4.      A manutenção da climatização

Essa dica é fundamental para você evitar que ocorram problemas como goteiras, gastos extras, mau cheiro e baixa eficiência na climatização. É muito importante possuir uma manutenção preventiva dentro do evento. Esse método ajuda na limpeza do filtro que retém a poeira e a manutenção ajuda também a aumentar a sua durabilidade.

5.      Verificar a ventilação do ambiente

É muito importante verificar se o ambiente possui uma ventilação adequada para trazer ar fresco, pois isso ajuda a reduzir agentes contaminantes que podem se acumular naturalmente.

 

Gostou do artigo? Confira a nossa lista de fornecedores para organizar eventos e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39355 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...