5 dicas para não deixar faltar alimentos em um evento

Está organizando um evento e não sabe como não deixar faltar comida na ocasião? Confira tudo sobre 5 dicas para não deixar faltar alimentos em seu evento. Leia já!

Publicado em 27/04/2018

Avalie este Artigo
5

Ao organizar uma festa ou celebração de qualquer tipo precisamos preparar todos os detalhes, principalmente os comes e bebes. Mas como não deixar faltar alimentos em um evento? Neste artigo falaremos tudo sobre a organização dessas reuniões e daremos dicas de como não deixar faltar alimentos no evento.

Organização de eventos

A produção e a organização de eventos são etapas de planejamento de uma festa, cerimônia ou convenção. A organização de um evento inclui orçamentos, a escolha do local, datas e horários, decoração, alimentação, limpeza, entre outros. E, evidentemente, todas as questões relacionadas à forma de alimentação dos participantes da ocasião.

E é um dos pontos centrais, afinal, pessoas com fome ficam indispostas, fracas e até mesmo mal-humoradas. Portanto, começarão a reclamar do cerimonial, e isso será péssimo para os profissionais envolvidos. Com base nisso, enfatizamos que você tenha muita atenção em relação à alimentação, no que tange à preparação de um evento.

Buffet para eventos

 

Resultado de imagem para buffet para festas

 

O buffet é uma maneira de servir comida a uma grande quantidade de pessoas. De forma geral, ela é colocada em uma ou mais mesas para que o convidado se sirva sozinho, mas também há garçons que servem os petit-four. Esse serviço de alimentação é ideal para casamentos, coquetéis, eventos corporativos, formatura, entre outros.

Os tipos mais comuns de buffet são:

Brunch: é uma mistura de café da manhã e almoço, servido entre às 10h e às 11h30. As comidas podem ser servidas em aparadores e em ilhas;

Almoço: pode vir depois ou não do coquetel e ocorre normalmente entre às 11 até as 14h. Há diversos tipos de serviços de almoço, como americano, franco-americano, à inglesa e à francesa;

Jantar: mais sofisticado e formal. Normalmente, ocorre após as 19 horas e, de entrada, ocorre o coquetel;

Coquetel: antecede o almoço ou o jantar e também pode ser servido sozinho. O serviço americano é o mais recomendado. Os famosos finger-foods apresentam um cardápio mais elaborado composto por wraps especiais e minipratos, como salgadinhos de festa.

A equipe do buffet ajuda a não deixar faltar alimentos no evento, pois os mesmos, antes de tudo, fazem um planejamento com todos os detalhes, assim como o número de convidados, duração do evento, horários (diurno ou noturno), o tipo de serviço, entre outros, para assim definir a quantidade de alimentos que serão servidos. E ainda garantem que não irá faltar alimentos em seu evento, pois eles sabem fazer o cálculo correto para que não falte nem sobre.

O buffet tem um objetivo: agradar o paladar de todos os convidados. É um serviço que consegue se adaptar a qualquer tipo de espaço e pode ser contratado para diversos tipos de eventos. Além disso, a receptividade é a alma do negócio e o buffet é uma ótima maneira de mostrar isso a seus convidados. Com ele, o seu evento trará um ambiente mais agradável para a ocasião.

Como não deixar faltar alimentos no evento?

Abaixo, listamos as melhores dicas para não deixar faltar alimentos no evento. Confira:

1.       Calculando alimentos

Resultado de imagem para calculando alimentos para festas

Uma das principais dicas para não deixar faltar alimentos no evento é calcular a quantidade de alimentos e bebidas, que varia conforme o perfil dos convidados. Por exemplo: se há crianças e mulheres, a quantidade será menor.

Outro exemplo: os aperitivos variam entre 8 e 12 unidades por pessoa, os docinhos de 6 a 8, refrigerante 500 ml por pessoa suco e água 300 ml, bolo é uma fatia de 100 g por pessoa e cerveja e bebidas alcoólicas 2 latas ou 1 garrafa por pessoa.

2.       Tempo de evento

É muito importante não deixar faltar alimentos no evento, por isso, determinar se será um almoço, jantar ou um brunch e quanto tempo irá durar a sua festa pode influenciar na construção do cardápio e na quantidade de alimentos que estará disponível aos convidados.

3.       Armazenamento

Uma das dicas para não deixar faltar alimentos no evento é armazená-los bem. As condições de armazenamento variam com cada tipo de comida e evitam a contaminação por bactérias.

4.       Tipo de serviço

Uma das maneiras para não deixar faltar alimentos no evento é definir o tipo de serviço do buffet, pois influencia no consumo. Se houver um coquetel antes do jantar, as pessoas irão consumir pouco na hora do jantar. Caso seja um casamento e tenha um brunch ou coquetel, sem almoço ou jantar, o ideal é caprichar no cardápio das entradas.

5.       Bolo e docinhos

Resultado de imagem para bolo e doces de eventos

 

São os itens essenciais para uma festa e os mais esperados, principalmente em festas infantis. Uma das dicas para não deixar faltar alimentos no evento é saber a quantidade correta para não sobrar e nenhum convidado ficar sem o seu pedaço de bolo e sem docinhos.  

Mesmo em festa infantil onde o consumo de doces é maior, é essencial distribuir fatias entre 80 e 100 gramas. No entanto, para o bolo, é recomendado servir 150 gramas por convidado. Em uma festa que ofereça, além de bolo, também doces e sobremesas é preciso calcular de outra forma. Geralmente, os convidados consomem de 4 a 5 docinhos. Como o consumo de doces é bem maior e há variedades, as fatias do bolo devem conter 60 gramas.

A idade dos convidados também influencia na quantidade de bolo da festa. Todo mundo adora doces, mas é importante saber qual será a faixa etária predominante nesse evento, como o caso de festas infantis, ou casamentos etc.

Nesse primeiro caso, o cálculo seria o seguinte: cada criança vale por um adulto, então, se o número de crianças presentes na festa for maior, o buffet poderá reduzir a quantidade de doces e do bolo, pois crianças e idosos tendem a comer menos doces em comparação a adultos e jovens.

Entende a lógica? Tudo, em relação à alimentação deve, de fato, ser bem pensado. Só assim é possível servir a todos com equilíbrio e de forma satisfatória, fazendo com que haja um olhar positivo sobre os organizadores do evento e ajudando no boca a boca a respeito de seus serviços. Portanto, não deixe essa oportunidade passar e se esforce por servir bem as pessoas, certo?

Gostou do artigo com 5 dicas para não deixar faltar alimentos em um evento? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog! Aqui você confere tudo sobre eventos!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39239 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...