5 dicas para não deixar faltar alimentos em um evento

Está organizando um evento e não sabe como não deixar faltar comida na ocasião? Confira tudo sobre 5 dicas para não deixar faltar alimentos em seu evento. Leia já!

Publicado em 27/04/2018

Avalie este Artigo
5

Ao organizar uma festa ou celebração de qualquer tipo precisamos preparar todos os detalhes, principalmente os comes e bebes. Mas como não deixar faltar alimentos em um evento? Neste artigo falaremos tudo sobre a organização dessas reuniões e daremos dicas de como não deixar faltar alimentos no evento.

Organização de eventos

A produção e a organização de eventos são etapas de planejamento de uma festa, cerimônia ou convenção. A organização de um evento inclui orçamentos, a escolha do local, datas e horários, decoração, alimentação, limpeza, entre outros. E, evidentemente, todas as questões relacionadas à forma de alimentação dos participantes da ocasião.

E é um dos pontos centrais, afinal, pessoas com fome ficam indispostas, fracas e até mesmo mal-humoradas. Portanto, começarão a reclamar do cerimonial, e isso será péssimo para os profissionais envolvidos. Com base nisso, enfatizamos que você tenha muita atenção em relação à alimentação, no que tange à preparação de um evento.

Buffet para eventos

 

Resultado de imagem para buffet para festas

 

O buffet é uma maneira de servir comida a uma grande quantidade de pessoas. De forma geral, ela é colocada em uma ou mais mesas para que o convidado se sirva sozinho, mas também há garçons que servem os petit-four. Esse serviço de alimentação é ideal para casamentos, coquetéis, eventos corporativos, formatura, entre outros.

Os tipos mais comuns de buffet são:

Brunch: é uma mistura de café da manhã e almoço, servido entre às 10h e às 11h30. As comidas podem ser servidas em aparadores e em ilhas;

Almoço: pode vir depois ou não do coquetel e ocorre normalmente entre às 11 até as 14h. Há diversos tipos de serviços de almoço, como americano, franco-americano, à inglesa e à francesa;

Jantar: mais sofisticado e formal. Normalmente, ocorre após as 19 horas e, de entrada, ocorre o coquetel;

Coquetel: antecede o almoço ou o jantar e também pode ser servido sozinho. O serviço americano é o mais recomendado. Os famosos finger-foods apresentam um cardápio mais elaborado composto por wraps especiais e minipratos, como salgadinhos de festa.

A equipe do buffet ajuda a não deixar faltar alimentos no evento, pois os mesmos, antes de tudo, fazem um planejamento com todos os detalhes, assim como o número de convidados, duração do evento, horários (diurno ou noturno), o tipo de serviço, entre outros, para assim definir a quantidade de alimentos que serão servidos. E ainda garantem que não irá faltar alimentos em seu evento, pois eles sabem fazer o cálculo correto para que não falte nem sobre.

O buffet tem um objetivo: agradar o paladar de todos os convidados. É um serviço que consegue se adaptar a qualquer tipo de espaço e pode ser contratado para diversos tipos de eventos. Além disso, a receptividade é a alma do negócio e o buffet é uma ótima maneira de mostrar isso a seus convidados. Com ele, o seu evento trará um ambiente mais agradável para a ocasião.

Como não deixar faltar alimentos no evento?

Abaixo, listamos as melhores dicas para não deixar faltar alimentos no evento. Confira:

1.       Calculando alimentos

Resultado de imagem para calculando alimentos para festas

Uma das principais dicas para não deixar faltar alimentos no evento é calcular a quantidade de alimentos e bebidas, que varia conforme o perfil dos convidados. Por exemplo: se há crianças e mulheres, a quantidade será menor.

Outro exemplo: os aperitivos variam entre 8 e 12 unidades por pessoa, os docinhos de 6 a 8, refrigerante 500 ml por pessoa suco e água 300 ml, bolo é uma fatia de 100 g por pessoa e cerveja e bebidas alcoólicas 2 latas ou 1 garrafa por pessoa.

2.       Tempo de evento

É muito importante não deixar faltar alimentos no evento, por isso, determinar se será um almoço, jantar ou um brunch e quanto tempo irá durar a sua festa pode influenciar na construção do cardápio e na quantidade de alimentos que estará disponível aos convidados.

3.       Armazenamento

Uma das dicas para não deixar faltar alimentos no evento é armazená-los bem. As condições de armazenamento variam com cada tipo de comida e evitam a contaminação por bactérias.

4.       Tipo de serviço

Uma das maneiras para não deixar faltar alimentos no evento é definir o tipo de serviço do buffet, pois influencia no consumo. Se houver um coquetel antes do jantar, as pessoas irão consumir pouco na hora do jantar. Caso seja um casamento e tenha um brunch ou coquetel, sem almoço ou jantar, o ideal é caprichar no cardápio das entradas.

5.       Bolo e docinhos

Resultado de imagem para bolo e doces de eventos

 

São os itens essenciais para uma festa e os mais esperados, principalmente em festas infantis. Uma das dicas para não deixar faltar alimentos no evento é saber a quantidade correta para não sobrar e nenhum convidado ficar sem o seu pedaço de bolo e sem docinhos.  

Mesmo em festa infantil onde o consumo de doces é maior, é essencial distribuir fatias entre 80 e 100 gramas. No entanto, para o bolo, é recomendado servir 150 gramas por convidado. Em uma festa que ofereça, além de bolo, também doces e sobremesas é preciso calcular de outra forma. Geralmente, os convidados consomem de 4 a 5 docinhos. Como o consumo de doces é bem maior e há variedades, as fatias do bolo devem conter 60 gramas.

A idade dos convidados também influencia na quantidade de bolo da festa. Todo mundo adora doces, mas é importante saber qual será a faixa etária predominante nesse evento, como o caso de festas infantis, ou casamentos etc.

Nesse primeiro caso, o cálculo seria o seguinte: cada criança vale por um adulto, então, se o número de crianças presentes na festa for maior, o buffet poderá reduzir a quantidade de doces e do bolo, pois crianças e idosos tendem a comer menos doces em comparação a adultos e jovens.

Entende a lógica? Tudo, em relação à alimentação deve, de fato, ser bem pensado. Só assim é possível servir a todos com equilíbrio e de forma satisfatória, fazendo com que haja um olhar positivo sobre os organizadores do evento e ajudando no boca a boca a respeito de seus serviços. Portanto, não deixe essa oportunidade passar e se esforce por servir bem as pessoas, certo?

Gostou do artigo com 5 dicas para não deixar faltar alimentos em um evento? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog! Aqui você confere tudo sobre eventos!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • disse em 16/11/2018 às 10:11

    por favor me ajuda o meu casamento já foi entregue tds os convites e eu não sei o que fazer pois o dinheiro que eu iria pagar o casamento foi bloqueado pelo inss e agora eu não sei o que fazerpelo amor de DEUS me ajudo pois serão dois casamento do pai e da filha no mesmo dia e agora eu te pesso que me ajuda no que vc poder, será um casamento evangélico e está marcado para dia 08/12/2018. já nem durmo mais eu desesperada. desde já agradeço e que esta mensagem venha tocar seu coração e que DEUS te abençoe.ass; vanessa trabalho de asg na escola duque de caxia de taquarussu aqui em palmas saida para ponte alta.


Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39404 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...