8 dicas para organizar festa junina fantástica

Chegou o momento de comemorar a festa junina, uma das melhores festas do ano! Quer organizar uma festa e não sabe como? Confira as melhores dicas de organização de uma festa junina fantástica e de sucesso!

Publicado em 01/06/2018

Avalie este Artigo
5

Chegou junho, uma data marcada por uma festa que muitas pessoas adoram, desde crianças até idosos, ela se chama festa junina! Está precisando de dicas para organizar festa junina e não sabe por onde começar? Neste artigo iremos falar tudo sobre a festa junina e daremos dicas para organizar festa junina fantástica e de sucesso.

Festa Junina

Em junho, começam as festas juninas que são as tradicionais festas de São Pedro, Santo Antônio e São João, santos da Igreja Católica que são muito comemorados no Brasil. Essa festa teve origem na Europa como festa pagã, em comemoração a fertilidade da terra e as boas colheitas. Na Idade Média, a festa junina tornou-se parte do calendário cristão e uma festa da Igreja Católica em homenagem aos três santos.

As comemorações foram trazidas pelos portugueses ao Brasil durante o período colonial. Foi dessa tradição religiosa que surgiram os símbolos principais da festa junina, descendentes de diversas culturas e valorização da vida no campo.

Comidas típicas

 Resultado de imagem para comida tipica festa junina

Além de tudo, a festa junina possui como maior característica as comidas típicas, principalmente do milho por causa da proximidade da colheita desse grão, mas também há outros pratos deliciosos com variações e ingredientes regionais. As principais comidas típicas de festa junina são: curau, pamonha, bolo de milho, cuscuz, canjica, pipoca, caldos, arroz doce, pé de moleque, cocada, paçoca, amendoim doce, pinhão cozido, bolo de fubá e maçã-do-amor, baião de dois, rosquinhas de São João, doces de banana/abóbora/coco/manjar/quindim/batata doce, milho cozido ou assado, biscoitos de polvilho, churrasco, maria mole e suspiro.

As receitas principais de bebidas de festa junina são o vinho quente e o quentão. O quentão é feito com gengibre, açúcar, cravos da índia, canela, água, cascas de laranja e pinga. Conforme as regiões, a receita pode ser modificada por conta de costumes dos estados. Essa bebida se tornou ideal para os invernos. Já o vinho quente é feito com frutas picadas, canela, água, açúcar, cravo e vinho.

Lembre-se que se for realizar uma festa junina, para tudo ser facilitado e prático, procure contratar fornecedores como o Buffet que seja especializado em comidas e bebidas típicas da festa junina. Caso queira, contrate garçons para servirem os convidados ou contrate fornecedores de barracas para que cada pessoa vá até elas e adquirem o que querem consumir.

Precisa de dicas para organizar festa junina?

Abaixo listamos as melhores dicas para organizar festa junina de sucesso. Confira:

1.       Quantidade de convidados

Uma das dicas para organizar festa junina é determinar a quantidade máxima de convidados no seu evento, pois é com essa quantidade que é possível escolher o local da festa, quantidade de comidas e bebidas, quantidade de barracas, entre outros.

2.       Orçamento

Uma das dicas para organizar festa junina é determinar o valor que pode gastar e o quanto será gasto em cada área do evento e deixar uma quantidade para casos de emergências. A dica é se prevenir e está preparado para caso se um imprevisto ocorrer. Para isso, você pode fazer uma planilha que ajuda a facilitar o processo de produção e organização de um evento.

3.       Perfil da festa

Outra das dicas para organizar festa junina é determinar se a festa será em formato de quermesse, arraial, beneficente ou show. Depois disso, é preciso determinar o seu público-alvo. É muito importante delimitar um perfil da festa e público uma vez que todas as ações a serem realizadas serão baseadas no que você definir.

4.       Data, horário e local

Essa é uma das principais dicas para organizar festa junina. A escolha da data é importante e isso deve ser feito com antecedência para que os convidados se programem para conseguirem participar do evento. Procure estar atento sobre as datas comemorativas da cidade para que não ocorra nenhum conflito ou que algum convidado falte da sua festa para ir a outra. A escolha do horário é também muito importante e para isso é preciso já ter definido o perfil do público.

É muito importante saber se são jovens, crianças, adultos ou famílias. Para cada faixa etária, diferentes horários serão mais atrativos. Já a escolha do local, é preciso ter em mãos a quantidade de convidados para que você se atente sobre todos os detalhes da infraestrutura e segurança, assim como banheiros, acessibilidade, local de fácil acesso, sinalização, entre outros.

5.       Convites

Resultado de imagem para Convite festa junina

 

Depois de definir o perfil da festa e principais pontos a ser desenvolvidos; o próximo passo dentro das dicas para organizar festa junina é fazer convites e/ou ingressos cobrando pela entrada. Mas, caso o seu evento seja beneficente, a dica é pedir doações de agasalhos ou de alimentos que serão entregues a instituições de caridade.

Mas, caso você cobre a entrada, a dica é realizar a venda de convites/ingressos antecipadamente. Procure vende-los pela internet por meio de uma plataforma online profissional para assim ter controle em tempo real sobre as vendas, demanda, etc. A venda online traz vantagens também para o público que ficará muito mais satisfeito comprando direto do conforto de suas casas.

6.       Músicas

Para entrar no clima da festa é preciso ter música! Uma dica para organizar festa junina é contratar DJ para festas que tenha experiências em festas juninas. Peça para o mesmo montar uma playlist, por exemplo: músicas de forró e canções de quadrilha. Outra opção é contratar músicos como sanfoneiros, trios, forrozeiros, entre outros.

7.       Diversão para as crianças

Toda festa junina há crianças, pois todas adoram esse tipo de festa e gostam de se divertir. Para isso, procure contratar monitores e brinquedos infláveis para as crianças passarem a festa toda brincando e se divertindo umas com as outras, as deixando satisfeitas e os seus pais também ficam satisfeitos.

8.       Decoração

Resultado de imagem para decoraçao festa junina

Esse tipo de festa possui uma decoração rural e característica, então para finalizar as dicas para organizar festa junina é preciso caprichar nos adereços da época. Procure utilizar tecidos feitos com retalhos, xadrez, bandeirinhas, chita etc. Além da decoração interior, não se esqueça de decorar as barracas. Outra dica para organizar uma festa junina é acender uma fogueira, um dos símbolos dessa data comemorativa.

Gostou do artigo com dicas sobre organizar festa junina? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários


Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39257 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...