8 dicas para organizar ceia de festas de fim de ano

O fim de ano está chegando e você não sabe como organizar uma ceia de sucesso no Natal e no Ano Novo? Confira nesse artigo tudo sobre Natal e Ano Novo e as melhores dicas para você aprender a organizar festas de fim de ano inesquecíveis!

Publicado em 10/12/2018

Avalie este Artigo

Está chegando o mês de Dezembro, final do ano, momento em que comemoramos o Natal, dia 25, e o Ano Novo, do dia 31 para o dia 1. Essas datas são extremamente especiais, pois são momentos onde reunimos toda família. Mas, como organizar a ceia? Nesse artigo falaremos tudo sobre a ceia e daremos dicas de como organizar ceia de festas de fim de ano.

Natal e Ano Novo

O Natal é um feriado comemorado anualmente no dia 25 de Dezembro. Originalmente essa data é destinada para celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno. A festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III e passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.

Já o Ano Novo, é o momento em que um novo ano civil e um novo calendário anual se inicia. Em muitas culturas ao redor do mundo esse evento é comemorado de diversas formas, principalmente na véspera da data.

A ceia

 

8 dicas para organizar ceia de festas de fim de ano

A ceia é uma refeição feita ao fim da noite. É onde as pessoas consomem diversos tipos de comidas quando dá meia-noite no Natal e também no Ano Novo. As comidas típicas do Natal são salpicão, peru, pavê, mousse, etc.. Já para o Ano Novo é possível preparar salada de lentilhas, tortas com vegetais e queijos, batatas assadas com ervas etc..

Há ainda as entradas, aperitivos, salgados, doces e até mesmo bolo.

A seguir apresentaremos dicas para organizar tanto a ceia de Natal como a de Ano Novo com total sucesso.

8 dicas para organizar ceia de festas de fim de ano

Antes de tudo, é muito importante planejar as suas festas de fim de ano uma semana antes da data para fazer as comprar e organizar cada passo, como, por exemplo, a quantidade de convidados, as bebidas e comidas, a quantidade de mesas e cadeiras, decoração etc.. Mas, e no caso da ceia?

Abaixo listamos as melhores dicas para organizar ceia de festas de fim de ano. Confira:

Natal

1.       Quantidade de convidados

Ter a quantidade de convidados em mãos é uma das mais importantes dicas de como organizar ceia de festas de fim de ano, pois isso ajudará a definir as outras etapas. Tendo o número exato de pessoas que estarão presentes na sua festa ajudará na contagem de comidas e bebidas para evitar prejuízos, como a faltar ou a sobrar de algo.

Para esse tipo de evento o ideal é convidar pessoas mais próximas, como familiares e amigos, mas caso seja um evento de grande porte você pode convidar diversas famílias para comemorar essa data tão especial.

Para controlar quem estará presente no evento você pode fazer convites, entregar e deixar avisado para que cada um confirme a presença até quatro dias antes do dia da festa via redes sociais, e-mail ou até mesmo ligações telefônicas.

2.       Aperitivos

Oferecer aperitivos já que no Natal é permitido consumir a ceia somente meia-noite é outra sugestão de como organizar ceia de festas de fim de ano. O ideal é oferecer pastinhas, torradinhas e patês como o de frango, queijo e creme de alho. Espetinhos com queijo, rúcula e tomate também são as melhores opções de aperitivos para uma noite de Natal e que também podem ser servidos com molho para salada, como mostarda e mel ou pesto, por exemplo.

3.       Bebidas e comidas natalinas

 

8 dicas para organizar ceia de festas de fim de ano

Escolher bem quais bebidas e comidas natalinas que estarão presentes na mesa é uma dica importante de como organizar ceia de festas de fim de ano. As bebidas são a parte essencial para a ceia de Natal. Para calcular a quantidade é preciso saber a quantidade de convidados. Por exemplo: caso tenha pessoas que sejam fãs de bebidas alcoólicas como o vinho, por exemplo, uma garrafa serve 5 pessoas.

Como o mês de Dezembro é uma época de calor, o ponche ou sangria são ótimas opções. Não se esqueça do gelo para manter as bebidas refrescantes. Já para calcular as comidas, um peru de 5 kg serve até 12 pessoas, por exemplo. Para os pratos quentes calcule 500 gramas por pessoa.

Ano Novo

4.       Sobremesas

 

8 dicas para organizar ceia de festas de fim de ano

Saber quais são as sobremesas típicas no Ano Novo é outro ponto a ser levado em consideração no momento de organizar ceia de festas de fim de ano.

Quem não gosta de um doce após comer comida, não é mesmo? As sobremesas são perfeitas para a ceia de Ano Novo, ainda mais por serem simples, fáceis e práticas. Uma dica de algo saboroso e que todas as pessoas da sua festa vão gostar é o mousse de chocolate. Além disso, temos os famosos cookies recheados com creme de avelã e quindim!

5.       Lombo suíno

O lombo suíno é um prato simples de ser preparado e pode ser agregado a sua ceia de ano novo acompanhado de uma deliciosa geléia de jabuticaba. Além disso, esse é um dos pratos favoritos das pessoas em festas de Ano Novo e por isso é uma excelente dica no momento de organizar ceia de festas de fim de ano!

6.       Peixe assado

Servir peixe assado é outra dica bacana de como organizar ceia de festas de fim de ano! Além de ser um prato delicioso e saudável, o peixe é bastante requisitado nas festas de fim de ano. O salmão, por exemplo, é um dos pratos ideais para o Ano Novo, porém não se esqueça de que ao prepará-lo coloque azeite e asse algumas batatas como acompanhamento.

7.       Cuscuz

Se você deseja fazer uma ceia de Ano Novo simples e saborosa a melhor dica é fazer o famoso cuscuz paulista que agrada o paladar de muita gente, além disso ele deixa a sua mesa principal mais colorida e é um prato típico das festas de fim de ano.

8.       Maionese

Por fim, servir a famosa maionese é a nossa última dica de como organizar ceia de festas de fim de ano. A maionese está sempre presente na mesa do brasileiro, até mesmo no final de ano. A melhor receita que você pode preparar para essa época do ano é a maionese com peito de frango!

Gostou do artigo sobre como organizar uma ceia para festas de fim de ano? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39416 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...