10 dicas para organizar mesa da ceia de festas de fim de ano

Chegaram as festas de Natal e Ano Novo e não sabe como organizar a mesa principal sobre a qual a ceia será servida? Confira aqui as melhores dicas de como organizar uma mesa de ceia com sucesso.

Publicado em 14/12/2018

Avalie este Artigo

Chegou dezembro e as datas mais esperadas por todos: o Natal e o Ano Novo, datas em que as famílias se reúnem para se divertir e celebrar. Como organizar uma mesa de uma festa de fim de ano? Neste artigo falaremos sobre a ceia e daremos dicas para organizar mesa da famosa – e saborosa – ceia de festas de fim de ano. Não perca mais tempo: comece a entender tudo a partir de agora!

A ceia

Com a chegada do fim de ano, as famílias se organizam para confraternizar com os amigos e familiares, saboreando as devidas ceias. Por exemplo, no Natal temos o peru, e no fim de ano temos o tender. Além da decoração do local, a mesa principal onde serão servidas as bebidas e as comidas também precisa estar bonita e atraente. A seguir, daremos as melhores dicas para auxiliar você na organização da mesa da ceia.

10 dicas para organizar mesa da ceia de festas de fim de ano

Abaixo, listamos as dez melhores dicas de como organizar uma mesa da ceia de festas de fim de ano. Confira:

1.       Decoração da mesa

 

10 dicas para organizar mesa da ceia de festas de fim de ano

Uma das dicas de como organizar uma mesa da ceia de festas de fim de ano é preparar uma boa decoração para harmonizar tudo, dentro da temática. Para isso, é preciso levar em consideração a proposta do evento e, assim, começar a pensar no conceito que uma festa de Natal pode promover. Igualmente para o caso de um réveillon.  

2.       Acessórios de mesa

Uma das dicas de como organizar uma mesa da ceia de festas de fim de ano é saber quais são os principais acessórios de mesa. Entre eles: talheres, copos, taças, pratos, entre outros. Escolha as melhores cores que combinam com a data para dar o melhor clima à ceia. Você pode utilizar até mesmo itens nas cores prata ou dourado. Por exemplo, no Natal, você pode colocar os talheres em um enfeite de Natal, assim como guarda-talheres com formato de uma botinha de lã.

3.       As pinhas

As pinhas são tradicionais em festas natalinas por criar um clima mais elegante ao ambiente. Para utilizar esse item na decoração da mesa, você pode utilizar uma travessa de vidro, ramos de pinheiro, biscoitos decorados e flores secas.

4.       Posição dos utensílios

Uma das dicas de como organizar uma mesa da ceia de festas de fim de ano é saber a posição correta dos itens da mesa. O guardanapo precisa estar dentro do prato de entrada, que deve estar em cima do prato de jantar. Os talheres de sobremesa devem ficar acima dos pratos, o garfo de peixe e de mesa devem estar ao lado esquerdo e a faca de peixe, faca de mesa e colher de sopa devem estar do lado direito.

Já a taça de vinho deve estar ao lado direito do prato, ao lado dos talheres de sobremesa. Lembre-se de ter a quantidade certa de convidados para assim saber a quantidade correta de itens que serão colocados a mesa para não sobrar ou faltar qualquer item.

5.       Vermelho ou branco

 

10 dicas para organizar mesa da ceia de festas de fim de ano

Uma das dicas de como organizar uma mesa da ceia de festas de fim de ano é utilizar as cores mais típicas dessas datas. O vermelho é a cor mais predominante no Natal, já o branco é ideal para o Ano Novo. Você pode utilizar a cor vermelho para tudo, desde a toalha da mesa até mesmo na decoração, combinando com cores como o dourado, prata ou verde. Já para o Ano Novo, a cor branca pode ser combinada com dourado ou prata, dando um toque elegante à mesa.

6.       Decoração rústica

A decoração rústica é elegante e deixa o ambiente mais bonito e atraente. Nessa decoração, você pode utilizar velas, galhos, corda, botões etc. As cores mais predominantes para esse tipo de decoração é o branco, dourado, cobre e prateado. Você pode até mesmo investir em guirlandas para decorar o centro da mesa!

7.       Toalha de mesa

Uma das dicas de como organizar uma mesa da ceia de festas de fim de ano é a escolha da toalha de mesa. Para ocasiões como o Natal, ela deve estar dentro dessa temática. Por exemplo: toalha verde e vermelha, vermelha e branca E com detalhes natalinos, como o Papai Noel, entre outros. Já para o Ano Novo, a toalha deve ser bem discreta e, ao mesmo tempo atrativa. Por exemplo: branca com estrelas na cor dourada.

8.       Vários tipos de taças

Para fazer o brinde na hora da ceia, as taças não podem ficar de fora. E, para isso, você deve optar por taças feitas com materiais mais nobres ou trabalhadas. Você pode, por exemplo, apostar em taças de cristal, que ajudam a valorizar a decoração, deixando-a mais harmonizada.

9.       Bandejas

Uma das dicas de como organizar uma mesa da ceia de festas de fim de ano é adicionar as bandejas na mesa, pois é um item bastante versátil e que faz muita diferença. Você pode até mesmo colocar as velas decorativas na bandeja prata, dando um efeito diferente e bonito à mesa.

10.   Guardanapos decorativos

 

10 dicas para organizar mesa da ceia de festas de fim de ano

Uma das dicas de como organizar uma mesa da ceia de festas de fim de ano é colocar guardanapos decorativos para deixar a mesa mais elegante e dentro da temática. Eles podem ficar dispostos em cima ou ao lado do prato, embaixo dos talheres ou até mesmo compor uma excelente dobradura. Por exemplo: no Natal, os guardanapos podem ficar em formatos de árvore de Natal! Você também pode adicionar o porta-guardanapo à mesa. Utilize a sua criatividade e faça alguns modelos com flores de plástico, miniguirlandas, enfim, abuse da sua criatividade! Esse é o diferencial em qualquer tipo de evento que você for organizar. Seja um momento de fim de ano mais íntimo, ou com muitos convidados. Criatividade sempre em primeiro lugar!

 

Gostou do artigo sobre como organizar a mesa da ceia de festas de fim de ano? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Tudo de melhor em conteúdo sobre eventos você acha aqui!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...