9 conselhos de como organizar eventos de fim de ano

Você precisa organizar um evento no fim de ano, mas não sabe como? Confira aqui tudo sobre organização de eventos e os melhores conselhos sobre como você pode organizar uma festa de Natal e Ano Novo sem imprevistos e com total sucesso! Leia já!

Publicado em 07/12/2018

Avalie este Artigo

Chegou o fim de ano e com ele veio os eventos como o Natal e o Ano Novo, festas que reúnem toda a família e os amigos. Mas, como organizar tais festas? Nesse artigo falaremos tudo sobre organização de eventos e daremos conselhos de como organizar eventos de fim de ano inesquecíveis.

Organização de eventos

A organização de evento é um processo de planejamento de uma festa, cerimônia, festival, feira ou convenção. Nela inclui orçamentos, estabelecimento de data, escolha e reserva do local, contratação de fornecedores, alimentos e bebidas, iluminação do local, equipes de limpeza, decoração e equipes de segurança. As festas de fim de ano também precisam de uma boa organização para que tudo dê certo no dia e para que sejam um sucesso.

Eventos de fim de ano

Com a chegada de Dezembro as pessoas começam a se organizar para realizar as festas durante o fim de ano. Primeiro temos o Natal para comemorar, uma data onde reunimos os amigos e familiares e trocamos presentes. Já o Ano Novo nós comemoramos a passagem de um ano para outro, também reunimos familiares e amigos para celebrar essa data onde as pessoas começam a fazer novas metas para começar o ano com o “pé direito”.

A seguir veremos como organizar eventos de fim de ano com sucesso.

9 conselhos de como organizar eventos de fim de ano

Abaixo listamos os melhores conselhos sobre como organizar eventos de fim de ano como o Natal e o Ano Novo. Confira:

Natal

1.       Planejamento

Fazer o planejamento de Natal é um dos principais conselhos de como organizar eventos de fim de ano. Assim como qualquer tipo de evento é preciso saber o que deve ser feito para assim realizar a organização do evento em questão.

É preciso saber o quanto deverá ser gasto com a festa, se você contratará fornecedores, Buffet, equipes de limpeza e segurança, etc.. Anote tudo em um bloco de notas ou até mesmo em uma planilha para acompanhar cada passo do planejamento e da organização para garantir que tudo saia perfeitamente bem no dia.

2.       Os presentes

9 conselhos de como organizar eventos de fim de ano

Separar os presentes que serão distribuídos na noite de Natal é outra dica de como organizar eventos de fim de ano. Procure organizá-los em um local da casa ou resgatá-los dos armários somente na hora da troca de presentes, mas você também pode seguir a tradicional ideia de colocar os presentes embaixo da árvore e pega-los quando der meia-noite.

Mas, lembre-se de alertar as crianças que os presentes só devem ser abertos nesse horário para assim seguir a tradição natalina!

3.       Local

Escolher onde a festa de Natal será realizada é mais um conselho de como organizar eventos de fim de ano. Se você vai fazer na sua casa ou em casa de familiares? Pretende alugar uma chácara ou um salão de festas?

O ideal é saber a quantidade de pessoas que estarão presentes para assim alugar um local que seja confortável para todos e que acomode a quantidade de convidados de forma que eles fiquem satisfeitos.  Lembre-se que também é importante decorar bem o local para atrair a atenção dos seus convidados.

4.       Lista de convidados

Listar os convidados que devem estar presentes na festa de Natal é mais uma dica de como organizar eventos de fim de ano. Liste aqueles que são mais próximos como os amigos e familiares.

Lembre-se de que é muito importante ao enviar os convites pedir para que os convidados confirmem presença semanas antes do dia. Além de ajudar a prever a quantidade de pessoas presentes na festa, a quantidade de convidados também influencia na quantidade de comidas e bebidas, para assim evitar prejuízos!

Ano Novo

5.       Cardápio

 

9 conselhos de como organizar eventos de fim de ano

Saber o que será servido na festa de Ano Novo e de Natal é outra preciosa dica de como organizar eventos de fim de ano. Essa é a etapa que mais causa preocupação, pois é preciso pensar em diversificá-la da melhor forma possível.

A dica é servir alguns aperitivos antes do jantar, como presunto de Parma ou ricota, queijo branco e tomate seco. Também é interessante servir uma tábua ou mesa de frios com amendoins ou um mix de castanhas. Para a ceia, as melhores alternativas são as carnes tradicionais, como o pernil, peixe ou tender. Maionese, batatas, arroz e farofa também são ótimos acompanhamentos.

6.       Decoração

 

9 conselhos de como organizar eventos de fim de ano

Prestar atenção na decoração da festa de Ano Novo é outro conselho importante de como organizar eventos de fim de ano.  O ambiente precisa ser o mais agradável possível. A dica é colocar arranjos florais na mesa principal, para isso opte por aquelas que possuem pouco aroma. As flores também podem ser adicionadas a decoração da sala de estar em vasos discretos. Você também pode decorar o local com bexigas em pontos estratégicos nas cores prata, branco e dourado.

7.       Dividindo as tarefas

Ao realizar um evento há diversas tarefas que acabam se acumulando e fica difícil para apenas uma pessoa dar conta de tudo. Por isso, é indicado pedir ajuda às pessoas próximas que estarão presentes no evento ou até mesmo contratar uma equipe de organização de eventos para auxiliar em todas as etapas para garantir o sucesso do trabalho. Todo mundo acaba ajudando e se divertindo antes mesmo do dia da festa! Caso a festa seja grande, porque não contratar um garçom ou barman para ajudar?

8.       Música

Saber quais tipos de músicas tocarão no Natal e Ano Novo é importante levar em consideração no momento de organizar tais festas. Para ambas a ideia é colocar músicas simples, aquelas mais suaves e nada barulhentas, que sejam agradáveis para todo o público. A dica é não escolher músicas agitadas e sim aquelas que tornam o ambiente mais leve e sofisticado.

9.       Contratando bons fornecedores

Para que tudo ocorra da melhor forma no dia, é muito importante contratar bons fornecedores como equipamentos de som, pratos, copos e talheres, iluminação, decoração, entre outros. Dê preferência àqueles fornecedores que consigam atender diversas demandas, pois isso traz agilidade e facilita questões mais burocráticas.

Gostou do artigo sobre como organizar eventos de fim de ano? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39392 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...