9 etapas para organizar festa junina sensacional

Está pensando em organizar uma grande festa junina e não sabe por onde começar? Confira aqui nesse artigo tudo sobre festa junina, organização e as principais etapas para preparar uma festa junina de sucesso e inesquecível para os seus convidados.

Publicado em 29/06/2018

Avalie este Artigo

Junho é o mês mais esperado do ano, pois nele temos uma data comemorativa que todo mundo gosta: a festa junina. Você sabe quais são as etapas para organizar uma festa junina incrível e de sucesso? Nesse artigo falaremos tudo sobre festa junina, organização de evento e quais são as principais etapas para organizar festa junina.

Festa junina

 9 etapas para organizar festa junina sensacional

 

As festas juninas são comemoradas tradicionalmente a partir do dia 12 de junto até o dia 29 de junho. A origem dessas festas é pagã e antes da Idade Média celebravam o solstício de verão e inverno e homenageavam os deuses da fertilidade e da natureza.

A igreja católica acabou aderindo a essas festas e atribuiu um caráter religioso homenageando santos como São Pedro, Santo Antonio e São João. No Brasil, a festa junina foi introduzida por portugueses e, desde então, a comemoração sofreu influências indígenas e africanas e, por conta disso que possui diversos tipos de festas pelo país.

Organização de evento

A organização de qualquer tipo de evento requer muita atenção para que tudo ocorra conforme o planejado e, para isso, é preciso ter um bom planejamento para que a produção e a organização do evento sejam feitas. Para que uma festa junina se torne memorável é preciso seguir todas as etapas da organização e se atentar sempre aos mínimos detalhes até os mais importantes. Quem não gosta de festa junina, não é mesmo?

Etapas para organizar festa junina

Abaixo listamos as principais etapas para organizar festa junina sensacional e de sucesso. Confira:

1.       Planejamento

Como em todos os tipos de evento, o primeiro passo é preparar um planejamento estratégico. A dica para organizar festa junina é colocar todas as suas ideias e os seus mínimos detalhes em um papel, é preciso definir tudo que será preciso para realizar a organização da festa e a execução das suas etapas. Para acompanhar cada passo da organização você pode criar uma planilha ou até mesmo fazer um checklist.

2.       Orçamento

Nesse passo para organizar festa junina é preciso perguntar a si mesmo: qual é o valor máximo que eu posso gastar? Após isso, é possível definir o valor e decidir o quanto será gasto em cada área do planejamento do evento e deixar ainda uma quantidade guardada para imprevistos.

3.       Quantidade de pessoas

O próximo passo para organizar festa junina é saber quantas pessoas estarão presentes no evento, pois é com esse número que será possível definir o local da festa (o tamanho do local), a quantidade de comidas e bebidas, seguranças, entre outros.

4.       Perfil da festa

Outro ponto que deve ser observado ao organizar festa junina é o perfil da festa. Se a festa junina será um arraial, show, quermesse ou se será beneficente. Além disso, é preciso ver qual será o seu público-alvo, pois é muito importante definir o perfil completo do público e da festa para assim conseguir executar todas as outras etapas da organização da festa junina.

5.       Data, área e local

É muito importante escolher a data em que ocorrerá a festa, até porque é com ela que os participantes podem se programar direito e com antecedência, garantindo a presença no dia. A dica para organizar festa junina é se atentar a festas que ocorrerão na cidade, não faça a sua festa no mesmo dia e horário que outra festa, isso não garantirá a presença do convidado até porque ele ficará confuso entre em qual das duas festas ir.

O horário depende muito do tipo do seu público, se são crianças, jovens, adultos ou idosos ou até mesmo todos. Por exemplo, caso seja uma festa junina para jovens e adultos, a festa pode ocorrer à noite, em torno das 7 horas da noite. Já a escolha do local depende da quantidade de pessoas que estarão presentes na festa.

Além disso, ao organizar festa junina é necessário ter toda a atenção aos detalhes da infraestrutura e da segurança para garantir que tenha banheiros adequados, sinalização, acessibilidade para quem é deficiente, se o local é de fácil acesso, entre outros.

6.       Decoração

 

9 etapas para organizar festa junina sensacional 

Outra parte importante da festa junina é definir a decoração do ambiente. Procure investir em bandeirinhas, tecidos feitos com retalhos, xadrez, entre outros. Lembrando que, caso se a sua festa tenha barracas, elas também devem ser decoradas.

Outra dica é acender uma fogueira, pois além de ser um grande símbolo, também esquenta as pessoas nessa época mais fria do ano. As placas informativas também fazem parte da decoração, então faça placas criativas indicando os locais, assim como também indicar onde ficam os comes e bebes, sanitários, caixas, entre outros.

7.       Músicas para festa junina

Uma festa junina não é uma grande festa sem música! A música é essencial para qualquer tipo de festa até porque ela faz parte da diversão. Para isso, a dica ao organizar festa junina é contratar um DJ para festas que possua conhecimento e experiência em festas juninas. Peça para ele uma playlist com músicas de forró, por exemplo, assim como Luiz Gonzaga. Outra opção é contratar músicos como trios, forrozeiros, sanfoneiros, entre outros.

8.       Comes e bebes

 

9 etapas para organizar festa junina sensacional

Uma das melhores partes e mais importantes das festas juninas são as comidas e as bebidas, e aqui você deve utilizar os pratos e bebidas típicas. A dica aqui é contratar um fornecedor, como o Buffet ou até um fornecedor de barracas de comidas e bebidas típicas de festa junina. Peça ao profissional escolhido para montar um cardápio variado, a dica é investir em alimentos da época assim como: pipoca, churrasco, cachorro quente, arroz doce, bolo de fubá, pé de moleque, paçoca, curau e pamonha, maçã do amor, bolo de fubá, vinho quente, pratos regionais, amendoim, suco de milho, entre outros.

9.       Diversão

A diversão deve estar presente nas festas juninas e para isso é preciso investir nas barracas de brincadeiras assim como pescaria, tiro ao alvo, jogo das argolas, cadeia, correio elegante, entre outros. Além disso, para a recreação você pode contratar um fornecedor de brinquedos infláveis que possua pula-pula, touro mecânico, entre outros.

Gostou do artigo com as principais etapas para organizar uma festa junina sensacional? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39371 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...