10 dicas para organizar festa junina de sucesso

Se você tem interesse em acompanhar eventos relacionados a datas comemorativas, trouxemos dicas para organizar festa junina de sucesso e assim poder fazer uma comemoração bem bacana.

Publicado em 09/06/2022

Avalie este Artigo
5

Chegou a época de organizar festa junina de sucesso, não é mesmo? Atualmente, tais celebrações se estendem inclusive para comemorações ao longo do mês de julho, com chances de realização de eventos de grande sucesso e tradicionais no Brasil.

As festas juninas mais badaladas são as realizadas na Região Nordeste, onde existem cidades consideradas as capitais dessas comemorações e que reúnem milhares de pessoas.

Porém, as comemorações se estendem por todo o país e são bastante aguardadas, que atrai por conta das temperaturas mais baixas e das diversas delícias de comidas, bebidas e divertimentos que só se encontram nessa época.

Normalmente, elas são realizadas em datas de santos da igreja católica como São Pedro, São João e Santo Antônio, mas podem apenas ser uma manifestação de entretenimento e alegria ao longo desse período festivo.

Caracterizada por representações de pequenos arraiás encontrados em lugarejos do interior, utilizam barracas de entretenimento, com comidas e bebidas tradicionais nessas comemorações, ornamentações coloridas com bandeirinhas, concursos de quadrilhas e a tradicional fogueira, que é a principal atração, além de muita música e alegria.

E tudo isso deve ser bem planejado e organizado para que se torne um sucesso.

Vamos apresentar 10 dicas para organizar festa junina de sucesso.

1.      Planeje a festa junina

10 dicas para organizar festa junina de sucesso

Para organizar festa junina de sucesso, é necessário realizar um bom planejamento da data do evento.

Estabelecer o orçamento, os preços a ser cobrados, os gastos e todos os detalhes são necessários para a realização do evento.

Além, é claro, do tipo de festa junina que se deseja realizar: se será um arraial, um show, ou outro modelo, e também em relação ao local e outros detalhes.

2.      Defina a quantidade de pessoas que participará

Para organizar festa junina de sucesso, é preciso ter controle da quantidade de participantes.

Então é preciso considerar o espaço disponível e definir o total de capacidade, assim podem ser emitidos os convites com segurança e garantir uma festa tranquila.

3.      Escolha local e data da festa 

Escolher um local ideal para realizar a sua festa faz parte de boas práticas para organizar festa junina de sucesso.

Muitas vezes, as festas são programadas para menor número de participantes e definidos em ambientes menores e até mesmo fechados, porém aquelas com maior participação de público devem ser direcionadas para áreas abertas, como chácaras, influenciando inclusive em outros detalhes de preparação.

Em locais mais amplos, é possível oferecer grandes atrações e diversões e, assim, trazer maior interesse.

Importante também definir as datas com cuidado. Em junho, as comemorações são realizadas nas seguintes datas:

  • 13, Santo Antônio;
  • 24, São João;
  • 29, São Pedro.

No entanto, há comemorações em julho, as famosas festas “julhinas”, referência ao mês seguinte.

4.      Divulgue adequadamente o evento

Todos os detalhes cumpridos para organizar festa junina de sucesso não fazem efeito, se o evento não for divulgado adequadamente.

Então defina os canais de comunicação e a forma como a festa será anunciada, assim mais pessoas conhecerão e poderão participar, tornando esse evento um sucesso total.

5.      Escolha os músicos

Ao organizar festa junina de sucesso, a necessidade de escolher um repertório junino ou com um forró especial é necessário para manter a festa dentro das características que ela possui.

Contratar músicos especialistas e que tenham um bom repertório nessas comemorações faz toda diferença para o sucesso do evento.

Muitos sucessos que estão na memória das pessoas, ao serem executados, encantarão e aproximarão os participantes do clima de alegria e encantamento da ocasião.

6.      Defina a decoração

10 dicas para organizar festa junina de sucesso

Ao organizar festa junina de sucesso, é preciso ter bastante cuidado com os detalhes de decoração, para que possa dar um clima de festa com muita cor e adereços representativos dessa tradicional comemoração.

Use a criatividade ao decorar, recorrendo inclusive a materiais recicláveis e muitas bandeirinhas e pequenos balões de papel espalhados no ambiente.

Cuide ainda dos detalhes do arraial quanto ao cenário de casas e cadeia que sempre estão presentes nesses tipos de festas mais tradicionais, pois assim seu evento se destacará em relação a outros e certamente terá mais sucesso.

7.      Escolha as bebidas e comidas

Normalmente, as festas juninas oferecem farta variedade de salgados e doces tradicionais dessas ocasiões.

Eles ficam expostos em barraquinhas que comercializam esses quitutes e bebidas relacionadas ao evento junino.

Dessa forma, é preciso estabelecer os tipos de comidas e bebidas que serão ofertados, assim como os valores de aluguéis eventualmente cobrados pelo espaço e a definição de preços máximos, para que a festa não se torne um momento de frustração para todos.

Invista ainda na decoração das barracas e assim terá um ambiente mais alegre e diferenciado.

8.      Faça um planejamento da quadrilha junina

10 dicas para organizar festa junina de sucesso

As quadrilhas são grandes atrações de festas juninas.

São momentos de extrema confraternização e alegria e podem ser idealizadas com antecedência com ensaios e apresentações, com fantasias fornecidas pela organização.

Ou então por divulgar concursos de quadrilhas e os participantes levarem seus grupos para se apresentarem.

Todos os modelos a adotar garantem maior interesse e participação de todos, e assim você terá uma festa com grande engajamento.

9.      Defina as prendas

Festas juninas envolvem diversas prendas e brindes e podem ser uma ótima fonte de renda, pois os ingressos para essas atrações permitem que se conquistem tais artigos, que fazem a alegria de adultos e crianças.

Definir prendas criativas e fora dos padrões pode facilitar e aumentar o interesse na participação, além de desafiar os presentes a conquistar os melhores brindes.

Muitas festas solicitam que os participantes levem brindes para serem usados nessas atividades, e eles podem ser artesanais, que acabam sendo únicos e bastante atrativos.

10.   Defina as brincadeiras

Festas juninas são ricas em brincadeiras e assim é preciso definir com bastante atenção os brinquedos que estarão disponíveis, assim como as atividades que oferecerá.

Geralmente, barraquinhas com pescaria, tiro ao alvo, acertar latas, boca de palhaço, jogo das argolas, gincanas de coelhinhos etc. são escolhas tradicionais.

Nesse caso, pode oferecer tais atrações, mas também inovar em diversões como gincanas diversas – pescaria, corrida, concurso de fantasias e demais atividades lúdicas – e todos os entretenimentos que normalmente as pessoas não vivem em suas distrações diárias, uma vez que a tecnologia tomou conta de bastante espaço.

 

Considerações finais sobre organizar festa junina de sucesso

Para organizar festa junina de sucesso, é preciso considerar diversos detalhes e planejar adequadamente cada etapa.

A organização e criatividade são os principais pontos, assim como a divulgação do evento, assegurando uma maior participação e a garantia de oferecer muito divertimento a todos.

Neste artigo, apresentamos algumas dicas para uma festa de sucesso, e você pode trabalhar com essas dicas com segurança e a certeza de que seu evento terá êxito.

Então aproveite e, antes das festas, deixe um comentário com sua opinião sobre organizar festa junina de sucesso.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39790 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...