9 dicas para organizar festa junina de sucesso

Junho chegou, e as festas juninas já estão aí! Organize uma festa junina de forma simples e rápida! Clique aqui e confira tudo sobre festas juninas e como você pode organizá-las com sucesso!

Publicado em 14/06/2019

Avalie este Artigo

Paçoca, bolo de fubá, maçã do amor, pé de moleque, fogueira, entre outras comidas e atividades típicas... sabe o que isso significa? Que chegou o mês da festa junina! E como organizar uma? Neste artigo falaremos tudo sobre isso e daremos nove dicas de como organizar festa junina de sucesso.

Festa junina

9 dicas para organizar festa junina de sucesso

A festa junina é considerada como um dos maiores eventos que ocorrem aqui no Brasil. De acordo com historiadores, a festa junina tem origem no culto aos deuses pagãos, porém sofreu influências do catolicismo e hoje está relacionada aos santos católicos, como São João, Santo Antônio e São Pedro.

Danças, comidas típicas e decorações usadas nas festas juninas constituem uma junção de partes das culturas europeia, indígena e africana. Nos dias de hoje, há uma grande valorização desse tipo de comemoração na região Nordeste do país, que ocorre com queima de fogos, concurso de quadrilhas, fogueiras e barracas típicas com comidas, bebidas e brincadeiras.

Organização de eventos

A organização de eventos consiste no planejamento de festa, festival, feira, convenção ou cerimônia. Essa organização passa por etapas como: estabelecimento do quanto será gasto, estilo do evento, escolha do local (chácara, casa de shows, salão de festa, etc.), lista de participantes, contratação de fornecedores (decoração, iluminação e som), aluguel de mesas e cadeiras, aluguel de brinquedos infantis (caso tenha a presença de crianças), música (contratação de DJ ou bandas), buffet, contratação de equipes de limpeza e de segurança e divulgação.

Todas essas etapas são elaboradas com a ajuda de um produtor de eventos, que tem a capacidade de gerenciar o seu tempo de forma sábia, garantindo o sucesso do seu evento.

9 dicas para organizar festa junina de sucesso

Abaixo, listamos nove dicas para organizar festa junina de sucesso. Confira:

1.       Orçamento

O orçamento é uma das primeiras e principais etapas na hora de organizar festa junina de sucesso. No momento de estipular o valor total que você gastará com o evento, é preciso pesquisar bem antes, analisar os valores do mercado e ainda deixar um dinheiro à parte caso ocorra algum tipo de imprevisto – como a falta de alguma comida ou bebida.

2.       Perfil da festa

Escolher qual será o perfil do evento é uma das dicas de como organizar festa junina de sucesso. Será em formato de quermesse? Show? Arraial? Ou beneficente? Qual será o seu público-alvo? Todas essas perguntas devem ser feitas. É muito importante determinar um perfil para a sua festa para executar as outras ações.

3.       Quantidade de participantes

A quantidade de participantes influencia em outras etapas, principalmente no tamanho do local que ocorrerá a sua festa.

Seja um sítio, um clube, uma escola é necessário pensar na disposição do local, de modo a deixar as pessoas bem acomodadas. Pense nisso!

Lembre-se de deixar tudo claro sobre o evento aos participantes, para que eles não fiquem perdidos.

4.       Escolhendo o local, a data e o horário

Para organizar festa junina de sucesso é preciso ter em mãos o local, a data e o horário que ocorrerá o evento. O local precisa estar de acordo com a quantidade de participantes e é preciso se atentar aos detalhes da infraestrutura e segurança, assim como a acessibilidade para deficientes, banheiros adequados, local de fácil acesso, entre outros.

A escolha da data que ocorrerá o evento também é essencial para os participantes se programarem com antecedência, por isso evite realizar a sua festa perto de datas comemorativas da cidade. Já para definir o horário, é preciso saber se o seu público será com adultos, crianças ou famílias, pois para cada faixa etária há diferentes horários atrativos. Por exemplo: adultos gostam de festas que ocorrem à noite.

5.       Decoração

9 dicas para organizar festa junina de sucesso

Preparar a decoração é uma das dicas de como organizar festa junina de sucesso. A decoração de uma festa junina é feita com balões, bandeirinhas/bandeirolas e fogueira, itens essenciais para caracterizar o ambiente.

Outros itens essenciais são tecidos feitos com retalhos, xadrez e chita. Placas informativas e divertidas também devem ser incluídas na decoração, e ainda permite que você mantenha os seus participantes informados, sem se perder na festa.

6.       Vestimentas

O traje é um elemento característico da festa. Para que todos entrem no clima da festa junina, é essencial que todos estejam caracterizados no dia. Isso vale tanto para os participantes quanto para a equipe da organização.

O traje masculino deve ser uma calça jeans com retalhos ou sarja, camisa xadrez e botas ou tênis. Para acessório, pinte um dente de preto, utilize chapéu de palha e amarre um lenço no pescoço. Já o traje feminino, um vestido estampado ou decorado com retalhos e rendas e sandália ou bota. De acessório, a mulher pode utilizar flores, chapéu, lenço no pescoço e tranças. Invista em uma maquiagem forte, com batom, blush e pintinhas falsas nas bochechas.

7.       Comidas e bebidas

9 dicas para organizar festa junina de sucesso

As comidas e bebidas não podem ficar de fora na hora de organizar festa junina de sucesso. Procure montar um cardápio variado, com cachorro-quente, amendoim torrado, arroz-doce, churrasco, bolo de milho, bolo de fubá, pipoca (doce e salgada), paçoca, pratos regionais, pé de moleque, quentão, pamonha, maçã do amor, canjica, vinho, sucos e refrigerantes.

8.       Música

A música é uma das partes principais de um evento, e essa é uma das principais dicas de como organizar festa junina de sucesso. Contrate um DJ ou até mesmo uma banda que tenha experiência e conhecimento sobre músicas temáticas da festa junina. Forró é uma ótima opção, bem como aquelas músicas antigas do folclore (cai, cai, balão, pula fogueira, ai, ai, ai, entre outras). Outra opção é contratar sanfoneiros. Lembre-se que as músicas devem estar dentro do tema!

9.       Atividades e brincadeiras

As atividades e brincadeiras devem estar incluídas nas dicas para organizar festa junina de sucesso. Invista em barracas de brincadeiras, com prêmios. Pode ser pescaria, tiro ao alvo, correio elegante, bingo, jogo das argolas, boca do palhaço, pula-pula, cadeia, touro mecânico, martelo de força, entre outras. Use e abuse da sua criatividade!

E aí, ‘bora dançar quadrilha? Pular fogueira? Tomar quentão?

Gostou do artigo sobre como organizar festa junina de sucesso? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39621 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...