8 dicas para organizar batizado

O batismo é um momento muito importante na vida dos pais. Mas como organizar esse evento para evitar qualquer imprevisto? Confira aqui as melhores dicas sobre como organizar um batizado memorável e com sucesso.

Publicado em 22/03/2019

Avalie este Artigo
5

Organizar o batizado do seu filho pode ser algo muito gostoso, desde que você saiba como. Vai batizar o seu filho e ainda não sabe por onde começar a organizar esse grande momento? Neste artigo falaremos tudo sobre batismo e daremos as oito melhores dicas de como organizar batizado. Confira cada uma das dicas em detalhes a partir de agora e faça o melhor desse momento!

O batismo

O batismo é um rito realizado, geralmente, com água sobre o iniciado por meio de aspersão ou efusão, borrifando a água ou derramando-a sobre o batizado, e por imersão, em que o batizado é mergulhado na água.

Segundo os cristãos, o batismo é o sacramento pelo qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, transformando-as em filhas de Deus Pai.

8 dicas para organizar batizado

Abaixo, listamos oito dicas para organizar batizado com sucesso. Confira:

1.       Orçamento

Uma das primeiras e principais dicas de organizar batizado é definir o limite do orçamento, o total que pode ser gasto com o evento. Ajustar as despesas auxiliará no controle financeiro e manterá um registro de tudo que você está organizando para o batismo. Faça uma lista com tudo que será feito. Se for possível, guarde um valor para casos de imprevistos.

2.       Local e horário do batizado

Para organizar batizado é preciso ter em mente o horário e o local. Normalmente, batismos ocorrem em paróquias, e, para isso, é preciso entrar em contato com o sacerdote com antecedência para marcar a data e realizar o curso de preparação.

Como todo batizado tem uma festa após a cerimônia, você também deve entrar em contato antes com o local escolhido, que pode ser uma chácara ou um salão de festas. Ou mesmo a sua casa. Pesquise bem antes para evitar qualquer tipo de problema e, se for possível, vá até o local para verificar se o mesmo é ideal para a celebração e se cabem os convidados.

3.       Tipo de cerimônia

Após definir o orçamento e escolher o local, é a hora de escolher o tipo da cerimônia do batismo. Os pais podem optar por algo mais íntimo, com a presença apenas de familiares e amigos mais próximos. Isso dependerá da vontade dos pais que desejam compartilhar esse momento tão importante e único.

4.       Convidados e convite

8 dicas para organizar batizado

Chegou a hora de fazer a lista de convidados! Para organizar batizado é muito importante saber quantas pessoas serão convidadas. Como já foi dito, você pode convidar as pessoas mais íntimas e próximas de você, pelo perfil da festa. Mas isso é a tradição. Há pessoas que optam por fazer algo mais público, e então convidam a família inteira e todos os seus amigos para participar desse momento, mas também é preciso se informar, com antecedência, de quantas pessoas o local da cerimônia e da festa comporta para ninguém ficar de fora.

Para elaborar os convites é preciso pôr todas as informações, como o nome da criança, claro,  horário, data e local (tanto da cerimônia quanto da festa). Para o design do convite, você pode usar cores claras com uma foto do bebê ou algum símbolo da igreja.

5.       Escolha de padrinhos

Os padrinhos são as partes especiais, pois são eles que acompanharão a vida cristã da criança. Procure escolher pessoas que sejam próximas da criança, responsáveis e sensatas.

Muitas paróquias costumam exigir que além de batizados, os padrinhos sejam crismados. Caso os padrinhos escolhidos não sejam da mesma paróquia em que a criança será batizada, os escolhidos precisam apresentar uma declaração de idoneidade, passada pelo pároco de onde residem.

6.       Traje e itens de batizado

8 dicas para organizar batizado

A escolha do traje também é um dos fatores essenciais na hora de organizar batizado. A dica é escolhê-lo com antecedência. Opte por roupas na cor branca, mas, caso não tenha, a dica é providenciar uma manta batismal branca para envolver a criança no momento do batismo. O branco é fundamental, pois a cor simboliza a dignidade cristã e a vida nova recebida por meio dos sinais do óleo e da água.

Outro elemento fundamental da cerimônia de batismo é a vela, que significa que Cristo é a Luz do Mundo e acompanha o cristão pelo resto de sua vida.

Também tem a concha batismal, usada para derramar a água sobre a cabeça da criança. Os pais podem levar sua própria concha ou até mesmo utilizar a que a igreja disponibiliza para o casal guardar como recordação.

7.       Festa do batizado

Depois de organizar batizado, chega o momento da festa! Aqui você pode optar por um coquetel, almoço, brunch, um buffet em casa ou num salão de festas. Você pode até mesmo optar por alugar brinquedos infláveis infantis para as crianças se divertirem e música ao vivo para todos os convidados. Na decoração do local, você pode investir em flores e cores em tons pastéis.

8.       Lembrancinhas

8 dicas para organizar batizado

As lembrancinhas de batizado também são essenciais na hora de organizar batizado. Não precisa ser nada grandioso, mas que seja algo que lembre esse momento. Não se esqueça de incluir o nome da criança batizada e a data em que foi realizada a cerimônia. Normalmente, as lembranças de batismo são cartões com imagem de algum anjo ou santo ou velas aromatizadas que podem ser encontradas facilmente em lojas cristãs. Assim, sua vida ficará mais prática quando você precisar, de fato, adquirir esses itens para organização de batizado.


Então, esperamos ter ajudado você a saber como é a melhor forma de lidar com um momento como batizado. Conte-nos: gostou do artigo sobre como organizar batizado com sucesso? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Afinal, você já sabe o que fazer quando precisa de conteúdo de qualidade sobre organização de eventos. Siga com a gente!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39621 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...