Dez dicas de como organizar um evento econômico

Se você se interessa em conhecer mais sobre os modelos de eventos e suas possibilidades de realização com bastante elegância e conforto sem extrapolar o orçamento, você vai gostar deste artigo. Aqui, abordaremos dicas de como organizar um evento econômico.

Publicado em 21/02/2022

Avalie este Artigo

Valores envolvidos em um evento podem ser muito altos, dependendo do tipo de exigências dos clientes ou até mesmo por problemas de organização e de custos excedentes que poderiam ser evitados.

É importante sempre manter um planejamento, bem como parcerias com fornecedores que tenham preços justos, conseguindo, assim, reduzir os valores dos eventos.

Porém um evento econômico envolve diversos outros detalhes que devem ser atendidos para que possam ter um custo viável a seus organizadores e a seus clientes, mantendo, dessa forma, a satisfação de todos.

Neste artigo, vamos apresentar dez dicas de como organizar um evento econômico.

1.     Invista no planejamento

O planejamento bem realizado e detalhado é um ótimo recurso de como organizar um evento econômico.

Nessa fase inicial, é possível identificar fatores fundamentais que devem ser considerados em um evento. Assim, é possível controlar melhor aquilo que se deseja viabilizar para que o evento possa contar com custos mais justos.

Sem planejamento e controle, a probabilidade de extrapolar os gastos acaba sendo muito mais presente, e, desse modo, o evento pode sair muito mais caro do que o previsto.

2.     Elabore e acompanhe o orçamento

PHOTO BY THOWFICU BARBHUIYA ON UNSPLASH

Para auxiliar como organizar um evento econômico, é preciso colocar a qualidade sempre em primeiro lugar, mas dando a atenção necessária a seu orçamento devidamente controlado.

É preciso considerar os limites de gastos, para que eles possam ser previstos na peça orçamentária, assegurando que seus valores não sejam extrapolados. Caso imprevistos ocorram, é possível realocar verbas ou eliminar algumas linhas, como reduzir o fundo de reserva, por exemplo.

Em todos os casos, é preciso um controle detalhado para evitar tais situações.

3.     Invista em inovação e tecnologia

PHOTO DYLAN GILLIS ON UNSLASH

Certamente, ao optar por organizar um evento econômico, é preciso contar com todos os recursos tecnológicos mais atuais.

A disponibilização de tecnologia e seu emprego em qualquer atividade permite uma redução considerável de custos com controles e atividades. Desse modo, os gastos ficam menores, reduzindo o custo total do evento e assegurando mais qualidade e satisfação para quem participará dele.

Todos os detalhes de uso de tecnologia devem ser adotados, desde a emissão de convites virtuais até o emprego de ferramentas de controle e segurança.

4.     Trabalhe na eliminação de desperdícios

Não há como organizar um evento econômico se os controles sobre desperdícios forem desprezados na organização e na execução.

Os custos diretos que envolvem perdas, desde a elaboração do planejamento e a preparação e realização do evento, são muito significativos e representam ou um aumento no valor total do evento, ou uma redução do lucro estimado para sua realização.

Em todo caso, todos estarão perdendo, pois desperdícios muitas vezes não são notados, já que não são realizados um acompanhamento e uma identificação desses desperdícios.

Conhecer os eventuais desperdícios, sejam financeiros, sejam de materiais, sejam de processos, atuando para suas correções e eliminações, são fatores críticos de sucesso que permitem executar um evento mais econômico.

5.     Conte com parcerias de fornecedores de qualidade

Para conseguir sucesso em como organizar um evento econômico, é preciso contar com fornecedores qualificados e bem treinados, para que exerçam suas responsabilidades de maneira adequada e produtiva. Esses fatores estão diretamente relacionados à redução de custos e ao aumento da avaliação de qualidade do evento.

Cuidar de fornecedores competentes na preparação dos eventos e do atendimento aos participantes, como serviços de segurança e buffet que ofereçam profissionais eficientes, bem como salgados e doces de qualidade, é essencial para um controle de custos adequado.

6.     Escolha as melhores datas

Uma boa maneira de como organizar um evento econômico é estudar bem as datas mais indicadas para a realização de comemorações.

Um exemplo que pode ser considerado são os casamentos, em que alguns dias da semana são mais desejados, bem como alguns períodos do ano. Isso ocorre, também, em eventos comemorativos com grande concorrência e falta de profissionais disponíveis para prepará-lo.

Escolher datas mais adequadas pode fazer uma grande diferença no custo final do evento.

7.     Defina o local mais apropriado

A escolha de um espaço apropriado ao tipo e ao evento que se realizará é um fator que impacta diretamente os custos a serem considerados.

O ideal é que sejam avaliados espaços diversos, com uma estrutura mais adequada ao acesso e à disponibilidade de uso, com recursos que atendam confortavelmente aos participantes, mas sem exageros.

Quando se define um local apropriado, é preciso considerar uma boa negociação de preços e de condições para que os valores sejam adequados e garantam possibilidades de redução do custo total.

8.     Dê atenção aos detalhes

Detalhes de um evento são fundamentais para obter os melhores ganhos no preço do evento.

Ter cuidados com a escolha da decoração, com a elaboração de lembranças, com a escolha de atrações e com os horários de realização do evento é determinante para se obter as melhores condições de preço total de um evento.

Não desconsidere nenhum aspecto envolvido no evento, principalmente aqueles relacionados aos detalhes mais simples.

 

9.    Estude a contratação de uma empresa de organização de eventos

É comum pessoas quererem organizar seus próprios eventos com o objetivo de ter festas mais baratas. Entretanto, eventos de qualidade possuem muitos aspectos envolvidos, que requerem contratações e controles muito intensos, para que possam atender às expectativas econômicas da ocasião.

Avaliar a contratação de empresas especializadas reduz consideravelmente as preocupações e os custos com o evento.

10.   Avalie os resultados e aprenda com eles

PHOTO BY KELLY SIKKEMA ON UNSPÇASH

Um aspecto bastante importante é conseguir reduzir os custos de um evento para que ele se torne o mais econômico possível, principalmente em momentos de crises.

Porém avaliar os resultados que o evento apresentou é fundamental para identificar melhorias nos processos e para obter conhecimento para outros eventos, fazendo com que a organização futura melhore e consiga mais reduções de custos.

Considerações finais sobre como organizar evento econômico

Ter cuidado com a preparação e com a execução de eventos e manter um orçamento adequado e que seja atendido são ótimas maneiras de como organizar um evento econômico.

Neste artigo, vimos diversas dicas que, se serem atendidas, podem realizar um evento com custos interessantes, garantindo uma avaliação positiva.

Deixe um comentário sobre como organizar evento econômico. Dessa maneira, você estará nos ajudando a melhorar nossos conteúdos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39787 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...