9 dicas de como gerenciar equipe de Buffet para eventos

como gerenciar equipe de buffet para eventos

Publicado em 11/03/2020

Avalie este Artigo

Eventos envolvem uma grande quantidade de aspectos e detalhes que devem ser tratados com muita atenção, profissionalismo e cuidado, e entre esses detalhes, o serviço de Buffet é um dos destaques, em eventos que exijam atendimentos mais pessoais e personalizados.

Esse tipo de serviço envolve diversos tipos de profissionais e detalhes que compõem o atendimento, itens de uso, elegância para os convidados, além da satisfação com a qualidade do que vão consumir, sendo todos esses pontos que fazem toda a diferença para o melhor resultado de um evento.

Neste artigo vamos apresentar 9 dicas de como gerenciar equipe de buffet para eventos e que devem ser adotadas para que seu evento possa ser um sucesso e agradar a todos os participantes.

Como gerenciar equipe de Buffet para eventos

9 dicas de como gerenciar equipe de Buffet para eventos

Realizar a administração de qualquer negócio é um desafio que deve ser superado com bastante dedicação e o uso de técnicas e controles adequados que possam garantir os melhores resultados de qualidade no atendimento e na geração de lucros para a empresa.

Esses princípios são aplicados a qualquer segmento de atuação e são a base de como gerenciar equipe de buffet para eventos.

Especificamente com relação e esse tipo de negócio, os detalhes e o tipo de atendimento são bastante exigidos, até porque pode ser que ocorra a necessidade de prestar serviços em grande variedade de eventos, desde corporativos até festas infantis, sendo importante direcionar com maior rigor o controle sobre as atividades.

Várias são as necessidades de atuação e cuidados para quem administra um buffet, por envolver estruturas, equipes variadas, cuidados com saúde, higiene e segurança, além de atendimento e controle de qualidade.

Assim manter um canal de feedback com os clientes é fundamental para a melhoria dos processos de seu negócio.

Vamos apresentar 9 dicas de como gerenciar equipe de buffet para eventos.

1.    Invista em tecnologia

Não há como gerenciar equipe de buffet para eventos com eficiência sem o uso da tecnologia a seu favor, então investir em software de controle e gestão é uma indicação fundamental para o sucesso da empresa.

Esse tipo de atividade envolve vários controles, como custos, recolhimentos de impostos e taxas, além de autorizações dos órgãos de fiscalização como a vigilância sanitária.

Todas essas exigências de uma boa administração se não forem realizadas por meio de sistemas de processamento podem gerar riscos e exposição à empresa.

2.    Zele pela higiene e segurança do trabalho

Manter cuidados e controles rígidos com a higiene e segurança é uma correta forma de como gerenciar equipe de buffet para eventos com a qualidade desejada.

Essa é uma atividade que exige total foco com relação a esses princípios para evitar problemas para a empresa.

3.    Mantenha o treinamento da equipe

9 dicas de como gerenciar equipe de Buffet para eventos

Não há como gerenciar equipe de buffet para eventos de maneira adequada, sem ter uma equipe capacitada treinada continuamente par exercer da melhor forma possível suas tarefas.

Treinamento da equipe é fundamental e nunca deve ser substituído apenas pela experiência dos colaboradores, pois ele serve para alinhar atitudes e manter a equipe com um padrão de qualidade único. 

4.    Defina bem as atribuições

Uma das melhores formas de como gerenciar equipe de buffet para eventos é estabelecer com bastante critério as atribuições a cada colaborador e setores.

Esse é um conceito básico administrativo para evitar transtornos e conflitos numa empresa.

A equipe de buffet deve ser tratada com mais cuidado devido à diversidade de profissionais e atividades existentes nesse negócio empresarial.

Estabelecer limites de atuação e lideranças nas equipes servem para organizar e definir responsabilidades, mantendo o bom andamento dos trabalhos e contribuindo para o sucesso do evento.

5.    Cuide da apresentação e da qualidade no atendimento

Manter a qualidade de alimentos é fundamental para que um buffet seja bem-sucedido, dessa maneira investir em cardápios que possam atender a mais diversa variedade de estilos e gostos é aconselhável.

Para isso, é importante conhecer as características dos participantes e estilos dos eventos, visando atender da melhor forma.

Ter controles de qualidade de insumos adquiridos no preparo dos alimentos e bebidas, assim como dos fornecedores que trabalhem com a empresa, são cuidados essenciais para o sucesso.

Além disso, investir na apresentação da equipe que atenderá diretamente o público e que possa exercer um encanto ao servir é fator diferencial nesse tipo de serviço.

Dessa maneira, é importante controlar a equipe e manter boas práticas sempre.

6.    Calcule os tipos e as quantidades de bebidas e comidas

9 dicas de como gerenciar equipe de Buffet para eventos

Estabeleça processos bem definidos de cálculos de quantidades de itens que serão servidos, para que não ocorram faltas ou investimentos em excesso.

Importante estabelecer uma avaliação de acordo com cada tipo de evento e que seja avaliada ao final deles, para poder ajustar seu modelo.

Esse passo é importante como forma de ajustar custos e a qualidade no atendimento, conseguindo melhorar o resultado final do evento. 

7.    Controle os processos de compras

Importante manter controle e avaliação dos processos de compras e contratos com fornecedores.

Essas atividades são fundamentais em qualquer segmento empresarial por serem determinantes para contribuir decisivamente para a qualidade e o sucesso do evento, tanto em relação aos convidados quanto em relação aos lucros dos organizadores.

Comprar bem e realizar controles adequados permitem definir os resultados positivos de qualquer negócio.

8.    Faça um rígido controle de estoques

Nunca descuide do controle de estoques e a estimativa de consumo em um dado evento, para poder garantir o fornecimento de itens adequadamente.  

Todas as diferenças devem ser bem avaliadas para identificar eventuais erros em planejamento ou até mesmo riscos de fraudes e/ou desperdícios.

9.    Cuide da estrutura e da distribuição dos serviços

Importante definir processos de logística e de estrutura do evento, tendo em vista o risco de perdas de alimentos ou até mesmo de dificuldades em acomodar os convidados.

Ter um controle sobre tais detalhes é um diferencial importante para manter a empresa sem problemas de qualidade e atendimento.

Não cuidar desses itens pode causar grandes prejuízos, trazendo muitas vezes sérios danos à imagem da empresa.

 

Conclusão sobre como gerenciar equipe de buffet para eventos

Várias são as necessidades que existem para considerar como gerenciar equipe de buffet para eventos com qualidade e eficiência.

Muitos cuidados devem ser tomados para que tudo corra bem e que seu atendimento final possa ser reconhecidamente de qualidade para o cliente e que, assim, sua empresa possa ser um diferencial e referência no mercado.

Relacionamos neste artigo algumas dicas de como gerenciar equipe de buffet para eventos, sem a pretensão de esgotar todos os fatores que possam ser adotados para uma boa administração de seu negócio, mas como um guia básico a ser seguido para auxiliar seu sucesso.

Deixe seu comentário sobre este artigo que abordou como gerenciar equipe de buffet para eventos. Até a próxima!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39762 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...