Artigo oferecido por:

Passo a Passo para organizar uma festa Junina

Publicado em 09/05/2012

Avalie este Artigo
4.4


As festas juninas são o grande atrativo do mês de junho . Podem ser organizadas para grandes públicos em escolas ou igrejas ou em ambientes menores como salões comunitários, quintais de residências ou trechos de rua especialmente preparados para a ocasião e agradam a todos os participantes.

Organizar uma festa junina com os amigos é muito simples, apenas são necessários alguns cuidados como um bom planejamento e organização, além é claro de muita criatividade e bom humor para entrar no clima festeiro e animado da festança.

É essencial ter em mente que ao oferecer a festa sempre haverá um custo embutido então, se não houver condições de arcar com as despesas, pode-se organizá-la de forma colaborativa ou seja, sugerindo a cada convidado que traga um prato típico ou uma bebida. Outra opção é pedir uma contribuição em dinheiro, assim não ficará muito pesado no bolso de ninguém e todos poderão comer e se divertir à vontade.

O primeiro passo é escolher a data. Como o mês de junho é muito concorrido para este tipo de festa, importante reservar um dia onde todos possam comparecer . O convite pode ser feito de forma informal, através de e.mail ou então impresso, usando-se da temática junina, e entregue em mãos para os convidados. No convite deve-se lembrar de colocar a data e horário, o endereço e se for o caso,o mapa do local, pedindo que venham trajados a caráter e que também que confirmem a presença .
A festa não vai ter graça nenhuma se os convidados não estiverem trajados com as roupas típicas da festa ou seja, vestido estampado, maquiagem e trancinhas para as mulheres e calça remendada, camisa xadrez e chapéu de palha, para os homens. A festa ficará muito mais divertida e animada.
A decoração também tem que estar apropriada para a ocasião. Idéias não faltam como espantalho feito de abóbora e espigas de milho de papel colorido, docinhos coloridos e toalha de mesa remendada, cadeiras recobertas com capas feita de retalhos, bolos decorados com noivos caipiras, bandeirinhas de chita, fitas coloridas, balõezinhos, chapéus de palha pendurados pela casa, retalhos de juta, imagens de Santo Antonio, São João e São Pedro dão um toque especial. Se tiver um espaço isolado, pode-se montar uma fogueira porém todo cuidado com fogo é pouco. Deve-se isolar a área e não deixar de forma alguma as crianças chegarem perto.
Pode-se cobrir uma mesa maior (ou algumas mesas menores) com tecido de juta , que, por possuir uma cor neutra, dará um ar rústico ao ambiente e além disso não competirá com as bandeirinhas. Cestas de vime podem ser utilizadas para separar os quitutes e plaquinhas feitas em cartolina com palito de picolé podem ser colocadas para indicar os nomes das guloseimas típicas.
Outra sugestão é fazer uso de gamelas de madeira, bem rústicas, cheias de espigas de milho verde não descascado. Devem ser colocadas em lugares estratégicos da festa. Se quiser dar um toque a mais de charme, algumas das espigas podem ser descascadas apenas na ponta. Outra opção bem legal é pegar uma panela de ferro antiga, enchê-la com ovos caipiras e transformá-la num bonito arranjo.
Festa junina é sempre muito animada e divertida e o que não pode faltar são as comidas típicas desta festa. Por isso sugere-se um cardápio variado para os comes e bebes. Se for o caso, a dona da casa pode ficar responsável pelos pratos e bebidas mais difíceis de transportar como vinho quente e quentão e o milho verde e a canjica (que devem estar sempre quentes) e os convidados se encarregam de levar os pratos mais simples. Outra idéia é servir o que for possível em saquinhos de papel e potinhos descartáveis. As sugestões abaixo não podem faltar numa boa festa junina porém são todas fáceis de fazer e algumas podem ser encontradas em docerias ou em supermercados a preços bem acessíveis.
Pratos doces:
- Arroz doce
- Amendoim doce
- Bolo de fubá
- Bolo de milho com coco
- Bolo de mandioca
- Biscoito de polvilho
- Canjica
- Curau de milho
- Cocada branca, queimada e com sabores
- Doce de leite
- Doce de abóbora com ou sem coco
- Doce de batata doce
- Maçã do amor
- Maria mole
- Pipoca doce
- Pamonha
- Paçoca
- Pinhão cozido
- Pé de moleque
- Pé de moça
- Torta de banana

Pratos salgados:

- Amendoim salgado
- Cachorro quente
- Cuscuz
- Pipoca salgada
- Espetinho de churrasco
- Milho verde cozido

Bebidas
Além de sucos e refrigerantes para as crianças, não podem faltar o quentão e o vinho quente. Além destas bebidas consideradas "quentes", é possível sugerir que cada pessoa traga o que for consumir na festa o que vai garantir mais opções.
Para que a festa seja bem animada, lembrar que a música ambiente (discos ou CDs) ou melhor ainda, música ao vivo é imprescindível para alegrar a moçada a caminho da roça na quadrilha. Além do som da quadrilha, forró e clássicos sertanejos são bem aceitos nesta festa. As músicas juninas mais conhecidas são: Pula Fogueira, Balãozinho, Cai, cai balão, Pedro, Antônio e João, Isto é lá com Santo Antônio, Festa de São João, Chegou a hora da fogueira, Sobe meu balão, Noite de junho, Capelinha de São João.
As brincadeiras tradicionais também não podem faltar como pescaria, pula fogueira, corrida de sacos, arremesso de latas, jogo das argolas, amendoim na colher, boca do caipira, correio elegante, cadeia e outras.
Ao final da festa, fica legal distribuir como lembrancinhas, um saquinho de chita colorido, fechado com cordão de sisal contendo as orações e simpatias de Santo Antonio para aqueles convidados que são solteiros ou então garrafinhas com cachaça e mel, arrematados com fitilhos e laços no gargalo. Para as crianças, podem ser oferecidos pequenos sacos de estopa ou juta, com papel de seda colorido e recheados de balas ou jujubas.

Para dicas de produtos e decoração, pode-se visitar lojas que trabalham com artigos de época e artigos para festas, como a rede de lojas animafest, que atende também via e-commerce: www.animafest.com.br e televendas (19) 3306.2000


Artigo criado por: Animafest - Fantasias e Artigos para Festas

Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 38953 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...